A vida de Jacó – 18º Dia

Viviane Freitas

  • 12
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 18º Dia

  • 12
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. É um prazer estar aqui convosco.

Não imaginam como o “dar” me faz bem. O fato de estar a cada dia a falar sobre a Vida de Jacó, tem-me feito muito bem, assim como a beneficia a si. E digo-lhe porquê: Como você é uma alma, eu também o sou, e, por isso, estamos juntas nesta jornada.

“Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas.
Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.”
(Gn.33:1-3)

Jacó já havia lutado com Deus, O qual transformou o seu nome para Israel. Só que, agora, ele deveria encarar o problema maior…

Mesmo que eu tenha travado uma batalha com Deus, isso não significa que eu não tenha que travar uma luta com aquilo que, para mim, ainda é considerado um “gigante”.

Quando estava a caminho para se encontrar com o irmão, levou toda a família e pertences. Poderia ter deixado tudo e todos em um lugar resguardado, seguro, onde ninguém os descobrisse, mas, ao fazê-lo, arriscou tudo o que tinha.

Agora, vendo Esaú de longe, que se aproximava e, com ele, quatrocentos homens – uma quantidade acima da sua comitiva – enfrentava o seu “gigante”.

“Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.”

Na primeira fila, os servos e os seus filhos. Atrás, Lia e os seus filhos. E, por último, Raquel e José. Estes, os que mais lhe custavam, pois a esposa, estéril, só passados muitos anos concebeu José, o filho que amou.

Tudo o que lhe exigiu maior sacrifício, foi o que mais ele amou. Isto é importantíssimo!

O que lhe custa muito, é o que mais retém o seu amor!

Valoriza, por exemplo, a sua mãe, porque ela viveu momentos difíceis consigo; sofreu “dores” em seu favor. Assim como valoriza quem se constituiu amiga de verdade, em função do sacrifício apresentado por ambas.
Quando há entrega, não apenas a nível de companheirismo, mas de sacrifício, existe amor verdadeiro.

“E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.”

Quem é que estava disposto? Quem havia lutado com Deus?

Jacó!

Quem luta com Deus, em função do seu sacrifício, fica só e adianta-se. Não espera Deus tomar as atitudes em seu lugar, mas dispõe-se a resolver todas as questões pendentes do passado; daquilo que ficou para trás.

Jacó tinha problemas com o seu irmão, mas veja o resultado de quem sacrifica para Deus! Torna-se “lindo”, de forma natural, prostrando-se, não perante o problema mas, de forma humilde, encara o que antes temia! Substitui o medo pela coragem de enfrentar, mesmo revelando-se uma verdadeira ameaça à sua vida.

Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

35 comentários

  1. Boa noite, quando tenho essa coragem dentro de mim ela é fruto do meu Sacrifício para com Deus, de minha definição!!
    Com essa coragem eu consigo ter direção, e enfrento tudo o que antes eu fugia de resolver; é uma certeza tão grande que não dá espaço para sentimento algum!!
    E a resposta é certa!

    Deus abençoe!

    Ver mais
  2. Quando há sacrifício, entrega total, há certeza eu não temo em encarar os meus problemas, pois há convicção, eu me adianto pois sei em quem tenho crido e sei que Ele e fiel para cumprir sua palavra.

    Ver mais
  3. Ele nao viveu uma emocao, ele poderia ter se despedido da familia antes de ver o irmao,para ser mais facil, mas aqui esta dizendo quando ele viu seu irmao ( ele se adiantou ) se despojou de tudo.Agora ele era a propria bencao , Deus nao o desampararia, ele foi contra aquele medo,….porque ele poderia fugir do irmao pelo resto da vida sem precisar enfrenta-lo, mas o encomodo que ele tinha era muito maior por que era espiritual.
    -E ele mesmo se adiantando! O que tenho feito para reconhecer meus erros, meu genio, manias.O que eu tenho feito para ir contra eles?

    Muito forte

    Ver mais
  4. Por incrível que pareça eu estava a pensar justamente isso. Que é preciso eu ir além e tomar uma atitude.

    Ver mais
  5. Boa noite,

    Sem sacrifício não ha vitoria!
    Quando existe dor do sacrifício vem a certeza da vitória e então ai a dor
    fica minima e a certeza aumenta!

    Deus abençoe

    Ver mais
  6. Olá D. Vivi, normalmente aquilo que mais amamos foi o que noe conquistamos com mais dificuldade.. Quanto mais difícil é a nossa luta mais valor iremos dar no final! Algo que me chamou muito a atencao foi que Jaco se adiantou! Fez a parte dele, além de ter lutado com Deus ele se humilhou, se prostou e como Deus poderia diante desta atitude dele nao agir? Portanto o que tiro para mim desta situação e que nao adianta apenas sacrificar e ficar a espera, temos que enfrentar nossos gigantes pois se sacrificamos podemos confiar que Deus vai agir! 
    Beijos 

    Ver mais
1 3 4 5 6