Alma
- 11
- Set
- 2012
Cada ser humano tem uma alma, que por sua vez é um poço escuro, sobre o qual ninguém tem muito conhecimento.
É profundo, tem marcas do passado, maus hábitos e sentimentos incontroláveis.
É aqui que mora o perigo… nos sentimentos incontroláveis.
É impressionante o descontrole de algo que habita no interior! Por mais inteligente que alguém seja, não deixa de sentir e de ser seduzida.
Os sentimentos convencem-na de que tem a razão; que tem o direito de se sentir assim, pois na sua ideia ou visão, não está errada na sua forma de ser. Entretanto, é um peso insuportável.
Peso porquê?
Os sentimentos não a deixam ser livre de nada; depende sempre de circunstâncias. Vive de forma “pobre” esperando por qualquer oportunidade para ter um refúgio.
A alma é um caso muito sério. “Ela” precisa ser salva, porque é a que sente. Não há um humano, sequer, que não sinta, no entanto, ainda assim se julga “bom”.
A alma precisa ser saciada de alguma forma: Pode ser com as amizades, com o tempo que se investe no trabalho ou por outra pessoa que atenda às suas necessidades.
Se “ela” percebe, que alguém vê o que se passa lá dentro, começa a identificar-se e a encontrar refúgio no olhar ou nas palavras ditas. Acaba por ser dependente. E isso… traz um sério problema porque ainda assim continua na posição de pobre.
Não consegue sair daquilo que a aprisiona. Fica amarrada ao que sente e é quase impossível sair daquela prisão; somente quando alimenta a sua alma com a Palavra que traz vida: A Palavra de Deus.
Porquê a Palavra de Deus?
Porque corta o sentimento, traz à consciência a Verdade e o que deve ser feito.
Mas muitos continuam, de todas as formas, a bater na porta errada, para saciar essa alma sedenta, por algo que parece que não se explica.
Mas existe sim, a Água da Vida que não permite ter sede novamente. Concede à pessoa o equilíbrio de sentimentos e raciocínio, para o que lhe convém ou não.
DedéiaBsb
Setembro 17, 2012 às 15:23
Olá.
Cada pessoa tem a sua alma voltada para alguma coisa.Eu gosto de ter a minha alma totalmente livre. Para mim tanto a razão como os sentimentos são importantes. A diferença esta em não deixar ser dominada por nada.É como se você quisesse domar a força de um mar.Não tem como é inútil.Concordo que a palavra de Deus é a fonte de águas vivas a iluminar a mente assim como o coração das pessoas. Geralmente as pessoas mais dedicadas a mentalização, oração, espiritualidade são pessoas livres em sua alma.Pessoas com uma inteligência emocional bem trabalhada não tem a alma presa a nada e a ninguém.Como diz zélia: ” Alma fique bem easy”…Alma deixar eu tocar sua alma rsrs”
Elisabeth Alge Esteves
Setembro 17, 2012 às 12:41
Boa tarde D. Viviane,
A nossa alma so encontra equilíbrio quando ela busca refugio em Deus, em Sua Palavras, e reconforto em Suas Promessas.
O nosso “eu” é enganador, traiçoeiro, a nossa alma sensível nos leva para caminhos errados e de destruição.
Jamais eu quero largar a Mao de Deus para andar em caminhos tortuosos, escuros que podem me levar à cegueira espiritual e perdição.
Estamos em constante duel com nos próprias, por isso existe a necessidade de vigiar constantemente.
Dessa forma:
“Lâmpada para os meus pés e tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl. 119.105)
Josefa
Setembro 16, 2012 às 22:39
Mto forte esta msg, realmente nossa alma tem fome e sede da palavra de Deus e quando não se alimenta ela fica debilitada, sem vida por falta de alimento.
Vânia Dantas
Setembro 16, 2012 às 20:13
Realmente a alma deve ser alimentada pela Palavra de Deus. Qualquer outro tipo de alimento, trará decepção e amargura, talvez não logo no começo, mas lá na frente vem o resultado de uma má alimentação da alma.
Beijos mil,
Vânia Dantas
Thaires Reis
Setembro 15, 2012 às 20:54
Temos que Deixar Deus fluir em nossas vidas como Rios de água viva,para que toda sede do pecado tenha um fim.
Thaires/São Luis-MA
Silvana Sombra_Cascais Portugal
Setembro 15, 2012 às 19:29
Olá Vivi Boa noite! A alma quando não é livre de traumas, sentimentos que a faz sofrer, leva a pessoa para um abismo, somente quando reconhecermos que a alma está em perigo é que tomamos uma decisão para mudanças, que só iremos conseguir pela fé inteligente…Obrigada por cuidar de nós, és muito amada!
Beijinhos minha querida