Silvia Alvarenga

  • 17
  • Mai
  • 2010

A Inveja

  • 17
  • Mai
  • 2010



“Certo dia, uma serpente voraz tentava abocanhar um indefeso vaga-lume, quando este se voltou para ela e lhe perguntou – senhora serpente, como é que um animal tão poderoso me deseja aniquilar? A serpente respondeu – o teu brilho fascina-me e, como não o posso ter, tenho que te matar”.

Como surge a inveja ?
A inveja vem através do olhar, e quando esta percebe que não tem o que o outro tem e desfruta, vêm os pensamentos que dão o arranque para um desassossego da alma. E quanto mais a pessoa vai nutrindo esses pensamentos, que parecem ser algo óbvio, vai aumentando a desgraça dentro de si. Eu quero dizer com isso, que aquela semente começa a brotar.
Ninguém quer admitir que tem tal coisa, mas todos estamos sujeitos a ela. É um pecado que seduz de tal maneira, que a pessoa muda de comportamento. 
Ela deixa de ser livre para ser uma presa dos seus sentimentos. E isso pode-se ver, justamente, quando vem a tona aqueles pensamentos que temos de nós próprias, que somos inferiores.

Ninguém quer ser menos, nem incapaz de ser boa o suficiente. E quando vemos o que os demais têm, e não atingimos o sucesso como vemos, somos bombardeados com aqueles sentimentos que percebemos de imediato, que nos traz algo negativo.
A inveja é um sentimento de roubar o que o outro tem. Não quer conquistar apenas, mas quer arrancar da outra pessoa e trazer exclusivamente para si. Quer ser o centro das atenções, quer ser mais bem sucedida do que fulano. E quando vem aquela “boa notícia” da tal pessoa de quem ela sente inveja, ela tenta ignorar ou até mesmo mudar de assunto, para não dar a atenção que a outra merece.
E daí que surgem as brigas, contendas, difamações e guerras. O terror começa a se fazer presente, no relacionamento entre familiares, empregados e estudantes.
Se todos nós somos bombardeados com pensamentos malignos, o que devemos fazer então? Temos que dominar tal sentimento.
Sabe como?
Aprenda a ceder ou a dar, justamente a pessoa por quem você tem este sentimento. Se você dá, você controla os impulsos do sentimento, que insinua você fazer o contrário. Em outras palavras, é você quem age de uma forma inteligente, contra a estratégia dos próprios impulsos e que impõe o que tem que ser feito.

Você verá o peso sair de cima!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

25 comentários

  1. Dna Vivi; que forte.

    Ver mais
  2. D.Vivi é como a própria bíblia diz:
    "O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos" Pv: 14.30

    Bjinhos: Paully Santos

    Ver mais
  3. Olá…tenho inveja de uma obreira da igreja, ciúmes. Nunca conversei com ela, mas tenho inveja. Como fazer com esse sentimento??? Peço á Deus todos os dias para me ajudar a arranca isso de mim.

    Me ajuda, por favor.

    Ver mais
  4. Se temos capacidade de conquistar o que pensarmos, não há necessidade de sentirmos inveja.
    Ouvi uma vez, uma mulher de Deus dizendo:"Se você não está disposto a fazer o que a outra pessoa fez para obter sucesso, não tenha inveja dela."
    Se não lutamos, não nos esforçamos, não temos porque desejar o que não é nosso.
    O esforço para alcançar nossos objetivos nos afasta da inveja.

    Ver mais
  5. De fato d. Viviane todos nós estamos sujeitos a ter inveja mas temos que reconhecer e lutar contra, e Deus nos livra daqueles que nos invejam . Obrigada pela palavra, que Deus a abençoe e lhe livre de toda a inveja a senhora, o bispo Júlio e toda a sua família. Um abraço Lu

    Ver mais
  6. Dna Vivi, a senhora hoje falou comigo, nesta semana aconteceu um fato muito dificil comigo, onde minha concunhada, levantou um falso testemunho contra de mim, este que poderia acabar com o meu casamento, sem motivo!!!!
    Mas O meu Senhor me protegeu e todo plano que o diabo tramou e usou esta pessoa pra executar foi frustrado.
    Esta moça um dia já foi minha amiga e hoje vivemos um relacionamento formal, mas ela sempre esta querendo me prejudicar de uma forma ou de outra, por quê? não sei….será inveja??
    Foi muito bom estar no seu blog hoje…
    Carol

    Ver mais
1 2 3 4