Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
Sonia Cavalcante
Outubro 16, 2014 às 12:11
Como eu tenho sido diante dos problemas, também como Moisés uma revoltada, com sede de justiça. Porque se temos o mesmo Espírito que tinha Moisés nossas atitudes não são de covardia e medo e sim de enfrentar toda vez que o problema aparece na frente.
Ana Carolina
Outubro 16, 2014 às 12:09
Em meio as situações dificies que me afligi, tenho buscado confiar em Deus, e não me anular e alimentar o medo. Sei que assim vencerei.
Sandra Silva FJE-MATOSINHOS
Outubro 16, 2014 às 11:48
Eu tenho muitas vezes me limitado porque percebi que me faltava confiança em mim mesma, o que que adianta crer em DEUS e não crer em mim, de nada adianta por DEUS não pode trabalhar sem minha ajuda. E essa falta de confiança em mim mesma me tem travado , pois muitas vezes fico estagnada em vez de agir , tomar uma atitude e praticar a palavra de DEUS. Quando ouço a palavra fico parece na corda bamba, baloiçando para um lado e para outro, porque me tem faltado confiança nas minhas decisões e nas atitudes, falta -me enfrentar a situação de frente e ter coragem para assumir o que tem que ser feito!
lenira de sousa
Outubro 16, 2014 às 11:46
“BOM DIA DN VIVI”
Diante dos problemas eu tenho reagido com muita simceridade diante de DEUS,pos o Desejo de nao a seita a injustica na minha vida.,arde dentro demim a revouta de nao a seita ser mas uma no meio da mutidao servido um Deus tao grande q tudo pode q abril as aguas do mar com o sopro das suas larinas e eu olha para a minha pr aminha vida e a seita as injustica,na minha vida Nao tem espaso
Ananda
Outubro 16, 2014 às 11:13
Como todo ser humano tenho erros, e fraquezas. Muitas das vezes tenho atitudes erradas em relação a essas falhas,eu me entristeço comigo, ao invés de me revoltar contra os erros, buscando mudar. Se em mim, existe um desejo de acertar e agradar o meu Deus,a revolta dentro de mim tem que ser contra o erro, e não contra mim mesma. Pois quando me revolto contra mim, eu paro, mas, quando me revolto contra o pecado,tenho forças pra passar por cima dele e mudar.
Vânia Coelho
Outubro 16, 2014 às 10:50
Olá D. Viviane.
Obrigado por partilhar comigo a sua meditação pois me ajudou muito a ver realmente quem eu tenho sido diante dos problemas.
Eu tenho mesmo que ser independente em auto avaliar me. E de fato ás vezes tenho me deixado levar pelas circunstâncias dos problemas. Não tenho realmente assumido uma posição diante deles.
Já comecei a mudar isso bem a pouco tempo, pois já havia sido chamada atenção nesse aspeto, e quando o fiz posso dizer que me libertei de umas correntes que estavam bem enroladas em mim. Na hora fiquei mais forte mas eu percebi que não pode ser somente na hora mas sempre.