Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
Jacilene
Outubro 15, 2014 às 13:57
Bom dia Dona Vivi,antes de chega na iurd eu vivia fugindo dos meus problemas,quando cheguei na iurd aprendi a confiar em deus e usar a minha fé,e enfrentar meus problemas sem precisar fujir.
Barbara Rocha - Porto
Outubro 15, 2014 às 13:56
Bom Dia D.Vivi,
O que me chamou muito a atenção,é que embora Moisés não tinha mais aquela posição de príncipe e estava num lugar desconhecido onde veio sobre ele novos desafios,mesmo assim Moisés levava dentro de si o Grito por Justiça,tanto que ele continuava lutando pelo que era certo,pelo o que era Justo!
Todos os dias eu tenho que me questionar,e não importa aonde eu estou e qual posição eu tenha,o que faz a diferença é o que eu trago dentro de mim,porque o Espírito Santo me usa de acordo com o meu espírito,Ele se sujeita a mim, é interessante que antes eu não tinha esse discernimento e colocava tudo nas mãos de Deus e pronto,mais agora consigo entender que eu tenho esse poder de agir ou de me acovardar diante das situações! não aceito viver tímida,com medo do que irá acontecer…dentro de mim existe esse grito,mais não basta apenas o grito eu tenho é que agir,tenho que provocar o milagre,enfrentar os desafios e deixar esse poder que existe dentro de mim ficar em evidência!
Muito obrigada D.Vivi,Vejo o cuidado de Deus comigo nos mínimos detalhes…Ele é lindo comigo e a cada dia tenho conhecido mais e mais o seu amor Nobre,nas exortações,nas lutas..enfim Ele tem me feito amadurecer e crescer…Um abraço grande.
joseane rocha- sao luis-MA
Outubro 15, 2014 às 13:55
Há um tempo atrás eu era tímida e medrosa diante dos problemas. Em vez de partir para cima eu ficava chorando e culpando a Deus, simplesmente quando ficava perguntando a Ele porque que estava acontecendo aquilo, em vez de partir pra cima do causador do problema.
Graças a Deus eu despertei. Ainda tenho muitas batalhas a ser vencidas, mas hoje eu vou pra cima e não perco meu tempo perguntando, mas sim buscando forma de resolvê-lo.
Aida Cabral
Outubro 15, 2014 às 13:54
Boa tarde D.viviane,eu já foi muito assim,espírito covarde de timidez,que me impedia de conquistar,perdi muitas oportunidades por me ter achado fraca,eu permiti essa condição na minha vida,mas hoje já não e assim,vi que fazer-se fraca ou forte numa situação e uma opção,a minha opção e não aceitar as afrontas do dia a dia ,pois a revolta está dentro de mim,eu me faço forte em todas as situações,até posso cometer erros mas e nesses erros que me fortaleco, porque a minha confiança esta em Deus e a minha força também.
Luciane Lemos
Outubro 15, 2014 às 13:48
Bom dia, dona Vivi.
Tenho vivido nesse espírito de revolta contra toda a atuação do diabo, tanto em relação a minha vida, quanto na vida das pessoas.
É preciso mais.
Tenho lutado dia a pois dia para viver essa fé que temos recebido e não anular o Espírito Santo dentro de mim.
Obrigada, muito forte essa mensagem.
Juliana Fabbri
Outubro 15, 2014 às 13:41
Não podemos deixar que o medo e os problemas nos paralisem e nos deixem de cabeça baixa.
Precisamos a cada dia aprender a confiar em Deus com todas as nossas forças e sempre partir para cima, mostrar que acreditamos em nós e em Deus e com Ele somos mais que vencedores.