Como superar uma perda?

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2011

Como superar uma perda?

  • 22
  • Mar
  • 2011

Impotência, frustração, dor, choro, sentimento de fracasso, se perde a esperança, a vida parece não ter mais sentido.

Todos perdemos, algo ou alguém, e nos vemos massacrados por esse turbilhão de sentimentos que parecem, primeiro, nos deixar sem atitude e depois, com o passar dos dias, nos mata pouco a pouco.

Eu já também já perdi, em alguns momentos da minha vida: Quando me casei, tive que deixar a casa do meus pais para assumir minha nova condição de esposa. Todo o ambiente de proteção, de cuidado e atenção que minha família sempre me proporcionou teve que ficar para trás.

Cabia a mim agora, a tarefa de formar uma família, e tive um ótimo exemplo em casa!

Alguns anos depois, me sentia realizada: como esposa, como mãe, como a melhor amiga da minha filha…

Mas aconteceu algo inesperado – perdi meus filhos – os dois ao mesmo tempo. Tudo desmoronou, sofri muito, chorei, por uma dor insuportável que me sufocava. Me vi sem forças, sem atitude, mas consegui vencer esse sentimento que domina por completo nossa razão.

Para se sincera, parecia que não iria suportar aquela dor cruel. Só existiam lembranças boas, saudades e uma voz tenebrosa que parecia me compreender, porém acusadora. Era um sentimento terrível! Estava fraca e muito sensível!
Eu fiz o que sempre aprendi. Pedi forças a Deus, porém os sentimentos e a lembrança gostosa do passado me mantinham presa a dor. Não conseguia ver o além, e nem o melhor para mim.

Parecia ter perdido o meu chão, mas vi que enquanto eu alimentava aquela dor, aquele sofrimento, ele não iria embora, mesmo crendo em Deus.

Deus falava comigo, a voz Dele era bem baixinha. Descobri uma coisa, a voz do meu ego era mais forte que a Dele. É claro, que Ele me respeita, e deixou eu tomar as minhas próprias decisões.

E eu tomei, contra a minha vontade. Fui no altar de Deus, na minha Igreja, e ofereci aquilo que eu não queria entregar. Mas entreguei, chorando, sabendo que estava nutrindo algo que não me trazia nenhum benefício. Eu decidi entregar não somente meus filhos, mas os sonhos de ter outro para substituir aquela dor.

Quando desci daquele altar, me vi, como se estivesse diante de um espelho, e vi o quanto eu estava lutando somente pelos meus direitos (como mãe), e não de dar a aqueles que sofrem o meu apoio.

—— Mas, você tem direito de ser feliz! Talvez você esteja aí se perguntando —-

Sim tenho todo direito! Porém, não tinha como trazer os meus filhos de volta! Não tinha como ficar vivendo de uma dor que não teria solução! E porque seguir alimentando somente os meus sentimentos, que não me traziam nada de novo?
Realmente tive que ser dura comigo mesma, a ponto de não ser compreendida pelas demais pessoas. Foi isso que me capacitou, porque dei a Deus o que mais eu queria.

Sentimento é a força do nosso coração. Ele se alimenta do sentir, de tudo que machuca. Mas o que salva e nos capacita sermos livres, é o dar, é entregar ao que nos pertence.
Se hoje tenho forças para relatar algo tão pessoal, é para que você saiba que também sou “humana” e sujeita as mesmas perdas que você tem sofrido em sua vida. Mas de onde saquei forças, de onde veio o socorro?

—E o que aconteceu comigo depois de entregar meus sonhos? —

Tudo se fez novo dentro de mim, tive milhares de filhos (não biológicos), que me trazem mais alegria, me sinto mais realizada porque são filhos que dão valor a todos meus ensinamentos.

—E eu como pessoa e ex-mãe?—

Me sinto livre, e muito feliz, com o que Deus fez dentro de mim. Tudo se fez novo, a Vivi egoísta foi embora junto com os pesos da alma.

Seja o que for que você tenha perdido, já se foi, existem novas conquistas esperando por você. Não seja escrava(o) dessa dor, você pode ser mais forte que ela!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

139 comentários

  1. Triste saber que muitos vivenciam a dor da perda.Mas saber que Deus em sua infinita bondade nos ajuda a passarmos por este momento é o que nos faz avançar nesta dura vida. Perdir a minha mãe a 15 dias e tenho mme sentido só em muitos momentos. Q sensação horrível de saber q a pessoa que tanto amo não estará lá. Foi tudo muito rápido e nem tive como me despedir. Como eu queria o cheiro da minha mãe mais uma vez,no dia fui lá visitá lá mas jamais imaginei que estaria tão perto de sua partida. Creio em Deus vivo e sei que só ele para nos conduzir por esta vida. Mãe amor eterno.

    Ver mais
    1. Perdi minha mãe tbm vai fazer um mês…ainda não consegui voltar a rotina, a vier!

      Ver mais
  2. É ESTRANHO O QUE VOU FALAR, MAS PERDI MINHA FILHA PRA MINHA MÃE. QUANDO TIVE MEU FILHO, MINHA FILHA TINHA 2 ANOS E MEIO,E FOI PRA CASA DA MINHA MÃE NA NOITE QUE O BB CHEGOU, PORQUE MINHA MÃE ACHOU MELHOR PRA EU CUIDAR DELE SEM ELA POR LÁ. NÃO GOSTEI DE JEITO NENHUM, PASSEI A NOITE INTEIRA CHORANDO FORTEMENTE, PARECIA QUE ESTAVA SENTINDO O QUE IA ACONTECER: DESDE AQUELE DIA, ELA NUNCA MAIS VOLTOU. MINHA MÃE E ELA JÁ ERAM MESMO MUITO LIGADAS,EU TINHA CIÚMES, MAS SEMPRE ACHAVA QUE EU ESTAVA EXAGERANDO E SENDO INGRATA E INJUSTA COM MINHA MÃE QUE ME AJUDAVA EM TUDO! DAÍ, DESDE 2 ANINHOS MINHA FILHA JÁ QUERIA SER FILHA DA MINHA MÃE, CHORAVA SE EU DISSESSE QUE NÃO ERA… E MINHA MÃE SEMPRE INCENTIVOU ISSO, SEM QUERER, LEVANDO MINHA FILHA PRA CASA DELA, VINDO BUSCÁ-LA TODO DIA PRA PASSEAR, DANDO OS PASSEIOS E OS PRESENTES QUE EU E MEU MARIDO NÃO PODÍAMOS DAR: ESCOLA BOA, PLANO DE SAÚDE, PLANO ODONTOLÓGICO…PASSEIOS CAROS E FESTAS DE ANIVERSÁRIO DELA EM BUFFET, ETC. E EU PENSAVA: FAZER O QUE SE EU NÃO POSSO DAR PRA ELA O QUE MINHA MÃE DÁ? DAÍ, EU TENTAVA CONQUISTÁ-LA COM BRINCADEIRAS, HISTORINHAS, FANTOCHES, MAS ELA SEMPRE CHORAVA E ME BATIA DIZENDO QUE NÃO ERA MINHA FILHA, FICOU COM ISSO DOS 2 ANINHOS ATÉ OS 5 ANOS, ERA UMA COISA TÃO FORTE ISSO NELA, ALGO TÃO INSISTENTE, QUE FIQUEI POR MUITO TEMPO ACHANDO QUE ELA NASCEU PRA SER DA MINHA MÃE. AOS POUCOS FUI CEDENDO, MAS A TRISTEZA DENTRO DE MIM ERA E É AINDA HOJE TÃO GRANDE!!!!!!!! ATUALMENTE, ELA TEM 11 ANOS, É TÃO REVOLTADA COMIGO, DETESTA SEU IRMÃO E O PIOR, NÃO RESPEITA MINHA MÃE. MAS NÃO SEI SE AINDA DÁ PRA ELA ME VER COMO MÃE. ELA TEM MUITA RAIVA DE MIM, ME CHAMA DE BOSTA, IMBECIL, MERDA E ME EMPURRA QUANDO EU ENTRO NO SEU QUARTO, ISSO É TODO DIA, PORQUE CONTINUO INDO TODO DIA NA MINHA MÃE ATRÁS DELA E FICO LÁ CORVERSANDO COM ELAS, PASSEIO COM ELAS DUAS TAMBÉM, MAS ELA ME TRATA COMO IRMÃ, UMA IRMÃ QUE ELA DESPREZA BEM MUITO, NÃO ME ESCUTA, NÃO ME OBEDECE… MINHA MÃE SOFRE MUITO COM ELA,HOJE EM DIA, E VIVE ME PEDINDO PRA EU LEVÁ-LA PRA MINHA CASA, MAS ELA NÃO ME QUER, NÃO QUER SAIR DE PERTO DA MINHA MÃE. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER! SEMPRE TIVE DESGOSTO E MORRO DE INVEJA DAS FOTOS DE MÃE E FILHA QUE VEJO NO FACEBOOK E POR AÍ… COLOCO AS FOTOS DELA NO MEU FACE SEMPRE, MAS SINTO SEMPRE A TRISTEZA DE ESTÁ MENTINDO PRA MIM E PARA OS OUTROS. NÃO GOSTO MUITO DE VER FOTOS DELA QUANDO PEQUENA, PRINCIPALMENTE, ENTRE OS DOIS E CINCO ANOS. ESSA FASE FOI MUITO DIFÍCIL, EU ESTAVA CUIDANDO DE UM BB E LUTANDO POR ELA AO MESMO TEMPO…FORA PROBLEMAS SÉRIOS DE SAÚDE QUE PASSEI! MAS TODO DIA EU IA (E AINDA VOU) NA MINHA MÃE ESTUDAR COM ELA, AUXILIAR NO BANHO E CONVERSAR! QUANDO OLHO AS FOTINHAS DELA BB, ATÉ 2 ANOS, QUANDO ELA AINDA MORAVA COMIGO, CHORO É MUITO… COMO SE AQUELA BB DAS FOTOS, FOSSE OUTRA CRIANÇA, UMA CRIANÇA QUE ME AMAVA E QUERIA MEUS BRAÇOS, QUE ERA MINHA E LEVARAM DE MIM! É COMO SE AQUELA BB TIVESSE SUMIDO! E NUNCA MAIS VOLTOU!

    Ver mais
    1. Eu estou passando pela crus no momento em outubro parei minha vida sai do emprego deixei minha casa p cuidar de minha irma de 33 anos fiquei até 30 de marco de 2015 cuidando dela mas infelismente ela não resistiu
      Hj não sei o q fazer pq tenho um imenso vazio na minha alma a saudade é muito forte e tenho q consolar meus pais q não se conforma de jeito nenhum Cada dia parece q piora.
      Essa faz é muito difícil
      Tem hora q penso q não vou aguentar tanta pressão tanta dor ver meus velhinhos sofrendo e não poder fazer nada : (

      Ver mais
  3. No dia 01/02/2015 minha única filha sofreu um grave acidente de moto. Na mesa de cirurgia sofreu quatro paradas cardíacas e infelizmente não não sobreviveu. Me divorciei quando ela tinha apenas quatro meses e, até então éramos só nós duas. Pra tudo! Dia 22/02 ela completaria 23 anos. Não me revoltei com Deus e nem O questionei, pois sei que EM TUDO ELE TEM UM PROPÓSITO! Penso em tirar a minha vida, mas por temor ao Senhor não o fiz. Oro para que Ele me leve para acabar com esse sofrimento! A dor é INSUPORTÁVEL e imensurável! Já perdi o meu pai, a minha avó e outras pessoas queridas e peço, por gentileza, NÃO COMPAREM NENHUMA DESSAS PERDAS COM A PERDA DE UM(A) FILHO(A)! NADA! NADA MESMO se compara com esse vazio. Um pedaço de mim foi violentamente arrancado! Estou só. Ainda não consegui voltar para casa. Perdi mais, muito mais do que uma filha: perdi uma amiga, uma companheira, uma cuidadora, uma ajudadora e a pessoa mais justiceira e batalhadora que conheci. Deus tem me sustentado e ver a gratidão e carinho da quantidade de pessoas que ela ajudou, é reconfortante.

    Ver mais
  4. Oi a todos! Venho partilhar a minha historia com voces! Tenho 21 anos mas sinto um grande vazio dentro de mim. Perdi o meu Pai com apenas 4 anos, tenho poucas lembranças dele. Mas durante todo este tempo tenho sofrido bastante, precisei da presença dele em muitos momentos importantes da minha vida e não tive. Perdi tambem o meu primeiro namorado que foi o meu grandeamor num acidente de mota. A minha personalidade mudou muito depois de tudo isso. Nunca aceitei o facto de ter perdido essas pessoas importantes. Mas tenho tido força para superar! Espero que todos voces tambem tenham sempre. Tentem ser felizes mesmo depois das perdas. Porque a vida tem muitas coisas boas e lindas que merecem ser aproveitadas! Tenham força Por favor!

    Ver mais
  5. Adorei … Perdi minha filha gravida de 5 meses e ainda não consegui aceitar. Seu texto me ajudou muito

    Ver mais
  6. * me lembro quando cheguei do hospital, ela estava muito mal estava deitada tinha acabado de orar, minha irma me falou que minha mãe tinha falecido, o mundo para mim desmoronou doe muito a dor da perda. até hoje sofro muito.

    Ver mais
1 12 13 14 15 16 17