A vida de Jacó – 8º Dia
- 2
- Jul
- 2013
Olá a todos. Estamos de volta. É o 8º Dia que falamos sobre a vida de Jacó.
“Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, servirás; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.” (Gn.27:37-40)
8ºDia – Esaú: A oportunidade perdida
Quem diria… Esaú fez tudo certinho, mas chegou atrasado, pois não o fez no momento devido. Não se deu conta, anteriormente, porque tinha o seu irmão como o único“ enganador”, acusando-o de traição, quando ele próprio, pela fome, vendera o seu direito de primogenitura. Isso, Esaú não avaliou e, como consequência, perdeu a sua oportunidade.
Quantos de nós perdemos oportunidades, quando olhamos para os erros alheios? Esperamos que os demais mudem, quando somos nós que devemos fazê-lo. E a oportunidade passa…
Fez-me recordar, que será exatamente como no momento em que o Senhor Jesus voltar: “E agora… eu fiz tudo. Estava como obreira, a atender, na reunião. Dava as minhas ofertas e dízimos. Porquê?!”
Porque não se deu conta; não olhou para si, mas apenas para o que os outros deveriam mudar.
De fato, Jacó não estava certo, mas Esaú também não tinha credibilidade para apontar o erro do irmão, pois também havia errado.
Muitas vezes, isso é o que acontece: A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro. E isto é muito problemático, pois enquanto olhar para os demais, não alcançará mudança. Isto só acontecerá, quando sentir a sua própria dor.
E é o Espírito Santo que revela a nossa condição. Isto não acontece “à força”, ou baseando-se em atitudes alheias: Fazer porque os demais fazem, e participar porque ficaria “chato” não fazê-lo.
Quer dizer, age para aparentar aos demais ou igualar-se a eles, mas não reconhece as próprias falhas. Então, perde a sua oportunidade. E quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, porque fez algo enganoso, irreal, que não revela uma entrega sincera e verdadeira.
Se está a participar na campanha “Agora é a minha vez!”; “Cansei de seu eu!”, dê um BASTA a tanto engano e ilusão. Reconheça o seu próprio estado, para que, então, não passe a sua oportunidade.
Encontramo-nos amanhã, em continuação à vida de Jacó.
Lidia Da Cruz
Julho 3, 2013 às 16:21
Boa Tarde
E como a palavra de Deus nos ensina, tirar a trave dos nossos olhos antes de tentar tirar a dos outros, nos nunca vamos conseguir mudar os outros, temos que ser nos a mudar-mos primeiro para que Deus possa honrar
Deus abencoe
Sintia-Rússia
Julho 3, 2013 às 13:24
Muito forte!
Somente mudamos quando sentimos a dor do nosso erro, quando encaramos ele de frente, e passamos a ódia-lo, ou seja reconhecemos e assim partirmos para mudança.
Temos agora uma Grande oportunidade de mudarmos.
Eu não vou deixar passar essa oportunidade, nem despreza-la.
Na fé.
Patrícia Silva- Porto
Julho 3, 2013 às 13:17
Muito forte. Devemos olhar para os nossos erros em vez de olhar para os dos outros. A mudança tem de começar por nós.
PALOMA SAN MIGUEL (ESPAÑA)
Julho 3, 2013 às 11:29
Cuando yo me quedo mirando para los errores de los demas y no los mios para poder ser usada por Dios, no puedo estar comiendo del plato que el mal me pone ,si no mirar las cosas buenas por que de esas cosas buenas una aprende y entonces Dios puede usarme y darnos esa oportunidad, y no perderla.
Diana Silva - CES Gaia
Julho 3, 2013 às 10:12
Bom dia querida D.Viviane,
Só quando eu vejo o meu próprio estado é que me revolto, que tomo atitude e parto para o Sacrifício.
Mas enquanto eu olhava para o que estava ao meu redor eu não me dava conta do que estava no meu interior, me frustrava com certas situações que me aconteciam e acabava deixando de agir a fé, perdendo oportunidades.
Mas Deus é maravilhoso e todos os dias Ele nos dá uma nova oportunidade. Agora, vendo o meu estado é preciso agir a fé!
Beijo enorme
Marta Xavier
Julho 3, 2013 às 7:51
Bom dia, vejo que devemos olhar para dentro de nós e descobrir todos os “monstrinhos”, ao invés de apontar o dedo à outra pessoa. Primeiramente devemos olhara para dentro de nós e ver aquilo em que temos que mudar. Só assim teremos credibilidade em ajudar a outra pessoa. Não podemos deixar em caso algo que a nossa oportunidade passe.
Agora é a minha vez!
Na fé