Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
Elizete
Outubro 17, 2014 às 3:18
Dona Viviane, diante de qualquer situação difícil, a pessoa tem que se revoltar, não aceitar os problemas e confiar em Deus, que é poderoso para fazer o impossível acontecer.
Elida Ramos Gomes
Outubro 17, 2014 às 3:18
É muito forte. Vou ser sincera com a senhora na hora que vem as lutas de inicio eu ate penso que não sou capas mas logo em seguida eu amarro tudo e vou pra cima do problema, porque Deus é e sempre vai ser comigo.
fatima
Outubro 17, 2014 às 3:16
A fé quando é tímida é porque ela não tem a certeza naquilo que ela ouve e nem naquilo que ela diz que crer, pois a fé verdadeira que é a inteligencia ela não se intimida diante de qualquer que seja a situação.
Josilene
Outubro 17, 2014 às 3:14
Eu tenho me acovardado diante das lutas e problemas que aparecem diante de mim, tenho me visto fraca e inútil, não tenho o Espírito Santo e vivo me martirizando por isso me reprovando seja no falar, no agir, como pessoa com Deus ou como mãe eu esposa, nessa semana mesmo quase me separei pq já fui traída então a confiança ainda não foi conquistada, e saímos para resolver um problema no banco, o calor estava intenso, já estávamos voltando como era de ônibus estávamos em um terminal e havia uma mulher com um shortinho bem apertado que dava pra ver muita coisa, então ele já não estava perto de mim porque fui sentar onde ele estava e ele se levantou e no meu ponto de vista estava olhando pra ela, ele disse que não ,e vivo sofrendo por não conseguir confiar na pessoa que está ao meu lado e é pai da minha filha, enfim sou infeliz, insatisfeita,não realizada e me arrependo quase que diariamente de ter me casado e ainda ter tido uma filha com essa pessoa!
Mariana
Outubro 17, 2014 às 3:12
Sempre quando passamos por momentos dificies, a tendencia é de nos anular. Mas graças a Deus, tem me fortalecido e me dado a direção para mudar.Tenho me submetido cada dia mais a voz do Espírito Santo. Tenho que ser forte e corajosa.
Denise Lopes
Outubro 17, 2014 às 3:04
Poxa dona Viviane,este post foi o que mais falou comigo,pois eu tenho sido muito acomodada diante dos problemas. Eu não tomo a causa para mudar, simplesmente deixo passar fazendo apenas uma oração. Percebi que preciso é de uma revolta!!!