Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
Sônia Araújo Silva
Outubro 16, 2014 às 3:51
O medo nada mais é do que a falta de fé e de confiança em Deus. E se não há uma fé viva dentro de nós não ha possibilidade de nos revoltamos contra os problemas.
Fiquei inúmeras vezes frustada por não conseguir resolver algum problema que estava enfrentando.Eu tinha medo, achava que não conseguiria vencer pois no fundo eu não confiava totalmente em Deus. Hoje sou bem diferente. Vivo a fé e confio em Deus e em suas promessas.
Josy Teixeira- RJ
Outubro 16, 2014 às 3:49
Penso que minha timidez tem impedido que o Espírito de Deus me use mais. Tenho me limitado ao ponto de não querer sair da minha zona de conforto em uma situação difícil. Quero buscar ter este espírito de valentia mesmo que eu erre tentando.
Fátima Oliveira
Outubro 16, 2014 às 3:49
D. Vivi,boa noite,eu não tinha o costume de ler o blog da senhora, mas a partir do momento que passei a ler,tem me abençoado muito, me feito pensar e meditar.Entrei aqui para cumprir uma tarefa, e descobri uma preciosidade muito grande,para a honra e Glória do Senhor Jesus.
Há algum tempo atrás,de tanto passar por decepções e injustiças,havia decidido que não me “moveria” mais para lutar pelas minhas conquistas ,o diabo quiz que eu desistisse dos meus sonhos,eu estava me tornando covarde,e me sentindo uma pessoa sem esperanças, achando que por causa da minha idade, não tinha mais oque esperar,estava apagando o senso de justiça que havia dentro de mim,resumindo, eu decidi viver a minha vida sem fazer nada de errado,não me envolvendo com coisas que viessem a me prejudicar.E tudo isso, mesmo buscando a Deus, mas no meu íntimo, o Espírito Santo sempre me cobrava, pois eu na realidade queria estar na zona de conforto,sabe quando uma pessoa fala assim: Você não mexe comigo,que eu não mexo com você? É bem por aí. Estava me achando uma pessoa que nunca ía ser mais usada por Deus, e isso ía me anulando,mas sempre fui dedicada noque faço,gosto de ajudar, mas estava me tornando uma pessoa frustrada… Mas o nosso Deus é tão maravilhoso, e quando participamos nossa vida a Ele, Ele providencia tudo. Até que mudei de cidade,entrei no Rush do Godllywood,conheci pessoas maravilhosas,que me ajudaram com suas atitudes.Fiz novas amigas, e voltei a me tornar mais ativa noque fazia, mas com uma diferença, passei a voltar a ter esperanças,senso de revolta, lutar com unhas e dentes pelo oque acredito,sem deixar ninguém me anular. Nunca fui tímida e medrosa, mas em certos momentos,pelas lutas, me achei incapaz,mas quando temos caráter diante de Deus, pois só quem tem essa comunhão e participa sua vida para com Ele, é que pode ver o Seu agir em sua vida. Mesmo que uma pessoa não tenha o Espírito Dele ainda, se ela é sincera, tem o desejo, Deus vem e faz justiça na sua vida,passamos a ter esperança,porque quando não O consideramos,estamos sendo injustos conosco mesmo.
jaqueline
Outubro 16, 2014 às 3:47
Algo que me chamou muita atenção neste post, é que Deus nos analisa diate das situações e que somos revoltados não nos deixamos levar pela situação. Quantas vezes nos acanhamos e choramos ao inves de embanhar a nossa espada e lutar com a fé. Com o Espirito Santo podemos vencer tudo os medos e anseios. Deus quer ver que tipo de espirito eu tenho.
Bruna Manoela
Outubro 16, 2014 às 3:47
Boa noite, d. Vivi!
Gostei muito do post da sra porque estava meditando justamente nisso essa semana: revolta. Observei isso em Moisés e Deus me mostrou que devo ser revoltada, todos os dias. Sinceramente, tem faltado revolta!
Diante dos problemas e das minhas próprias reações. Mas eu quero a partir de hoje, me revoltar contra todo tipo de injustiça na minha vida e na vida de outros.
Deus abençoe a sra!
tatiane cerdera bezerra
Outubro 16, 2014 às 3:46
quantas vezes agi com imaturidade e a s vezes sentimentalismos diante de meu problemas, temos q agir com revolta diante de todas as situações, e buscar ser mulheres dirigidas por Deus é Ele quem nos da força pra vencer todas as situações