A vida de Jacó – 8º Dia
- 2
- Jul
- 2013
Olá a todos. Estamos de volta. É o 8º Dia que falamos sobre a vida de Jacó.
“Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, servirás; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.” (Gn.27:37-40)
8ºDia – Esaú: A oportunidade perdida
Quem diria… Esaú fez tudo certinho, mas chegou atrasado, pois não o fez no momento devido. Não se deu conta, anteriormente, porque tinha o seu irmão como o único“ enganador”, acusando-o de traição, quando ele próprio, pela fome, vendera o seu direito de primogenitura. Isso, Esaú não avaliou e, como consequência, perdeu a sua oportunidade.
Quantos de nós perdemos oportunidades, quando olhamos para os erros alheios? Esperamos que os demais mudem, quando somos nós que devemos fazê-lo. E a oportunidade passa…
Fez-me recordar, que será exatamente como no momento em que o Senhor Jesus voltar: “E agora… eu fiz tudo. Estava como obreira, a atender, na reunião. Dava as minhas ofertas e dízimos. Porquê?!”
Porque não se deu conta; não olhou para si, mas apenas para o que os outros deveriam mudar.
De fato, Jacó não estava certo, mas Esaú também não tinha credibilidade para apontar o erro do irmão, pois também havia errado.
Muitas vezes, isso é o que acontece: A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro. E isto é muito problemático, pois enquanto olhar para os demais, não alcançará mudança. Isto só acontecerá, quando sentir a sua própria dor.
E é o Espírito Santo que revela a nossa condição. Isto não acontece “à força”, ou baseando-se em atitudes alheias: Fazer porque os demais fazem, e participar porque ficaria “chato” não fazê-lo.
Quer dizer, age para aparentar aos demais ou igualar-se a eles, mas não reconhece as próprias falhas. Então, perde a sua oportunidade. E quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, porque fez algo enganoso, irreal, que não revela uma entrega sincera e verdadeira.
Se está a participar na campanha “Agora é a minha vez!”; “Cansei de seu eu!”, dê um BASTA a tanto engano e ilusão. Reconheça o seu próprio estado, para que, então, não passe a sua oportunidade.
Encontramo-nos amanhã, em continuação à vida de Jacó.
Letícia Figueiredo - Rússia
Julho 3, 2013 às 6:47
Muito forte a mensagem de hoje, pois e algo que aprendi a algum tempo… eu acredito ser o segredo para mudança, e o primeiro passo que e : RECONHECER!
E quando eu reconheço a minha condição de espirito, eu odeio, e vou com tudo para cima do problema o eliminando, sacrifico e ai sim alcanço a transformação desejada!
Mikaela Marcos (Almada Portugal)
Julho 3, 2013 às 1:56
Olá D.Viviane, nesta Fogueira Santa estou só com Jesus e isto inclui olhar para mim, para os MEUS erros, como a senhora disse, e tenho a certeza que esta é a melhor maneira de aproveitar esta oportunidade..Já errei muito olhando apenas para os erros dos outros e “escondendo” de mim mesma os meus erros..Agora chegou a minha vez, não só de vencer mas também de encarar os meus erros para deixar de ser Jacó! Ter um novo nome, e só irei conseguir se mudar e para isso e definitivamente necessário ir a caça! Ir a caça dos meus erros, falhas e sentimentos para mudar o meu futuro!
Obrigada por mais essa meditação!
beijinhos
Mikaela Marcos (Almada Portugal)
Julho 3, 2013 às 1:52
Olá D.Viviane, nesta Fogueira Santa estou só com Jesus e isto inclui olhar para mim, para os MEUS erros, como a senhora disse, e tenho a certeza que esta é a melhor maneira de aproveitar esta oportunidade..
Tatiana Soares
Julho 3, 2013 às 1:01
É realmente, quantas oportunidades veio até a mim e eu a deixei passar, agora chegou a vez de mudar esse quadro segui em frente e não olhar para o que já passou,.
maria do carmo
Julho 3, 2013 às 0:47
boa noite D.viviane é verdade DEUS tem nos dado tantas oportunidade de mudar de vida mais muitas das vezes a pessoa esta acostumada com uma vidinha sem jeito que nem ata nem desata mais mesmo assim fica se achando com uma vida toda amarado mais nao faz nada para mudar e a oportunidade passa ai fica se quéchando E se questionando, porque a sua vida nao muda,mais é claro como é que vai mudar se a pessoa é maliciosa só faz se o outro faz e mesmo assim faz mal nao leva a serio no que esta a fazer depois fica chorando e se lamentando e emplorando a benço do pai ,e a oportunidade passa e ele fica vendo o navio passando de longe. A HORA É AGORA NAO SEJA UM ESAU NAO DEIXA A SUA OPORTUNIDADE PASSAR AGARA HÁ COM TODA A SUA FORÇA COMFIA NO DEUS DE ISRAEL COLOCA TODA A SUA FORÇA NO ALTAR SACRIFICA ASSIM NUNCA MAIS VAIS SE EMPLORANDO PELO BANÇO DO PAI, PORQUE O DEUS TODO PODEROSO VAI TE TORNAR A PROPRIA BENÇO.FJE ALCOBAÇA
RUTE
Julho 3, 2013 às 0:42
OLÁ D. VIVI MUITO FORTE ESSA PALAVRA, NOS TEMOS QUE OLHAR CONSTANTEMENTE PARA DENTRO DE NÓS
PARA VERMOS COMO TEMOS PROCEDIDO DIANTE DE DEUS…