Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
Franciely santana!
Outubro 19, 2014 às 2:17
”Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo?”
Verdade as vezes temos que ser revoltadas com as situações que passamos, vencer nossos medos,medo de ser tímida,medo de falar de qualquer coisa porque o medo nos impede de muitas coisas obrigada Dn. Vivi este post me ajudou muito!
Marcieli Aschi
Outubro 19, 2014 às 2:16
Devemos ser pessoas revoltadas e que não aceitam a injustiça pois não a como crer no Justo Juiz e viver uma vida injusta, pois não é Deus que é injusto conosco mais nos que as vezes aceitamos a injustiça por não buscar o Senhor Jesus que é justo e fiel para aquele que vive na sua justiça e é fiel!
Pamela NOhely - Ecuador
Outubro 19, 2014 às 2:12
Muy fuerte este presente !!,
Delante de los problemas soy débil y frágil guiada por el sentimiento. Dentro de la casa de Dios ya oriente muchas personas ayude a ellas y pude ver respuesta a su problema cuando en mi interior yo seguía haciéndome la misma pregunta sin hallar resolver esta incognita.
Es un hecho que Dios suple nuestra necesidad solo cuando ve una acittud y Espiritu atrevido en la fe.
Yasnebi (Venezuela)
Outubro 19, 2014 às 0:52
Buenas tardes. Entiendo que Dios mira en nosotros ese inconformismo en contra la injusticia, pero también no adelanta nada estar inconformes y no hacer nada al respecto. Muchas son las personas que delante de la injusticia se quedan de brazos cruzados y no toman una actitud. No puede ser así tenemos que accionar con hechos esa inconformidad para cambiarla. Moisés se levanto (no quedo solo sentado viendo) intervino y mudo aquella situación. Ahora la pregunta es ¿Que haremos nosotros? ¿Nos levantares o quedaremos inmóviles?
Dios le bendiga Sra.
Aline Santos
Outubro 18, 2014 às 23:30
Já passei por situação no qual ao invés de reagir eu recuava ficava quieta, o medo me fazia recuar isso tem acontecido com muitas pessoas o medo de errar a insegurança faz a pessoa recuar ao invés de não aceitar a situação e se revolta com a quele problema .
Iracelma
Outubro 18, 2014 às 22:15
oi d. Viviane.
Mediante a problemas apenas relacionados comigo, eu consegigo usar a revolta que ha dentro de mim.
Quando diz respeito a um familiar, ai me sinto mais perdida, sem saber o que fazer e como agir.
Ha muita teoria mas de fato a timidez, muitas vezes me impede de agir.
Quando é alguem que nao conheco, ja consigo vencer mais a timidez.
É confuso, nunca havia pensado nisso dessa forma, mas vou perceber porque tanto diferenciamento, ja que revolta é revolta. Deus lhe abencoe