A vida de Jacó – 9º dia

Viviane Freitas

  • 3
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 9º dia

  • 3
  • Jul
  • 2013

Olá, mais um dia aqui convosco, falando sobre a vida de Jacó.

“Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.
Chegaram aos ouvidos de Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; ela, pois, mandou chamar a Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú, teu irmão, se consola a teu respeito, resolvendo matar-te.
Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: retira-te para a casa de Labão, meu irmão, em Harã; fica com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão, e cesse o seu rancor contra ti, e se esqueça do que lhe fizeste. Então, providenciarei e te farei regressar de lá. Porque hei de eu perder os meus dois filhos num só dia?”
(Gn.27:41-46)

9ºDia – A Intenção

É verdade, Rebeca…

Após ter dado o seu “jeitinho”, vêm as consequências, e estas são inevitáveis.

O ódio de Esaú contra Isaque pede vingança, para exterminar a frustração pela sua suposta perda. Mas, na realidade, não pagou o preço pela bênção que o pai tinha para lhe dar. Primeiro, porque não era um filho exemplar, e, depois, um caçador, que se baseava na sua força, sacrificando animais para sustento, mas que, no fundo, não era o suficiente.

E há muitas pessoas que acham o “máximo” apenas “caçar”, trazer o benefício ou ser eficaz naquilo que faz. Mas o seu caráter, atitude e a forma como desprezam as coisas de Deus, é muito forte.

Todas as pessoas que tomam a frente de Deus, também têm que se preocupar em resolver problemas, porque sempre vêm as consequências.
Interessante, que alguns não têm a mesma força para exterminar o problema, que empenham em fugir ou dar um outro “jeito”. Nunca há um sacrifício porque nunca se dão conta das suas próprias ações, ou porque, simplesmente, não querem ver.

Eu só sacrifico quando eu entendo que tenho de materializar o que creio.

Veja o resultado: Esaú perdeu o direito da bênção por causa da sua própria atitude, mas não o enxerga… Quer uma solução imediata para o problema. Para ele, matar Jacó resolveria o seu caso, mas, obviamente, provocaria outros problemas.

Ambos, Rebeca e Esaú, tiveram a atitude errada, pois revelaram precipitação e ansiedade. Queriam resolver o problema ao seu “jeito”, e não de forma justa.

A primeira coisa que deve fazer, quando tem um problema contra o seu “irmão”, é resolvê-lo com ele, e não tentar “matá-lo”, pois isso lhe trará culpa. Em consequência das nossas ações, um problema gerará outro, tornando a vida num verdadeiro inferno.

“…e cesse o seu rancor contra ti, e se esqueça do que lhe fizeste.”

O problema que Rebeca instigou, agora não é referido, como se esta fosse inocente. Quando não há sacrifício, há medo, há dúvida e insegurança. Isto nota-se, tanto da parte de Rebeca, quanto de Esaú.

Também isto me chamou a atenção: O ódio de Esaú. Todos os que não sacrificam, passam a invejar. Pode não existir o ódio de morte contra o outro, mas ignora-se e distancia-se da pessoa que conquistou aquilo que desejava. E ainda, de alguma forma, tenta prejudicar… Já que não tem, ou não o conseguiu, faz de tudo para que a outra perca.

Também Esaú salientava o seu espírito de engano, pois aguardava a morte do pai, para matar o seu irmão. Não decepcionava o pai enquanto vivo, mas após a sua morte, consumaria o ato.

Perceba as intenções das pessoas. A sua intenção diz tudo o que você é… o seu pensamento, o que alimenta e a quem serve!
Serve aos seus sentimentos, entrega-se por eles e sacrifica em função dos mesmos? Então o resultado será frustrante, como aconteceu aqui.

Amiga, deve atentar para esta história verídica, para conferir as suas atitudes: Que tipo de fé está a apresentar a Deus? Um sacrifício 100% a Ele, ou aos seus sentimentos?! Deve reparar no seu procedimento, para que seja liberta dos enganos de uma fé emotiva.

Se está a ouvir este áudio, tem fé; quer participar na campanha de Israel, mas isso não quer dizer que tenha uma fé inteligente, pois esta é justa, racional e não toma iniciativa em prol do que sente, mas do que é justo, verdadeiro e está escrito na Palavra de Deus.

Não é justo pagar com a mesma moeda, sentir, pois não lhe traz o mesmo resultado, mas o INFERNO. Então, avalie tudo o que tem feito para Deus, todos os dias. Não são suficientes as conquistas passadas, pois a fé inteligente vive o AGORA!

Fique a sós com Deus, pois, assim, não verá os demais, mas olhará para o seu interior, vendo quem é para Deus e o que Lhe apresenta.

Continuamos amanhã, no 10º Dia, falando sobre a vida de Jacó.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

60 comentários

  1. pois e verdade devemos ter muito cuidado com os sentimentos porque usando sentimentos estamos perdidas então devemos usar a fe Racional ou seja o agora e assim sendo não tem como não dar certo Deus não muda a vida de ninguém através de sentimentos por isso temos que ter muito cuidado bom dia Deus vos abençoe Funchal 1

    Ver mais
  2. Bom dia Dona Viviane e Dona Sara ,

    … Após ter dado um “jeitinho” , as consequências vão vir ao teu encontro , isto é facto !!!

    Não adianta fugir ! Antes tivesses encarado o problema de frente .

    Até quando vais fugir ? Até quando vais continuar dando um “jeitinho” nas adversidades ?

    Vais continuar a viver dos sentimentos e das emoções ?

    Um dia eu fiz essas perguntas pra mim mesma ; respondi-as e dei um basta naquela bola de neve .

    E todos os dias continuo a me questionar , para não voltar a cometer os mesmos erros , porque sei as consequências .

    Forte Abraço !!!

    Ver mais
  3. Ola Dn. Vivi e Dn. Sara
    A fé inteligente não nos faz lutar para resolver as consequencias, e ficar administrando problemas. Mas sim lutar, se esmerar para ir de encontro a raiz do problema. Se eu tenho um problema com outra pessoa como Esaú tinha, devo voltar e reconciliar como o proprio Sr. Jesus nos orientou.
    Um grande abraço!

    Ver mais
  4. Doña viví ,

    Só posso mudar a situación , con el sacrificio , e actuó por la fé sin miedo e inseguridad , e ser sincera , a minha actitude. Cual ten sido o meu sacrificio ? E assim Fazer diante desta fé racional e do que es justo e verdadero .

    Muchas Gracias
    Beijos
    Dri

    Ver mais
  5. Buenos días Dña vivi!

    En esta campaña éstoy haciendo todo diferente a las otras
    No sólo mo intencion es de cambiar sino de llamar la atención de Dios! Como Dios me está viendo? Como son mís sactitudes?y mi carácter?

    Todo esto me está incomodando!

    Un saludo Graci.

    Ver mais
  6. Bom dia dona Vivi!

    É muito importante essa avaliação, pois é o momento em que ficamos a sois com Deus, e é nessa hora que Ele mostra nitidamente aquilo que somos, e que tipo de oferta temos sido para Ele!
    Porque não vale eu ficar chateada com a pessoa que recebeu a sua benção (mesmo tendo a atitude que Jaco teve) não cabe a mim fazer justiça com as minhas próprias mãos, mas quando eu sou a verdadeira oferta para Deus, eu deixo Deus fazer a justiça por mim!

    Pensando melhor sobre o assunto, quantas vezes eu me senti assim como Isaú se sentiu, quando perdeu a sua benção, porquê? Porque não quis me sacrificar, ou limitei-me em fazer do meu jeito e depois fiquei frustrada porque as coisas não deram certo, é uma sensação angustiante! Por isso que dessa vez, eu não posso errar, tem acontecido muitas coisas contra, mas é bom sinal, porque eu já consigo ver as mãos de Deus agindo da minha vida! E vem coisa grande por ai!

    AGORA É A MINHA VEZ!

    Beijinhos!

    Ver mais
1 2 3 10