A vida de Jacó – 5º dia
- 29
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.
E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.
_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._
_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._
_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._
_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._
_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._
_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._
_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)
5ºDIA – O SACRIFÍCIO
Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.
O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!
Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!
TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.
Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.
Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.
_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_
É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.
Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.
Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.
Até amanhã.
Angela Maria Anchieta de Pinho
Julho 1, 2013 às 13:22
e muito forte esta mesagen poriso eu quero me esfoso vive so con DEUS vive sempre navedade una abraso eum beijo para Sra viviane
Elen Correa
Julho 1, 2013 às 11:16
Ola D Vivi,
Definitivamente o sacrificio é algo constante.
Uma arvore por exemplo; para dar frutos é necessário semear a semente, regar, cuidada podar e algumas plantas precisam ate levar alguns cortes no tronco para que que venha dar frutos saborosos…
Na nossa nao e diferente, tem haver um processo de sacrifício para que o sacrifício seja saboroso aos olhos do nossa Pai e para que possamos ser a benção! Não é da noite para o dia….
Beijinhos
Ana Santos - Dublin, Ireland
Julho 1, 2013 às 9:10
Bom dia D. Viviane, Jaco teve a oportunidade de se corrigir pois foi questionado.
Mas preferiu continuar vivendo a mentira.
Ele nao sacrificou em nada.
O Sacrificio nao e so vivido durante a Fogueira Santa tem o depois tambem. Nao adianta ficar durante 2, 3 semanas negando a mim mesma e depois…pronto agora ja passou. Isso nao e nada, ainda que o sacrificio tenha sido perfeito eu vou estar anulando ele com a minha atitude e comportamento.
Esta Fogueira Santa para mim e unica pois o meu maior sacrificio vai ser feito no meu interior.
Deus abencoe a senhora
Ana
Amanda Rocio de Assis
Julho 1, 2013 às 4:52
Realmente, é muito forte, eu não aceito D.Viviane que dessa vez eu venha ser mais uma, agora é a minha vez, vou colocar toda a minha vida no Altar com toda revolta, na fé.
Vera Lucia C da Rocha
Julho 1, 2013 às 4:14
Gostei muito de aprender sobre os detalhes do sacrifício perfeito!
lorraine rodrigues
Julho 1, 2013 às 3:24
o perfeito sacrifício, isso sim é o ponto m ais importante. pois saber que não é apresentar o que queremos mas o que precisamos pois Deus quer.algo muito forte, jaco ele se referia a Deus como o Senhor do seu pai, ela nao tinha sequer nenhuma proximidade com Deus… quando buscamos ter intimidade com Deus, conseguimos ouvir a Sua voz e obedecer a Sua voz… essa é a diferença, para nos torna a própria benção.
na fé.