Aprendendo a dizer não!

Viviane Freitas

  • 24
  • Mai
  • 2014

Aprendendo a dizer não!

  • 24
  • Mai
  • 2014

Quando eu era mais jovem, as vezes eu queria ir ao shopping com algumas amigas da escola e eu pedia autorização a minha mãe, mas ela sempre me dizia não. Eu não entendia o porquê dela me dizer não, pois eu não achava nada demais sair com essas amigas.


Depois de um tempo eu já na faculdade e mais madura, fiz outras amizades e essas amizades também me chamavam para sair. Agora já de maior pensei que não teria problema em ir com elas, nem que fosse bem rapidinho e já fosse embora, só pra não desfazer do convite, só pra não ter que dizer não; assim eu pensei e fiz! Quando cheguei lá, me senti como um peixe fora d’água, as conversas, as roupas, as brincadeiras umas com as outras e com outros meninos me fizeram ver que ali não era o meu lugar, assim eu me despedir das meninas e disse que eu tinha hora para chegar em casa senão minha mãe ficaria preocupada.

Ao chegar em casa entendi a razão da minha mãe ter me dito tantos não durante a minha infância, ela estava fazendo por mim o que na época eu não saberia fazer, o que eu não teria maturidade para fazer, que era dizer não para muitas coisas erradas que eu poderia ter encontrado e até feito se eu estivesse lá.

Muitas mulheres e jovens são como eu era na minha infância, não sabem dizer não; eu queria sempre ir junto, estar na turma, andar de acordo com as tendências, ser moderna e etc.


“Mas quando eu vi que para agradar a Deus eu teria que desagradar a algumas pessoas, tive que aprender a dizer não para elas, mas aprendi principalmente a dizer não para mim mesma.”

Quando aprendemos a dizer não para nós mesmas aprendemos a dizer não para o orgulho, para o ciúme, para o rancor, ressentimento, para o egoísmo, para os maus olhos, para a injustiça, para as vontades da carne em geral que são tantas outras coisas que sinceramente não caberiam nesse post.

Dizer não para o mundo significa dizer sim para Deus, dizer não para as nossas vontades significa dizer sim, para as vontades de Deus na nossa vida.

Hoje em outro país, não tenho minha mãe perto de mim para me dizer não quando tenho que fazer alguma escolha, sou eu quem tenho que ver e decidir se aquela escolha é o melhor para mim e para a minha Fé, se aquela escolha vai me levar para mais junto de Deus ou se vai acabar me afastando dEle. Mais essa escolha eu tenho que fazer, eu tenho que decidir, eu tenho que saber dizer sim ou dizer não.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

35 comentários

  1. Eh vdd…muitas vezes queremos dar um jeitinho para fazer o que queremos achando que é o que Deus quer, mas no fundo sempre sabemos a escolha certa a ser feita porém cabe a nós decidir…eu escolho tomar decisões que me aproxime de Deus pois Ele é que nos sustenta de pé enoa guia ao ccaminho da verdadeira felicidade 🙂

    Ver mais
  2. Muito Bacana!

    Todos dias temos que aprender a dizer não!

    Ver mais
  3. Sempre achei que era dura demais com minhas filhas,pois dizia não,mais quando via que elas ficavam de bico,logo me sentia a pior mãe do mundo,e como elas não tem pai vivo,me via com responsabilidade dupla.Permanecia no não, mais meu coração era sim.O medo de que algo de ruim acontecesse a elas também era enorme,vivia cheia de conflitos.Principalmente por não estarem firmes na presença de Deus.Era castigo,tirava celular,proibia disto e daquilo.Enfim… A alguns meses minha filha mais nova me aprontou uma que quase morri de tanta dor e desgosto,pensei até que não existisse mais forças dentro de mim.Já não tinha lágrimas pra derramar,pensei que castigo daria a ela,enquanto pensava ela estava proibida de usar celular,computador,até de ir na igreja.Ela foi pra casa da Vó e disse que nunca mais queria falar comigo,eu que havia passado por tantas coisas horríveis por elas,meu mundo simplesmente havia desabado. Mais Deus estava me mostrando outro lado de tudo isto que passamos,e isto que é lindo pois se minha vida estava nas mãos dele ele jamais iria me abandonar,eu precisava crer nele de fato e de verdade. E que tudo que eu havia feito no altar, do altar eu teria a recompensa. Entreguei minha filha nas mãos dele,quer coisa melhor que ser cuidada pelo Pai,o Pai que ela nunca teve iria cuidar dela. E foi isso que ele fez,cuidou,a cada dia uma nova transformação em sua vida era visível,ficamos mais unidas do que nunca,hoje ela vive me fazendo declarações de amor e de carinho.Estamos sempre juntas.Hoje vejo ela se doar na obra,evangelizando,cuidando dos que precisam,e com o sonho de servir a Deus e ser usada por ele.Hoje assim como a senhora tem que tomar suas decisões sozinha com o auxilio do Espirito Santo ela também já o faz. E também já falei a ela que a senhora vai ajudar os jovens. Muito feliz em poder partilhar isto. Um forte abraço. Na Fé.

    Ver mais
    1. Olá Monica, foi muito bom o seu depoimento. Minha mae sempre me dizia na minha infancia que eu só iria saber o que ela estava fazendo quando eu fosse mae. Igual a voce, minha mae foi meu pai e minha mae; o meu pai faleceu quando eu tinha 6 anos e hoje eu entendo todo o sacrificial que ela fez por mimm. Sei que ela e voce nao sao uma exceção, que muitas sao as mulheres que passam por esses conflitos com seus filhos hoje em dia, ao mesmo tempo que essas ames dizem nao para seus filhos, seus corações se apertam ao ver a tristeza nos olhos deles, mas no momento que nos enoitarmos sem saída temos que usar a Fé juntamente com a razao e nao a emocao. Voce fez sua parte como mae e como mulher de Deus. Aconselho as ames que quando nao sabemos mais o que fazer temos que confiar no Senhor, pois Ele sempre saber o que fazer – Ele sempre sabe de tudo -, fazemos a nossa parte e com certeza Ele fará a dEle, temos apenas que confiar!

      Um grande beijo e que Deus le fortaleca e cuide de voce e de sua familia ainda mais!

      Sê tu uma bencao!

      Att,
      Stephany Buarque – Quito

      Ver mais
  4. Que maravilhoso, esse post,
    muito edificante!

    Que Deus, nosso SENHOR JESUS, lhe abençoe, sempre (:

    Ver mais
  5. Boa noite.
    Quando eu era um pouco mais nova, eu tinha dificuldade em dizer não para algumas coisas.
    Coisas que as minhas amigas falavam, e eu ia atrás, eu queria, e não dizia que não, porque eu não via o mal que aquela escolha me poderia fazer lá na frente e o quanto desagradava a Deus, eu não entendia isso.
    Mas hoje entendo que tenho que saber dizer que não a tudo aquilo que não me faz bem, a tudo aquilo que desagrada a Deus e que não faz bem ao meu relacionamento com Ele. Por vezes não é fácil ir contra a carne, contra a nossa vontade, contra mim mesma, mas a vontade de agradar ao meu Deus tem que ser muito maior!! Só Deus nos pode dar a força que precisamos para dizer não para nós mesmas e para este mundo.
    Obrigada, que Deus a abençoe.

    Ver mais
  6. Ola boa noite, muito verdade quando dissemos não para os amigos dizemos sim para Deus, eu também passei algumas vezes essa situação os meus amigos queriam que eu sai se com eles mas como eu sabia que não era algo que agradava a Deus eu rejeitava sempre e através disso eu pode agir corretamente.

    Ver mais
1 2 3 4 6