Silvia Alvarenga

  • 17
  • Mai
  • 2010

A Inveja

  • 17
  • Mai
  • 2010



“Certo dia, uma serpente voraz tentava abocanhar um indefeso vaga-lume, quando este se voltou para ela e lhe perguntou – senhora serpente, como é que um animal tão poderoso me deseja aniquilar? A serpente respondeu – o teu brilho fascina-me e, como não o posso ter, tenho que te matar”.

Como surge a inveja ?
A inveja vem através do olhar, e quando esta percebe que não tem o que o outro tem e desfruta, vêm os pensamentos que dão o arranque para um desassossego da alma. E quanto mais a pessoa vai nutrindo esses pensamentos, que parecem ser algo óbvio, vai aumentando a desgraça dentro de si. Eu quero dizer com isso, que aquela semente começa a brotar.
Ninguém quer admitir que tem tal coisa, mas todos estamos sujeitos a ela. É um pecado que seduz de tal maneira, que a pessoa muda de comportamento. 
Ela deixa de ser livre para ser uma presa dos seus sentimentos. E isso pode-se ver, justamente, quando vem a tona aqueles pensamentos que temos de nós próprias, que somos inferiores.

Ninguém quer ser menos, nem incapaz de ser boa o suficiente. E quando vemos o que os demais têm, e não atingimos o sucesso como vemos, somos bombardeados com aqueles sentimentos que percebemos de imediato, que nos traz algo negativo.
A inveja é um sentimento de roubar o que o outro tem. Não quer conquistar apenas, mas quer arrancar da outra pessoa e trazer exclusivamente para si. Quer ser o centro das atenções, quer ser mais bem sucedida do que fulano. E quando vem aquela “boa notícia” da tal pessoa de quem ela sente inveja, ela tenta ignorar ou até mesmo mudar de assunto, para não dar a atenção que a outra merece.
E daí que surgem as brigas, contendas, difamações e guerras. O terror começa a se fazer presente, no relacionamento entre familiares, empregados e estudantes.
Se todos nós somos bombardeados com pensamentos malignos, o que devemos fazer então? Temos que dominar tal sentimento.
Sabe como?
Aprenda a ceder ou a dar, justamente a pessoa por quem você tem este sentimento. Se você dá, você controla os impulsos do sentimento, que insinua você fazer o contrário. Em outras palavras, é você quem age de uma forma inteligente, contra a estratégia dos próprios impulsos e que impõe o que tem que ser feito.

Você verá o peso sair de cima!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

25 comentários

  1. olá dona vivi eu tenho uma "amiga" que tem muita inveja de mim e ela não esconde de ninguém de de mim, quando conquisto algo ela fica até sem falar comigo por dias, o pior que nós trabalhamos juntas, já trouxe na igreja mas nada ela queria o que eu tinha com 2 dias de igreja, como não teve saiu com raiva, não sei o que fazer, estou tentando me afastar, ela tem inveja até dos meus amigos,da minha família, minha filha até da minha irmã, já que a dela não fala com ela, e a minha é minha amiga.ore por mim

    Ver mais
  2. you are invited to follow my blog

    Ver mais
  3. Pra mim a inveja e a falta de capacidade de conquistar suas proprias coisas, e assim fica cobiçando as coisas dos outros, e acaba se dando mal por causa de suas atitudes.
    Elaine Santos

    Ver mais
  4. A inveja é sempre tentar rouba o que os outros tem,é um sentimento maligno e destruidor.
    Cyene Leandro
    Vitória – ES

    Ver mais
  5. A inveja corrói a pessoa!
    Temos q lutar a cada instante p/ ñ termos esse tipo de sentimento.

    Ver mais
  6. É isso mesmo que eu tenho feito, mas tenho que fazer ainda mais. Não aceito dar vazão a esses sentimentos horrorosos!
    Às vezes, não sentimos a vontade de que a outra pessoa não tenha o que alcançou mas não ficamos sinceramente felizes pelo sucesso dela, e desse sentimento eu não gosto nem um pouco…

    Ver mais
1 2 3 4