Como Deus lidou com o pecado de Adão?
- 1
- Abr
- 2022
E Deus disse Adão: “Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gn 3:17-19
Adão foi o primeiro ser humano que Deus criou. E ele teve tempo a sós de caminhar com Deus, antes de a mulher ter sido formada. Então, Adão sabia exatamente o que havia feito.
Quando Deus disse: “Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher”, é porque, no momento em que Eva lhe ofereceu do fruto proibido, Adão escolheu ouvi-la, em vez de ouvir a Deus, ou seja, ele teve mais consideração com a Eva do que a Deus.
Então, isso nos mostra que o pecado é uma opção, uma escolha. E nessa escolha colocamos quem está sendo nosso senhorio.
A seguir Deus fala: “E comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela”, veja que Deus relembra a Adão do que Ele havia falado, isso quer dizer que além de dar ouvidos a Eva, ele obedeceu à vontade dela, a serviu, e não ao que Deus instruiu.
Quem poderia imaginar que comer era tão grave assim? Sim, passou a ser grave quando Deus havia falado que ele não deveria comer, mas Adão comeu. Ou seja, Adão desprezou todo o ensino e cuidado que Deus deu a ele.
“Maldita é a terra por causa de ti…”
A terra, que antes dava tudo com gratidão, passaria a dar tudo de forma mais dolorosa, pois foi amaldiçoada pela desobediência do homem a Deus.
Deus havia feito tudo para que o homem O glorificasse pelo bem criado por Ele. Mas o homem desvalorizou toda riqueza que Deus lhe deu.
Infelizmente, se o homem não soube amar o bem que Deus lhe fez, então, a única maneira de entender seria pela dor e necessidade.
Deus fez tudo do bom e melhor. Mas o homem quis servir outro, e nessa escolha errada, ele não se realiza. Porque o objetivo principal da nossa existência é amar e glorificar a Deus.