A VERDADE – Episódio 112: Por que são poucos os salvos?

Viviane Freitas

  • 12
  • Jul
  • 2023

A VERDADE – Episódio 112 : Por que são poucos os salvos?

  • 12
  • Jul
  • 2023

Será que você entende o que é Salvação?

Você ouve muito falar isso dentro da igreja do Senhor Jesus, mas o que significa Salvação? A Salvação é necessária para todos os seres humanos. Inclusive, a pessoa que é batizada com o Espírito Santo precisa perseverar para manter-se salva.

Você sabe que nós seres humanos somos falhos, pecadores. Pecamos por aquilo que sentimos, pecamos por aquilo que, às vezes, desejamos, pecamos porque achamos que a nossa verdade é a verdade. Muita das vezes queremos ser resistentes à mudança, à correção e isso fala sobre a alma. Isso não diz respeito ao seu corpo físico, a sua saúde, não está falando sobre a sua família, está falando sobre você! Como você é com as pessoas, com os seus familiares, o que é prioridade na sua vida, o que é importante para você, inclusive, se a salvação é realmente uma necessidade que você tem ou se é apenas teoria.

Com os seus atos, com as suas atitudes, você mostra se a salvação é importante. Se você crê e almeja a Salvação.

Houve uma pessoa que disse:

“…Senhor, são poucos os que se salvam? E Ele lhe respondeu: Esforçai-vos para entrar pela porta estreita…” Lucas 13:23

Para entrar por essa porta estreita, você tem que se esforçar, se afinar, se adaptar parar entrar, porque essa porta é muito estreita, é muito apertada.

Por que isso? Porque a sua natureza, a natureza humana tem os seus desejos, seus sentimentos, seus pensamentos, suas opiniões, os seus planos, a sua vontade, e isso fala do seu reino.

Quando se fala de você, da sua alma, está falando do seu reino, do que você conhece, do que você guarda, inclusive das coisas que você já vivenciou nessa vida.

Então, muitas vezes aquilo que você vivenciou no passado te conduz hoje a ser uma pessoa dessa forma, ou seja, você é mais ríspida, mais ignorante, você não dá importância a valores morais. Talvez pelo que você passou no passado, às vezes, você fica ferido, ofendido… e quando alguém cita o nome de uma pessoa, você começa a murmurar, a se irritar, a julgar, a condenar…

Quantas vezes você cometeu erros, pecados, até com uma irritação, você disse coisas para si mesmo que ninguém ouviu, mas o que isso diz a seu respeito? Isso retrata a sua alma, e é ela que precisa ser salva.

O seu corpo físico não é a grande questão. A questão maior é a sua alma, é o que você sente, é o que você deseja, é o que você planeja, são os seus pensamentos, é a sua opinião, é a sua vontade.

Por isso, o Senhor Jesus respondeu aquele homem que perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?”

“E Ele lhe respondeu: Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque Eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” Lucas 13:24

Que interessante! Por que muitos vão procurar entrar e não poderão entrar pela porta estreita? Porque não se adaptaram, não se esforçaram para entrar pela porta estreita. Querem entrar do seu jeito. Querem buscar a Deus do seu jeito.

“Quando tiver tempo, eu leio a Bíblia, eu falo com Deus e pronto e acabou.” Não existe esforço, não existe raciocínio, não existe vigilância, nem conhece nada a seu respeito, pois está observando mais as pessoas do lado de fora. Então, você não está olhando para si, não está procurando ser salvo. Você está procurando resolver as questões do lado de fora.

Como você age consigo mesmo? Você tem se observado? Tem observado seus pensamentos? Tem observado aquilo que você nutre, aquilo que você sente, as suas reações, o seu comportamento?

Você tem se assistido, como um filme? Sabe, quando você assiste um filme, você dá o play para começar. E você pode fazer isso a qualquer momento da sua vida e “dar o play ou voltar” esse filme, para poder assistir ao que já aconteceu com você no dia de hoje, ontem, anteontem, essa semana, esses dias…

Para o que você faz tempo? O que é importante para você? O que fere você?

Ah! Talvez o que te machuca é tudo que te pertence… seus bens, seus familiares, sua família, mas você já clamou, já chorou, já insistiu, já pediu resposta a Deus, daquilo que você tem agido? Você tem sentido mal com o seu comportamento? Você tem insistido em pedir a Deus para mudar? Você tem, não só pedido a Deus, mas também tem exercitado a fé, quanto àquilo que você precisa fazer?

Bem, essas perguntas mostram se há uma vigilância. Se você não vigia, você apenas vê as pessoas, julga as pessoas, é resistente em aprender, em mudar. Você olha para as pessoas e pensa que o erro está nelas. Quando, na verdade, o esforço está relacionado ao nosso querer em mudar.

Jesus disse: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque Eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” Ou seja, muitas pessoas vão procurar entrar por essa porta, mas que procura é essa? Às vezes, a pessoa está procurando apenas ser batizada com o Espírito Santo, entrar na Obra, ser um obreiro, ser participativo na igreja, mas não está procurando observar a si mesmo.

Quer dizer, dá mais importância ao que faz, porque se sente um pouco melhor, do que propriamente querer um relacionamento com Deus.

Vou dar um exemplo muito simples, você que é casado, que tem pai, tem mãe, tem alguém na sua família, você se relaciona como? Você se relaciona com essa pessoa assim: “Olha, eu limpei a casa, eu fiz a comida, e esse é o meu relacionamento com você?” É isso? É assim que você se relaciona com a sua família, com o seu marido, com a sua esposa? Você fala: “Eu trouxe o dinheiro pra casa, tem aí o dinheiro pra você comprar comida…” É assim? Ou você fala sobre si, se expressa, aprecia, diz das suas debilidades…?

Quando você é próximo sua família, do seu cônjuge, você expressa sobre si mesmo, não a sua opinião, não estou falando disso não, eu estou falando dos seus erros… você expressa sobre aquilo que você não fez bem, que você errou, que você pecou…

No seu relacionamento, você aprecia aquelas pessoas que estão próximas de você não porque elas trazem comida, te dão a casa limpinha, mas você aprecia pela paciência, pela constância, não é assim? Isso é relacionamento!

Agora, imagina você com Deus! Você pensa que se relacionar com Deus é você trazer apenas uma alma para ser salva? Não! Isso faz parte quando você está tratando muito bem da sua alma, cuidando da sua alma, olhando, observando os seus pensamentos, seus sentimentos, a sua conduta, as suas palavras, o que se alimenta na sua mente, o que você deseja, a sua vontade.

Quando você disciplina tudo isso, você está fazendo um esforço, você está se adaptando à vontade de Deus, não ao seu jeito, ao seu reino.

E para obedecer a Deus, existe esforço, existe renúncia da sua parte, do seu reino, da sua vontade para fazer a vontade de Deus! Renúncia do seu jeito para obedecer ao jeito de Deus, ao que Deus quer.

“Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;” Lucas 13:25

Parece que essa pessoa que bate na porta é muito próxima de Deus, não é? Chama-O de Senhor, insiste para que o Senhor abra a porta, e o Senhor responde e diz assim: “não sei de onde vós sois”.

Agora, eu pergunto para você: como é que você não conhece alguém? Quando ela só faz a parte física, mas não fala nada dela mesma. Ela não reconhece as suas falhas, não assume os seus erros, não se molda, não muda… Então, ela não se fez presente, não se relacionou com aquela família, pode estar dentro daquela casa, mas não se relacionou.

“Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.

E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade.” Lucas 13:26,27

Se Deus não te conhece, então é porque você pratica a iniquidade e acha normal. Você acha normal o seu pecado, você não se incomoda, você não se aproximou de Deus, é… mas você tomou da Santa Ceia, você ouviu a Palavra de Deus, mas você não se aprontou, você não atentou para si.

De repente, você estava lá na igreja, e pensando em outras pessoas que precisavam ouvir o que você estava ouvindo, mas não foi para você a palavra.

“… Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.” Lucas 13:28

Ou seja, esses que não se aprontaram, que não se reconheceram, que não se observaram, que não vigiaram a si mesmos, vão chorar, vão ranger os dentes quando virem Abraão, Isaque e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus. Porque esses pensavam que estavam incluídos, que eram cristãos, mas praticavam a iniquidade porque não se viram.

Se você não olhar para si mesmo, não se assistir, certamente é porque você pratica a iniquidade, porque não há correção. E não há proximidade de Deus.

E para que o Salvador? Se você não se vê necessitado e doente, espiritualmente falando…

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#obreirotemquesaber#servodeDeus#salvação

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*