A VERDADE – Episódio 113: A verdade da tristeza

Viviane Freitas

  • 13
  • Jul
  • 2023

A VERDADE – Episódio 113 : A verdade da tristeza

  • 13
  • Jul
  • 2023

O que está por detrás da sua tristeza?

A tristeza é um sinal de que você ama algo, que está relacionado com aquilo que está lhe machucando. Toda a tristeza aponta para quem ou que você ama.

Vamos saber melhor com aquilo que está escrito na Palavra de Deus:

“E perguntou-Lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Lucas 18:18

Nesta passagem, até parece que esse príncipe está interessado pela vida eterna, e, de fato, há muitas pessoas que querem a vida eterna. Querem ser salvas. Mas vamos entender melhor de que forma a pessoa que ser salva.

“Jesus lhe disse: Por que Me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.” Lucas 18:19

Em outras palavras: “Você me chama de Bom Mestre, mas existe um só que é Deus. Você está tentando entrar em negócio Comigo, pra que Eu diga uma forma fácil de herdar a vida eterna? Existe um Deus, existe alguém que está acima de você e sabe que o seu interesse não é porque Eu sou bom para você, não é porque você quer a verdade! O seu interesse é porque você quer apenas ser salvo, mas você não quer pagar o preço. Se você Me dissesse que Eu sou bom você viria a Mim determinado a mudar de vida, e não apenas fazer perguntas tentando achar uma forma de facilitar a sua entrada na vida eterna.”

“Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.” Lucas 18:20,21

Ou seja, esse príncipe tinha informação de Deus, mas até ali não tinha recebido nenhuma certeza da informação que tinha. Ele não desejou de fato e de verdade, apenas cobiçou.

Sabe, quando você cobiça, você tem interesse sobre algo, mas você quer facilidade. Pois, quando você quer realmente, quando você está procurando a verdade, então, você realmente está buscando qual é a forma que tem que fazer para sair desse engano!

Você pensa: “Eu não quero mais a mentira, eu não quero a facilidade. Eu quero saber a perfeita oferta que eu vou fazer e que agrada a Deus”.

“E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-Me.” Lucas 18:22

Sabe, as pessoas pensam que esse “vender tudo quanto o tens” são só os bens, mas o “vender tudo quanto tens” são todos os seus apegos. Não fique apegado às coisas que você tem. Isso atrapalha você, isso tem te enfermado.

Você tem se curvado a esses apegos, e não dá, você diz que observa a lei, os mandamentos, mas veja, se você amasse o próximo como a si mesmo, você teria feito, você teria cumprido mandamento, você teria se desfeito dos seus apelos.

“…vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-Me.” Lucas 18:22

Bem, parece simples ouvir a verdade, mas ela não é tão agradável assim. Porque demanda prática, demanda exercício de fé, obediência.

Quando se fala de obediência, significa que você tem que se desfazer do que vem agindo nos seus conceitos e sujeitar-se àquela obediência, orientação.

Será que você está disposto a “vender tanto quanto tens”? Pense sobre você. Observe ao que você tem se apegado: família, bens materiais, título, posição, reputação…

A verdade vai direto ao ponto, mas ela é a resposta para aqueles que são sinceros, não é a resposta daqueles fingidos. E nós podemos perceber quando somos fingidos: quando não praticamos o que devemos praticar.

Jesus disse para aquele príncipe:

“Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-Me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.” Lucas 18:22,23

Veja que a tristeza aponta o apego. A tristeza aponta quem é o seu senhor. A tristeza revela de quem você é escravo.

Sabe, quando você aprende a “vender tudo quanto tens”, todos os seus apegos e repartir pelos pobres, você aprende a não ter retorno do que você dá. Às vezes, você quer oferecer a Deus algo que você vai ter retorno, mas se você quer a vida eterna, se você quer o Espírito de Deus, a Mente de Cristo, o Espírito Santo, você tem que “vender tudo quanto tens”, tudo, todas as suas vontades, prioridades, tempo que você tem feito para certas coisas que você não abre mão, mas que tem impedido você de servir a Deus, porque você serve a si mesmo.

Se você está triste com a verdade, então é porque a sua pergunta inicial, o seu desejo inicial era por uma cobiça, e não era sincero.

Aí está um dos mandamentos: “Não cobiçarás”. E talvez você pensa assim: “Eu cumpro todos os mandamentos”, mas é aí que você se engana, pois, se você tivesse cumprido com todos os mandamentos, você não teria tormento, não estaria triste, não estaria preso. Você estaria livre, em paz, certo de que está fazendo a vontade de Deus.

A pergunta inicial desse príncipe até parecia que ele estava se importando com a vida eterna, e até a forma dele falar “bom mestre”… Da mesma forma, quantas pessoas falam “Deus, o Senhor é maravilhoso, o Senhor cuida de mim.” Mas, a pessoa não “vende tudo quanto tens”.

Se Ele fosse tão bom quanto você tem dito, você estaria retendo? Até as suas palavras dizem se você é verdadeiro ou se você é hipócrita.

Ficou triste com a verdade? Não deveria, se você é sincero, se você está procurando. Eu já me deparei triste com o que Deus mostrou que eu deveria fazer. E eu tive que ter coragem. E essa coragem, essa força, essa disposição para sacrificar, mostra que você quer ser sincera, e aceitar a verdade.

Observe o que aconteceu:

“E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” Lucas 18:24

Riquezas são tudo aquilo que você se apegou e tem valor. E é difícil para aqueles que estão apegados, que confiam mais nessas riquezas do que propriamente o que Deus tem para oferecer. Aí é uma escolha de cada um. Quem você vai escolher?

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#obreirotemquesaber#salvação#alma#tristeza

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*