A vida de Jacó – 8º Dia

Viviane Freitas

  • 2
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 8º Dia

  • 2
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Estamos de volta. É o 8º Dia que falamos sobre a vida de Jacó.

“Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, servirás; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.” (Gn.27:37-40)

8ºDia – Esaú: A oportunidade perdida

Quem diria… Esaú fez tudo certinho, mas chegou atrasado, pois não o fez no momento devido. Não se deu conta, anteriormente, porque tinha o seu irmão como o único“ enganador”, acusando-o de traição, quando ele próprio, pela fome, vendera o seu direito de primogenitura. Isso, Esaú não avaliou e, como consequência, perdeu a sua oportunidade.

Quantos de nós perdemos oportunidades, quando olhamos para os erros alheios? Esperamos que os demais mudem, quando somos nós que devemos fazê-lo. E a oportunidade passa…

Fez-me recordar, que será exatamente como no momento em que o Senhor Jesus voltar: “E agora… eu fiz tudo. Estava como obreira, a atender, na reunião. Dava as minhas ofertas e dízimos. Porquê?!”
Porque não se deu conta; não olhou para si, mas apenas para o que os outros deveriam mudar.

De fato, Jacó não estava certo, mas Esaú também não tinha credibilidade para apontar o erro do irmão, pois também havia errado.

Muitas vezes, isso é o que acontece: A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro. E isto é muito problemático, pois enquanto olhar para os demais, não alcançará mudança. Isto só acontecerá, quando sentir a sua própria dor.

E é o Espírito Santo que revela a nossa condição. Isto não acontece “à força”, ou baseando-se em atitudes alheias: Fazer porque os demais fazem, e participar porque ficaria “chato” não fazê-lo.
Quer dizer, age para aparentar aos demais ou igualar-se a eles, mas não reconhece as próprias falhas. Então, perde a sua oportunidade. E quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, porque fez algo enganoso, irreal, que não revela uma entrega sincera e verdadeira.

Se está a participar na campanha “Agora é a minha vez!”; “Cansei de seu eu!”, dê um BASTA a tanto engano e ilusão. Reconheça o seu próprio estado, para que, então, não passe a sua oportunidade.

Encontramo-nos amanhã, em continuação à vida de Jacó.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

80 comentários

  1. é verdade quantas vezes fiquei parada ao olhar para os outros, e enquanto isso a vida deles continuava e a minha estava parada, mas desde que aprendi a olhar só para o Senhor Jesus, não olho mais para os erros dos outros e sim para os meus, e sim preocupo-me com o que Deus quer que eu mude, e em ouvir a sua voz.

    Ver mais
  2. Bom dia, esaú ele tinha entregado o seu direito de primogénitura a seu irmão Jacó. Jacó aproveitou aquela oportunidade de ter aquele direito, mas logo depois jaco cometeu um erro que foi se fingir de esau , enganar o seu pai e obter aquela benção e esau ai o condenou nao olhando para os erros que tambem tinha feito. Nos temos de olhar para nos, reconhecer que temos erros e que precisamos de Deus para nos guiar e nao apenas ver que os outros tenham erros! Na fé!

    Ver mais
  3. Olá d.Vivi, as oportunidades vêm e passam, quando aproveito tenho resultados e quando deixo passar por causa de dúvidas, olhar para os outros a minha força não é igual, isso acontece quando não estou atenta para ouvir a voz de Deus e distraída com outras coisas. Mas quando dou ouvidos ao que Deus quer de mim aí sim aproveito cada oportunidade e o sobrenatural acontece na minha vida.

    Ver mais
  4. Ola d. Vivi o que me chamou a atenção é quando a senhora disse que eu não mudo quando eu olho e sinto dor pelos erros dos outros mas quando eu olho para mim mesma e sinto dor pelos meus erros.

    Aí sim eu terei condições para mudar.

    Ver mais
  5. Olá D. Viviane

    Isso fez me analizar que quando eu procuro dar desculpas para mim mesma é porque eu ainda não fiz aquilo que devia fazer.

    Mas quando eu assumo o meu real estado, eu não fico preocupada com quem esta ao meu lado, se está na fé que eu ou não, não olho a circunstância. Pois eu trago a oportunidade para mim, ela fala directamente comigo, porque estou cansada da vida que tenho vivido, porque já não aceito mais ser a mesma e me revolto comigo mesma e falo AGORA É MINHA VEZ!

    Na fé.

    Beijinhos

    Ver mais
  6. Fazendo de qualquer forma, certamente é uma perca de tempo, mas em contrapartida, algo tão fácil.

    Como posso ver relamente se o que tenho feito é sacrifício? Se dói, mexe com a estrutura, e custa… então sim, é sacrifício!

    Boa noite!
    Na fé!
    Nagoma Daniela

    Ver mais
1 10 11 12 13 14