De Filhos para pais: Primeiro “eu”… Será egoísmo?

Barbara Filipe

  • 17
  • Fev
  • 2015

De Filhos para pais : Primeiro “eu”… Será egoísmo?

  • 17
  • Fev
  • 2015

Talvez para si o título do post possa de imediato sugerir egoísmo… sem dúvida que eu pensaria o mesmo! Mas permita-me explicar-lhe:

Recentemente, numa viagem de avião, pude recordar uma frase simbólica, que evoca uma das mais importantes regras de segurança nas viagens aéreas: “Passageiros que viajam com crianças ou alguém que necessite de ajuda, lembramos que deverão colocar as suas máscaras (de oxigénio) primeiro para, em seguida, auxiliá-los“.

De imediato me fez pensar o quão importante é estarmos em constante vigilância, cuidando em primeiro lugar da nossa alma como um tesouro inestimável. Isto porque, muitas vezes, consciente ou inconscientemente, trocarmos as nossas prioridades pelo cuidado com as coisas, com as responsabilidades, e até com o zelo excessivo pela família. Mas dirá você: “São meus filhos, o meu marido, o meu pai, mãe, irmão…”. E veja o que Deus diz quanto ao excesso de ansiedade em resolver tudo, primeiro, ao invés de cuidarmos, prioritariamente, da nossa própria estrutura:

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt.6:27)

Muito interessante… Se eu não posso, por mais ansiosa que esteja, acrescentar à minha vida aquilo que só Deus pode fazer, o que se dirá então relativamente a outra pessoa, com outra “cabeça”, pensamentos e poder de escolha diferentes?!

– Mulheres que sofrem a vida inteira porque se dedicam “cegamente” a uma relação que as tem anulado interiormente, e deixam, inclusive, de buscar a Deus.
Dão tudo, o que têm e o que não têm, perdendo inclusive a dignidade, para perceber, anos mais tarde, que o seu investimento foi totalmente infrutífero;
– Pais que “idolatram” os seus filhos, dando-lhes a sua “máscara de oxigénio”, sem perceberem que pelo caminho, deixaram de investir em si mesmos e, simultaneamente, no cônjuge, que ficará ao seu lado para o restante da vida, após os filhos saírem…

Se é errado procurar uma vida sentimental e conjugal abençoada? Jamais! Para isso temos a Terapia para a vida sentimental.
Se devemos amar e cuidar dos nossos familiares continuamente?
Sempre! Aquele que não cuida dos seus torna-se pior do que o descrente.

Mas não se esqueça que um “cego” não pode guiar outro “cego”. Se não tivermos o equilíbrio suficiente para buscarmos em primeiro lugar pelo nosso interior, que é a base das demais bênçãos, também dificilmente conseguiremos ajudar a outros, por mais que os amemos.

Cuide de si, coloque a sua “máscara de oxigénio” primeiro, ou seja, busque o Espírito Santo, seja guiada por Deus continuamente, e sempre encontrará a direção e a “saída” certa, para si e para os demais.

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt.6:33,34)

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

20 comentários

  1. Através desse blog pude perceber que preciso investir mais na minha vida espiritual, pois os desejos do meu coração será cumprido por Deus.

    Ver mais
  2. Não vale a pena colocar qualquer pessoa em primeiro lugar uma ele engana matratam e prejudica , mas Deus não ele nos exata

    Ver mais
  3. Eu sou prova que colocar qualquer pessoa em primeiro lugar não ia mi levar a lugar nenhum,por muito tempo eu colocava minha família a cima de tudo acima ate de Deus ,eu só mi prejudiquei amarrei minha vida e quase perdo minha salvação.graças a misericórdia de Deus hoje tenho a certeza da salvação,e priorizo ela em primeiro

    Ver mais
  4. No meu caso nao foi filhos e sim priorizava o meu namorado na epoca,deixei de lado o meu Deus,consequencia disso tudo foi um termino sofrido e depressao,hoje entendo que se nao priorizarmos o que msis temos de valioso que e nosso Deus,nao chegaremos a lugar algum.

    Ver mais
  5. Forte eu agia exatamenten assim colocando o povo as almas em 1 lugar onde teria q ser eu. Deus através deste blog só testificou. Muito bom adorei as dicas os aprendizados Deus abençoe

    Ver mais
  6. Vigiai em tudo nunca se esquecer de si experiências que tive a dias atrás me fez lembrar eu queria muito ajudar dar o meu melhor pra Deus mas tinha esquecido de mim mesma . reflexão colocar e, pratica ter da dá.

    Ver mais
1 2 3