Batismo com o Espírito Santo

Sara Zanon

  • 2
  • Mai
  • 2015

Batismo com o Espírito Santo

  • 2
  • Mai
  • 2015

Resposta ao Internauta:

Olá a todas as internautas do blog Vivi Freitas!
Hoje, sábado, é dia de esclarecer as suas dúvidas e eu tenho aqui comigo uma internauta que vai colocar a sua questão:

Sara – Olá, tudo bem? Como se chama?
Yolanda – Olá, eu sou a Yolanda!
Sara – Qual é, então, a sua dúvida?
Yolanda – A minha pergunta é a seguinte: ‘Como é que a pessoa sabe se realmente foi batizada com o Espírito Santo?’
Sara – Muito interessante! Porque esta tem sido a questão que muitas internautas nos têm escrito.
Normalmente as pessoas já têm uma resposta construída sobre esta questão, como por exemplo: ‘É pelos frutos que se conhece a árvore.’ E certamente a Yolanda já ouviu também a mesma frase, que está na “ponta da língua” (como o ditado popular). Mas na prática, como sabemos isso? Como é que a pessoa pode entender e reconhecer que recebeu o Espírito Santo?!
A primeira coisa que podemos salientar é que quem já recebeu o Espírito de Deus tem certeza, porque a dúvida não faz parte Dele. Então a pessoa tem uma certeza que ninguém consegue tirar. Mas se tem um ponto de interrogação, amiga, isso já é um ponto negativo.
Agora Yolanda, eu quero falar-lhe sobre o que observamos na pessoa que tem o Espírito Santo. Observe e acompanhe em Atos 1:8, quando Paulo conta o que Jesus disse acerca deste Espírito:

“… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”

A primeira coisa que me chama a atenção, é que quando eu recebo o Espírito Santo eu recebo poder, porque Ele é esse poder! Assim sendo, se eu era – ou sou – uma pessoa limitada, com o Espírito Dele eu vou ter limites, Yolanda?
Yolanda – Não!
Sara – Então, se eu era uma pessoa fraca, tímida, que não tinha ideias novas, era covarde, …, é possível com o Espírito Santo – com esse poder dentro de mim – eu continuar a ser esse tipo de pessoa?
Sim! É possível!!
Porque Ele vai submeter-se à minha vontade. Então existe aí um detalhe, que, por vezes, faz confusão a certas pessoas. Porque Ele é esse poder, essa ousadia, força, e ilimitado, mas quando trabalha em parceria comigo. A pessoa só é tímida, sem força, etc., se não usar esse poder e essa autoridade que está no seu interior.
Sabia que eu era assim?! Eu fiquei um bom tempo na Obra de Deus a ser uma pessoa tímida, insegura, que não tinha ousadia, porque eu tinha esse poder dentro de mim, mas diante desses sentimentos e dessas limitações, eu aceitava!
E foi assim até ao dia em que eu entendi quem era Ele dentro do meu ser. Se o Espírito de Deus no meu interior é ousadia, poder para vencer qualquer coisa e ilimitado, então eu questionei o motivo de eu não ser assim e ter uma vida “amarrada”, sem desenvolvimento, e percebi que essa situação não era certa!
Então, participei a Deus quem eu era e quem queria ser. E comecei, assim, a desafiar-me em cada situação que anteriormente não conseguia vencer e contava com Ele. Esse poder passou a ser usado e a manifestar-se na minha vida, porque eu agia.
O Espírito Santo, minha amiga, é esse poder dentro de si, que só vai fazer algo se você trabalhar em parceria com Ele.
E quando há esse investimento, Yolanda, a pessoa vai além, faz a diferença, torna-se uma referência de Deus.
Entretanto, eu não me vou estender muito mais, porque quero que pense e avalie quem é o Espírito Santo e como tem sido a sua vida.
Mas em João 14:26 podemos ainda verificar o seguinte:

“… mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

Ele tem esse papel, que é de conselheiro.
Por vezes, em meio às adversidades, não sabemos como agir, por ainda não termos experiência nem maturidade ou, simplesmente, porque não passámos, ainda, por aquela determinada situação. Mas quando o Espírito Santo está dentro de si, Ele ensina-a, mostra-lhe e dá-lhe uma direção. Não ficará, assim, perdida, nem será uma “Maria vai com as outras”!
Yolanda, eu não sei se costumam utilizar esta expressão em Portugal.
Yolanda – Sim.
Sara – Porque no Brasil usamos esta expressão para nos referirmos àquelas pessoas que se deixam levar pela opinião das demais. Mas quem tem o Espírito de Deus torna-se definida, porque Ele dá essa direção. E até para aquelas pessoas que têm problemas de esquecimento, Ele diz: “e vos fará lembrar de tudo” … Ou seja, o Espírito Santo dá toda a condição para ser uma pessoa verdadeiramente vencedora e fazer a diferença no seu meio.
Além disso, e já me esquecia de mencionar, repare que ainda podemos ver o que está escrito: “e sereis minhas testemunhas” seja aonde for. Quem tem o Espírito Santo tem o desejo ardente de ganhar almas, porque fica incomodado(a) se não o fizer e tem a necessidade de partilhar esse conhecimento. A pessoa tem ousadia para falar desse Deus para as pessoas e não teme, pois esse poder está dentro dela.
Assim sendo, Yolanda e amigas internautas, o Espírito de Deus é a maior riqueza que uma pessoa pode ter na vida, mais importante que qualquer coisa: um marido; um trabalho; a própria família; do que tudo. E quando Ele está dentro de si vai acrescentar outras coisas na sua vida, uma vez que não é egoísta. Mas o desejo Dele é estar dentro de cada um, participar da nossa vida e acrescentar tudo o que em nós é preciso.

Falámos em poucas palavras sobre este assunto, mas um dia inteiro dedicado a este tema seria pouco para falar sobre quem Ele é. Contudo, dei as características principais para que avalie se Ele realmente está em si e, então, permita que esse poder fique em evidência:
– Poder, ousadia, coragem, direção, definição, lembrar de tudo o que tem aprendido…
Nada vai cair em esquecimento, mas há uma prática da Palavra de Deus, ou seja, não ficará apenas na consciência, mas Ele vai auxiliá-la para poder praticar, para que se torne uma testemunha Dele.
É ou não é tudo de bom?! É tudo o que precisamos na vida.
Então, amiga, receba esse poder em si!
Agora e depois de ouvir esse áudio, pode parar onde estiver e avaliar a sua vida. Se chegar à conclusão que não tem esse Espírito, se for sincera e se buscá-Lo, vai encontrá-Lo.
Esclareci a sua questão, Yolanda?
Yolanda – Sem dúvida!
Sara – Na próxima semana estaremos aqui com mais perguntas e respostas.
Um abraço e até à próxima!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

43 comentários

  1. A sra falou de mim, pois muitas vezes o diabo coloca duvidas por eu ser essa pessoa insegura e timida,e smp no mesmo lugar, mas nao tem como Ele mostrar esse poder em mim, se eu nao compartilho isso pra ele, ele com certeza irá se submeter a mim, vi que nao basta eu tê-lo em mim, tenho que usar a minha fé pra mudar!! muito obrigada

    Ver mais
  2. Olá, dona Vivi
    O que Deus quer de mim?

    Vou me identificar como Rebeca, tenho 20 anos sou da igreja desde criança, fui da Escola Bíblica, do Pré- Adolescentes e lá aprendi muito sobre Deus e a fé em ação. Me batizei nas aguas ao 13anos. Porem não O conhecia, até que um dia muito especial, chegou foi o dia em que tive um encontro com Deus, foi Deus olhando para mim e ouvindo a cada palavra de sinceridade que dizia naquele dia 16/03/12 em um vídeo conferencia com o Bispo Macedo. Deste dia para frente tive um desejo de ganhar muitas almas, e também ser obreira, com 15 anos, fui levantada a auxiliar na EBI, gosto muito deste trabalho, preparava as aulas, fazia sempre com muito amor para Deus e as crianças, pra mim já estava fazendo o suficiente, só na EBI ate porque não tem como se todos os membros fossem obreiros?! A igreja é um corpo cada um faz parte de um membro do corpo (pensava) o tempo foi passando comecei a me preocupar com minha vida financeira, ter um emprego, o que fazer depois do ensino médio, qual faculdade e mesmo dentro da igreja foi me afastando deste desejo de ser obreira e focando em outras coisas. Pensei em ser obreira depois de ter um bom emprego, já estar casada e ser madura o suficiente para assumir a responsabilidade.
    Perguntas do tipo: Porque você não e obreira ainda? Quando você vai ser obreira? Como foi seu encontro com Deus? Já fala em línguas? ( ainda não falo em línguas)
    Rodeia-me o tempo todo, as pessoas me perguntando; Eu não tinha ninguém como referencia ninguém nunca avia me explicado estas coisas. Até que um dia conversando com uma esposa de pastor, me fez abrir os meus olhos, disse á ela que gostaria de ser usada por Deus, mas não queria ser obreira, (Meus pais foram obreiros e pediram para sair, nunca soube o motivo de term saído, eu não queria fazer o mesmo). Ela me respondeu como você quer ser usada por Deus se nem obreira você quer ser?
    Aquela resposta foi como uma pedra certeira na minha cabeça me fez mudar de atitudes e mudar de visão, pois se Deus me escolheu alguma coisa Ele quer de mim, hoje estou voltando ao meu primeiro amor, tudo o que um dia eu fiz e deixei de fazer e fazendo o que nunca fiz para Deus, mas realmente não sei o que Deus quer de mim, me ajude, por favor!
    Desde já agradeço. Beijos Rebeca

    Ver mais
  3. Buenas noches sra
    Tengo usar el poder que Dios me dio, para vencer y poder glorificar su nombre, mostrar el Dios que esta dentro de mi, y marcar la diferencia.

    Ver mais
  4. Verdade eu depois de buscar mais do que tudo recebi o Espírito Santo, depois desse dia sou outra pessoa , tenuo sede da palavra di Deus, tenho prazer em falar di Deus para as pessoas. Não existe nada melhor. glorificado a Deus todos os momentos.

    Ver mais
  5. Muiito forte!
    Aprendi muito.

    Ver mais
  6. Deus me têm mostrado isso mesmo: depender/confiar n’Ele sem reservas. Cooparticipá-Lo da minha vida, dos meus problemas e pedir ajuda, confiando que Ele me suprirá em tudo e então, eu puder vencer esses desafios e essas lutas aos quais tenho passado.
    Deus é maravilhoso e quero muito conhecê-Lo!

    Ver mais
1 4 5 6 7