Audio : Quem é você diante do problema?
- 15
- Out
- 2014
Quais são as caraterísticas que apresenta quando alguém está em perigo, mesmo que não o conheça… O que faz? Ou até mesmo perante os seus conhecidos. Quem tem sido?
Estou a despertar a sua atenção para que se descubra. Se você se descobrir, vai resolver o que há a ser resolvido.
Acompanhe comigo no livro de Êxodo:
“O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram a tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai.Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.
Tendo elas voltado a Reuel, seu pai, este lhes perguntou: Por que viestes, hoje, mais cedo?
Responderam elas: Um egípcio nos livrou das mãos dos pastores, e ainda nos tirou água, e deu de beber ao rebanho.
E onde está ele?, disse às filhas; por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.” (Ex.2:16-20)
O impulso de defender aqueles mulheres, no caso de Moisés, chama-me a atenção pois já estava dentro dele essa revolta e defesa. Com certeza, Moisés tinha revolta contra a injustiça. Veja que mal as conhecia e ainda assim as serviu, junto com o respetivo rebanho.
Mesmo ele sendo um ex-príncipe, tendo tido toda a formação e riqueza, isso não lhe permitiu viver no seu próprio egoismo. Mesmo tendo tomado, no passado, a atitude errada, ao matar o egípcio em defesa do seu povo, ainda assim havia nele algo diferente: a revolta!
Eu não sei o que há dentro de si, mas vou ser sincera consigo: Há uma revolta no meu interior, um grito. E pergunta: “Porquê? É uma esposa de bispo, filha do bispo Macedo, qual o motivo desse grito?”
Há um grito de revolta porque não aceito ver a sua vida amarrada, não aceito vê-la estagnada. Não aceito que você repare nas pessoas e não em si mesma. Quero que você se torne independente, interiormente, estreitando a sua dependência de Deus! Muitas vezes as pessoas dependem dos demais para reagir de forma diferente. Por exemplo, Moisés não mudou por causa de uma decepção no passado, mas perseverou revoltado em busca das respostas certas.
Você que é revoltada, ainda que erre tentando, vai aprender! O ruim é quando erra e permanece tímida no seu jeito de ser. Por isso, não descobre, não investe. Desta forma, Deus não pode contar consigo.
Veja que antes de Deus escolher Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enxergou as suas caraterísticas, viu o seu caráter! Assim como olhou para Abraão, que permaneceu fiel à sua esposa, mesmo ela sendo estéril e não tendo Deus como seu único Senhor. Foi aqui que Deus falou com Ele!
Quero que você observe quem tem sido. Será que Deus pode contar com o espírito que Lhe apresenta ou é uma pessoa que se anula e nem Deus pode contar consigo? Eu não sei se você é tímida, tem medos… Mas uma coisa é certa: Deus submete-se ao seu espírito, com ou sem o Espírito Santo. E se é batizada com o Espírito Santo, tem poder para transformar esse medo, insegurança, passado, trauma, em uma vida abundante, espiritualmente falando.
Quero que participe, deixando o comentário de quem tem sido perante os problemas e as circunstâncias. Será que está a deixar Deus impossibilitado de usá-la? Deixe aqui a sua resposta, que terei o prazer de ler. E não apenas escreva no Blog, mas afronte esse espírito, que a tem feito medrosa, covarde e tímida.
Até sexta-feira.
Daniela cristina
Outubro 16, 2014 às 0:54
tenho que ter uma fe ousada e ter atitudes de fe para enfretar a timidez e sair do meu casulo
Cinthia
Outubro 16, 2014 às 0:53
Verdade tenho travado uma luta contra a timidez, o medo, mas nestes ultimos tres meses estou lutando, e ja mudei bastante ainda falta muito mas ja venci!
Helena Coelho
Outubro 16, 2014 às 0:42
Boa Noite D.Viviane
Sabe D.Viviane eu sei que quando eu não conhecia a verdade quando eu era incrédula eu não conhecia a revolta contra a injustiça, Mas de forma erada me revoltava contra as pessoas e hoje eu conheço a verdade e contínuo vigiando porque as vezes nos mesmas e que cometemos injustiça com os nossos pensamentos e atitudes e é ai que eu tenho que me revoltar contra a injustiça que eu mesma cometo contra mim mesma.
Obrigada e um grande abraço.
Helena Coelho (Império Alameda, Lisboa)
Lúcia Oliveira (Caldas da Rainha)
Outubro 16, 2014 às 0:41
Quando decidi-mos fazer a vontade de Deus e usamos a revolta de forma mudar as nossos erros a vencer a nossa vontade aí há uma mudança e Deus pode me usar para fazer a sua vontade, a cada dia me entrego mais nas mãos Dele e a fazer a Sua vontade, ser mais activa nas coisas de Deus e mais exigente comigo mesma, pois é através dos meus actos e acções que eu dou o bom testemunho. Eu quero que Deus me use ainda mais a mostrar que para Ele não há limites nem impossíveis basta eu me entregar e fazer a Sua vontade seguir a Sua palavra. Não posso deixar de agradecer mais uma vez pelos áudios que tanto me têm ajudado a crescer Espiritualmente, obrigada.
Joana Araujo
Outubro 16, 2014 às 0:17
Precisamos encarar nossos medos, sei que não sei tudo e que é errando que aprendemos, coloquei isso dentro de me e hoje enfrento todos os meus medos.
yessica panama
Outubro 15, 2014 às 23:59
así era yo , tímida anulado, y Dios nunca pudo contar conmigo, no enfrentaba mis inseguridades ni mis luchas, solo lloraba y preguntaba porque a mi, pero cuando descubrí la fuerza que hay en mi, supe que no había nada que no pudiese vencen, que la única que me impediría de vencer seria yo misma y a partir de ese momento Dios empezó a contar conmigo, y me alegro deshacerme de esos miedos, esos complejos del pasado y aferrarme a mi Jesús y mirar solo para el.