A vida de Jacó – 9º dia
- 3
- Jul
- 2013
Olá, mais um dia aqui convosco, falando sobre a vida de Jacó.
“Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.
Chegaram aos ouvidos de Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; ela, pois, mandou chamar a Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú, teu irmão, se consola a teu respeito, resolvendo matar-te.
Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: retira-te para a casa de Labão, meu irmão, em Harã; fica com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão, e cesse o seu rancor contra ti, e se esqueça do que lhe fizeste. Então, providenciarei e te farei regressar de lá. Porque hei de eu perder os meus dois filhos num só dia?” (Gn.27:41-46)
9ºDia – A Intenção
É verdade, Rebeca…
Após ter dado o seu “jeitinho”, vêm as consequências, e estas são inevitáveis.
O ódio de Esaú contra Isaque pede vingança, para exterminar a frustração pela sua suposta perda. Mas, na realidade, não pagou o preço pela bênção que o pai tinha para lhe dar. Primeiro, porque não era um filho exemplar, e, depois, um caçador, que se baseava na sua força, sacrificando animais para sustento, mas que, no fundo, não era o suficiente.
E há muitas pessoas que acham o “máximo” apenas “caçar”, trazer o benefício ou ser eficaz naquilo que faz. Mas o seu caráter, atitude e a forma como desprezam as coisas de Deus, é muito forte.
Todas as pessoas que tomam a frente de Deus, também têm que se preocupar em resolver problemas, porque sempre vêm as consequências.
Interessante, que alguns não têm a mesma força para exterminar o problema, que empenham em fugir ou dar um outro “jeito”. Nunca há um sacrifício porque nunca se dão conta das suas próprias ações, ou porque, simplesmente, não querem ver.
Eu só sacrifico quando eu entendo que tenho de materializar o que creio.
Veja o resultado: Esaú perdeu o direito da bênção por causa da sua própria atitude, mas não o enxerga… Quer uma solução imediata para o problema. Para ele, matar Jacó resolveria o seu caso, mas, obviamente, provocaria outros problemas.
Ambos, Rebeca e Esaú, tiveram a atitude errada, pois revelaram precipitação e ansiedade. Queriam resolver o problema ao seu “jeito”, e não de forma justa.
A primeira coisa que deve fazer, quando tem um problema contra o seu “irmão”, é resolvê-lo com ele, e não tentar “matá-lo”, pois isso lhe trará culpa. Em consequência das nossas ações, um problema gerará outro, tornando a vida num verdadeiro inferno.
“…e cesse o seu rancor contra ti, e se esqueça do que lhe fizeste.”
O problema que Rebeca instigou, agora não é referido, como se esta fosse inocente. Quando não há sacrifício, há medo, há dúvida e insegurança. Isto nota-se, tanto da parte de Rebeca, quanto de Esaú.
Também isto me chamou a atenção: O ódio de Esaú. Todos os que não sacrificam, passam a invejar. Pode não existir o ódio de morte contra o outro, mas ignora-se e distancia-se da pessoa que conquistou aquilo que desejava. E ainda, de alguma forma, tenta prejudicar… Já que não tem, ou não o conseguiu, faz de tudo para que a outra perca.
Também Esaú salientava o seu espírito de engano, pois aguardava a morte do pai, para matar o seu irmão. Não decepcionava o pai enquanto vivo, mas após a sua morte, consumaria o ato.
Perceba as intenções das pessoas. A sua intenção diz tudo o que você é… o seu pensamento, o que alimenta e a quem serve!
Serve aos seus sentimentos, entrega-se por eles e sacrifica em função dos mesmos? Então o resultado será frustrante, como aconteceu aqui.
Amiga, deve atentar para esta história verídica, para conferir as suas atitudes: Que tipo de fé está a apresentar a Deus? Um sacrifício 100% a Ele, ou aos seus sentimentos?! Deve reparar no seu procedimento, para que seja liberta dos enganos de uma fé emotiva.
Se está a ouvir este áudio, tem fé; quer participar na campanha de Israel, mas isso não quer dizer que tenha uma fé inteligente, pois esta é justa, racional e não toma iniciativa em prol do que sente, mas do que é justo, verdadeiro e está escrito na Palavra de Deus.
Não é justo pagar com a mesma moeda, sentir, pois não lhe traz o mesmo resultado, mas o INFERNO. Então, avalie tudo o que tem feito para Deus, todos os dias. Não são suficientes as conquistas passadas, pois a fé inteligente vive o AGORA!
Fique a sós com Deus, pois, assim, não verá os demais, mas olhará para o seu interior, vendo quem é para Deus e o que Lhe apresenta.
Continuamos amanhã, no 10º Dia, falando sobre a vida de Jacó.
BEATRIZ
Julho 3, 2013 às 17:02
hola, vemos como Jacob estaba siempre protegido por su madre, practicamente el no conocia el sacrificio incluso en sus deciciones vemos que seinpre estaba Rebeca para decidir por el, y también Rebeca no estaba dispuesta a enfrentar el problema,al contrario ella evito iso que su hijo uyera del lugar….asi a veces nos pasa a nosotros a veces huyimos en epoca de sascrificio. yl no aceptamos quien somos y decidimos cambiar nuestros errores…..la verdad todos estos relatos me esta ayudando muchisimo.
Livia Machado - Russia
Julho 3, 2013 às 16:52
O que tem me chamado a atencao e que Esau na verdade nao queria bencao nenhuma, ele perguntou: Nao me restou nenhuma bencao??? Ele nao fazia questao de tomar posse daquilo que era dele, por isso perdeu. Quando sacrificamos de fato e de verdade, nao ha medo, inseguranca, ha certeza e conviccao. Estamos nesta mesma fe.
Rita Rosa
Julho 3, 2013 às 16:31
Cada vez mais compreendo realmente a importância de estar sozinha com Deus… só assim poderei Ouvi-Lo! Só assim é possível firmar os passos, para que sejam Justos neste caminho tortuoso…
Que Deus a Abençoe mais e mais!
naatalia martinez
Julho 3, 2013 às 14:40
años atrás yo hasta participaba ,sacrificanba para Dios más desde la Campaña de diciembbre pasado solo ahi entendi el del porque que es la unica manera de materializar mi fe,ayer el pastor de la iglesia estaba preguntando quiemn fue contestado en la ultima campaña ?! si no fue contestadoo..porque no fue sacrificio..decia y yo me quede pensando habia gente que quedaba dando vuelta a media una parte y hasta entiendo porque a mi cuantas veces me pasó segura de colocar todo materialmente hablando,uno queda con una certeza pero pensaba que era suficiente,no analizaba mis intenciones…caracter aunque haga ayunos,todo lo que pueda imaginar de ´´invertir en la fe´´ Dios me estaba hablando esta semana hasta ahora yo no estab asirviendo a Elporque solo hacia lo que se me asignaba o mas bien lo qu eel pastor manda yo no voy más alla hacer algo directamente a Dios sin intermediarios de buscar a El y decirq ue puedo hacer,analizar que falta(logicamente solo servira si estoy siendo…)este domingo vi algo que me dejo muy triste en las obreras´´todas como atacandose en medio de tantas responsabilidades ! ah qu ea mi me toca esto… ah no que yo ya estoy aqui…ah qu enos tocaba a nosotras y ella no hace y queda ´´hablando no delante de la persona ni al mismo pastor o esposa´´ ahi ala espalda.. más hubo una minoria con quien aprendi obrera que dejaria de comer y sin que termine de pedir ayuda dice..ah no no te preocupes ve ya que llegas tarde atus compromisos yo me encrago de todo…con agrado y no porque el pastor asigno o la esposa y eso es hacer mas alla eso es servir a Dios y estoy segura que ellas que hicieron más fueron a casa toda feliz y las otras cargada ,cansada,reclamando ah cuanto trabaje–
Gis
Julho 3, 2013 às 13:49
Bom dia,quase não terminei de ouvir o áudio,por voltar tantas vezes para refletir,entender,meditar,anotar.
E fiquei pensando,nesta frase:
Que tipo de fé apresento a Deus?Um sacrifício 100% a Ele,ou sacrifico a meus sentimentos.
E então ,pensei,e refleti.Qual tem sido o motivo para eu sacrificar?
Eu quero ser o que Deus quer que eu seja?Ou quero que seja a meu agrado,satisfazer meus desejos?
Junto com esta meditação,ficou as palavras da senhora ,onde tive a oportunidade de ouvir a reunião das obreiras pelo Youtube,e não me dava sossego.
Essa era eu,a agonia realmente ,em gerar,em ser frutífera!
O meu sacrifício então,tem que ser o 100% para a vontade de Deus,assim serei livre dos meus sentimentos,e a agonia,se transformará em bons frutos.
Deus abençoe
Gabriela freitas- Romenia
Julho 3, 2013 às 13:47
Ola Dona Vivi,
Tenho feito a meditacao diaria sobre a vida de Jaco diariamente junto com a senhora atraves do audio. no comeco eu ate pensei : ah e a hostoria de Jaco eu ja li, ja ate sei mais ou menos o que vai ser falado… Mas como o Nosso Deus nao e uma religiao , entao a palavra Dele se renova e a cada leitura uma nova descoberta uma nova revelacao sobre quem era Jaco, Esau , Rebeca e a maior descoberta concerteza foi descobrir quem eu fui, quem eu sou e quem pretendo ser para o meu Deus!
eu vou nessa fe para decidir minha vida no altar de Deus e ser para Ele uma oferta viva santa e agradavel!
beijinho