A vida de Jacó – 7º dia

Viviane Freitas

  • 1
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 7º dia

  • 1
  • Jul
  • 2013

Olá a todos, hoje já é o 7º Dia que falamos sobre a Vida de Jacó, e agora chega Esaú… Vamos ver o que acontece:

“Mal acabara Isaque de abençoar a Jacó, tendo este saído da presença de Isaque, seu pai, chega Esaú, seu irmão, da sua caçada.
E fez também ele uma comida saborosa, e trouxe a seu pai e lhe disse: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoes.
Perguntou-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? Sou Esaú, teu filho, o teu primogénito, respondeu.
Então, estremeceu Isaque de violenta comoção e disse: Quem é, pois, aquele que apanhou a caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que viesses, e o abençoei, e ele será abençoado.
Como ouvisse Esaú tais palavras de seu pai, bradou com profundo amargor e lhe disse: Abençoa-me também a mim, meu pai!
Respondeu-lhe o pai: Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção.
Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?”
(Gn.27:30-36)

7ºDia – A intenção de Esaú

Lamentavelmente, Esaú perdeu a sua oportunidade, mas isto não era de agora. Já estava dentro dele, pois, desde o início, não dava tanta importância a essa bênção. Sendo um homem forte, caçador, elogiado pelo pai, pois Isaque tinha preferência pelo filho mais velho, assim, ele achava-se seguro e tranquilo.

Quando se é aprovado perante os homens, e se permanece confortável com esta aprovação, muitos tornam-se confiantes em si mesmos, não procurando esta confiança da parte de Deus.

Esaú havia desprezado a bênção da primogenitura, a qual vendeu ao seu irmão, por causa da fome. Se reparar, no momento, não deu qualquer importância e, por isso, a sua oportunidade passou.
Não foi Deus que não lhe deu oportunidade ou porque ele fez tudo o que era suposto, trazendo a caça, que estaria garantido.

Jacó, mesmo tendo ido ao rebanho e sido ajudado pela mãe, alcançou a bênção. Já Esaú, mesmo tendo saído ao campo, não foi aceite.

Porquê?

Porque da parte de Esaú, não havia boas intenções, apenas estava interessado na herança do pai, ou seja, na área física da bênção.
Apoiado na sua força como provedor, ele via igualmente a solução da sua vida, em forma da bênção material que o seu pai lhe daria.
Por isso, pensou que se vendesse a sua primogenitura, não teria quaisquer consequências. Mas teve, sim…

E hoje? E nós?! Como tiramos proveito desta mensagem de Esaú?

Qual é a minha intenção em ser a própria bênção? É para que as demais pessoas se submetam a mim, ou que o pastor me elogie, que eu seja honrada na minha família, no meu trabalho, pela conquista, etc.
Será que é por isto, pela parte física, pela aprovação humana, ou porque, realmente, quero algo que não consigo suprir?

Por exemplo, Jacó reconhecia não ser o “forte” e precisar daquela bênção. Já Esaú, achava ter forças, e a desprezou.

Qual é a sua intenção? Será que é para ser honrado, ou para que Deus seja glorificado através de si?

Veja a sua intenção, pois isso será apresentado juntamente com o seu sacrifício. Se entra com segundas intenções, não é total, pois ainda que faça toda a parte física, a parte espiritual não apresentou. E esta área demanda de si entrega, pois, tornando-se flexível, permite que Deus faça a Obra dentro de si, a qual, inevitavelmente, se refletirá no exterior.

Gostaria que você, amiga, percebesse, procurasse e avaliasse as suas escolhas, a sua determinação… São para glorificar a Deus ou a si mesma?

Pense nisso e encontramo-nos amanhã.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

81 comentários

  1. Boa tarde D.Viviane. Devemos analisar qual é a nossa intenção em sermos abençoadas ou em sermos a própria benção. Se é para obtermos a aprovação dos homens ou para glorificarmos o nosso Deus?! Essa questão não se pode resumir apenas á fogueira santa mas sim a tudo. Em tudo o que fizermos temos que analisar se estamos a glorificar o nome de Deus através da nossa vida ou se estamos a glorificarmo-nos a nós mesmas. Quando o desejo é glorificar a Deus então a entrega é completa, sem reservas e é disso que Deus se agrada. Isso é o verdadeiro sacrificio e que traz resultados quer sejam eles fisicos ou espirituais. Beijinho.

    Ver mais
  2. Dona Viviane
    Obrigado pela mensagem maravilhosa, a senhora falou de certas coisas q me vao ajudar cada vez mais nesta busca da nova identidade e transformacao de carater.
    Deus abencoe a senhora 100 vezes mais por se deixar ser uzada pelo Espirito Santo para nos ajudar na nossas vida spiritual.
    Obrigado

    Ver mais
  3. Bom dia dona Viviane ,

    Eu já agi de forma egoísta como Esaú , querendo apenas ser beneficiada com as bençãos de Deus para a minha própria glória , quão burra eu fui naqueles tempos , acabei por perder até o que tinha . Fiquei anos na igreja com a vida fracassada querendo fazer do meu jeito e priorizando apenas as minhas necessidades e tudo acabou em frustração . Pela misericórdia de Deus não fui banida da face D´Ele , aprendi a minha lição e entreguei-me a ELE 100% no seu Altar , pois decidi dar um basta naquela vida de engano , orgulho , soberba e prepotência , despojei-me de tudo e parti pro Altar , pedi pra que Deus me transformasse , pois eu não queria ser mais enganadora , interesseira , eu queria conhece-lo de verdade e assim foi , a partir dali tudo foi diferente e hoje estou nessa Fé no Vau de Jaboque para que Deus seja glorificado através da minha vida , para ELE e somente ELE fique em evidência .

    Forte Abraço

    Ver mais
  4. Querida D. Vivi,
    A minha intenção é glorificar o meu Deus com a minha vida, ser um instrumento Dele para levar vida ás pessoas.

    Sacrificar para Ele o meu melhor, a minha entrega vigiando para nunca querer agradar a homens nem a mim mesma, mas tudo que faço e fizer seja exclusivamente para o meu Senhor!
    Ele merece todo o meu sacrificio, por mais doloroso que seja… Não há nada que pague o que Ele fez por mim….

    Beijinhos.

    Ver mais
  5. Ninguém está garantido no Reino de Deus! É necessário valorizar a oportunidade que a cada dia recebemos como se fosse a ultima chance! Por isso que tem que existir sinceridade, pois se a intenção do coração não for boa, ainda tem como mudar isso, mas quando a pessoa se engana a ela mesma, deixando dentro de si esse ranso, quem poderá salva-lá?

    Ver mais
  6. MUITO forte d.viviana essa mensagem nos faz refletir e pensar o isau deixou passar a grande oportunidade da sua vida por que se limitou apenas na sua propria capacidade fizica de conseguir as coisa por si proprio e pelo aquilo que o pai dele poderia lhe dar,e perdeu a grade chançe de ter aquele que iria mudar toda a sua vida para sempre o proprio DEUS o abençoador, e isau se tornar a propria benço.NOS não podemos deixar passar essa oportunidade de colocar toda a nossa vida no altar de DEUS e sacrificar o nosso tudo pelo tudo de DEUS e comfiar nele assim ele faz de nos a propria benço FJE alcobaça.

    Ver mais
1 6 7 8 9 10 14