Aprendendo a dizer não!

Viviane Freitas

  • 24
  • Mai
  • 2014

Aprendendo a dizer não!

  • 24
  • Mai
  • 2014

Quando eu era mais jovem, as vezes eu queria ir ao shopping com algumas amigas da escola e eu pedia autorização a minha mãe, mas ela sempre me dizia não. Eu não entendia o porquê dela me dizer não, pois eu não achava nada demais sair com essas amigas.


Depois de um tempo eu já na faculdade e mais madura, fiz outras amizades e essas amizades também me chamavam para sair. Agora já de maior pensei que não teria problema em ir com elas, nem que fosse bem rapidinho e já fosse embora, só pra não desfazer do convite, só pra não ter que dizer não; assim eu pensei e fiz! Quando cheguei lá, me senti como um peixe fora d’água, as conversas, as roupas, as brincadeiras umas com as outras e com outros meninos me fizeram ver que ali não era o meu lugar, assim eu me despedir das meninas e disse que eu tinha hora para chegar em casa senão minha mãe ficaria preocupada.

Ao chegar em casa entendi a razão da minha mãe ter me dito tantos não durante a minha infância, ela estava fazendo por mim o que na época eu não saberia fazer, o que eu não teria maturidade para fazer, que era dizer não para muitas coisas erradas que eu poderia ter encontrado e até feito se eu estivesse lá.

Muitas mulheres e jovens são como eu era na minha infância, não sabem dizer não; eu queria sempre ir junto, estar na turma, andar de acordo com as tendências, ser moderna e etc.


“Mas quando eu vi que para agradar a Deus eu teria que desagradar a algumas pessoas, tive que aprender a dizer não para elas, mas aprendi principalmente a dizer não para mim mesma.”

Quando aprendemos a dizer não para nós mesmas aprendemos a dizer não para o orgulho, para o ciúme, para o rancor, ressentimento, para o egoísmo, para os maus olhos, para a injustiça, para as vontades da carne em geral que são tantas outras coisas que sinceramente não caberiam nesse post.

Dizer não para o mundo significa dizer sim para Deus, dizer não para as nossas vontades significa dizer sim, para as vontades de Deus na nossa vida.

Hoje em outro país, não tenho minha mãe perto de mim para me dizer não quando tenho que fazer alguma escolha, sou eu quem tenho que ver e decidir se aquela escolha é o melhor para mim e para a minha Fé, se aquela escolha vai me levar para mais junto de Deus ou se vai acabar me afastando dEle. Mais essa escolha eu tenho que fazer, eu tenho que decidir, eu tenho que saber dizer sim ou dizer não.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

35 comentários

  1. Olá Dona Viviane
    Achei muito forte esse post da Sra

    Ver mais
  2. faco essas a minhas palavras.Tudo que a senhora passou,citado ai em cima foi a mesma coisa que passei,detalhe por detalhe!!

    Ver mais
  3. Por experiência própria passei pelas mesmas situações, meu pai nunca me deixava sair na época da escola, na faculdade tbm me chamam pra sair mais como citado acima me senti, uma vez q sai, um peixe fora d’água; e pior nao tem assunto pq as acondutas sao diferentes, nao e a mesma fé, hoje percebo que a correção dos meus pais realmente me fizeram e faz muito bem pois pra agradar a Deus temos que nos privar desse mundo das companhias que não acrescentam nada na fé, meu pai ainda nao e fé, mais mesmo assim Deus o usou pra que eu não me corrompesse com a sujeira desse mundo.

    Ver mais
  4. O dizer não é o essencial. Muitas coisas neste mundo só quer nos afastar de Deus.(aprenda a dizer não).

    Ver mais
  5. muito bom esse estudo ,temos sempre que dizer não para a nossa vontade , sacrificar o nosso eu , para fazer a vontade de Deus.

    Ver mais
  6. Quando não dizemos não ao que desagrada e nos afasta de Deus, estamos literalmente dizendo sim para o diabo.

    Ver mais
1 3 4 5 6