Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
larissa lima
Outubro 16, 2014 às 2:50
Verdade temos que ter um espirito forte ,em toda e qualquer situação ,para que possamos vencer nossos problemas .
Thaís
Outubro 16, 2014 às 2:48
O medo é sentimento e o sentimento só nos domina quando nossa fé está em baixa. Como todo sentimento, nos deixa ainda mais insegura e nos remete a uma situação de escravidão (interior). A escravidão no Egito nos mostra isso.
Quando nasce a revolta, quando sabemos qual é o nosso direito, quando temos a consciência e a certeza de podemos obter algo melhor do que se tem, o medo não intimida. Talvez exista, mas não prevalece porque a certeza do que o melhor está por vir é maior.
Marisane
Outubro 16, 2014 às 2:28
Deus está sempre disponível a nos ajudar, mesmo quando a pessoa não tem o Espírito Santo, Ele deseja usá-la. Porém, muitas vezes a pessoa deixa que seus medos, timidez e covardia a anulem diante do Senhor. Devemos sempre buscar de Deus a sua coragem.
Rayanne Sousa
Outubro 16, 2014 às 2:25
De nada adianta lutarmos contra a situação se não houver dentro de nós a revolta, pois é ela juntamente com a fé que nós faz ir avante.
Silvana Mandu
Outubro 16, 2014 às 2:18
Hoje posso dizer que diante dos problemas procuro nao deixar com que eles me consumam, pois quero que Deus conte comigo e nao posso perder o foco, e sim, me revoltar contra a situaçao. Cada ensinamento que leio neste blog me abre ainda mais minha visão.
Daniele Fernanda
Outubro 16, 2014 às 2:14
Verdade é diante dos problemas e dificuldades que mostramos quem verdadeiramente somos, dentro de nós tem que haver uma revolta contra as injustiças mas temos que unir isso a nossa fé para que haja as respostas de Deus na nossa vida.