A inveja

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2011

A inveja

  • 22
  • Mar
  • 2011

Como surge a inveja?

“Certo dia, uma serpente voraz tentava abocanhar um indefeso vaga-lume, quando este se voltou para ela e lhe perguntou – senhora serpente, como é que um animal tão poderoso me deseja aniquilar? A serpente respondeu – o teu brilho fascina-me e, como não o posso ter, tenho que te matar”.

A inveja vem através do olhar, e quando esta percebe que não tem o que o outro tem e desfruta, vêm os pensamentos que dão o arranque para um desassossego da alma.?E quanto mais a pessoa vai nutrindo esses pensamentos, que parecem ser algo óbvio, vai aumentando a desgraça dentro de si?Eu quero dizer com isso, que aquela semente começa a brotar.

Ninguém quer admitir que tem tal coisa, mas todos estamos sujeitos a ela.?É um pecado que seduz de tal maneira, que a pessoa muda de comportamento.?Ela deixa de ser livre para ser uma presa dos seus sentimentos.?E isso pode-se ver, justamente, quando vem a tona aqueles pensamentos que temos de nós próprias, que somos inferiores.

Ninguém quer ser menos, nem incapaz de ser boa o suficiente.?E quando vemos o que os demais têm, e não atingimos o sucesso como vemos, somos bombardeados com aqueles sentimentos que percebemos de imediato, que nos traz algo negativo.

A inveja é um sentimento de roubar o que o outro tem? Não quer conquistar apenas, mas quer arrancar da outra pessoa e trazer exclusivamente para si.?Quer ser o centro das atenções, quer ser mais bem sucedida do que fulano.?E quando vem aquela “boa notícia” da tal pessoa de quem ela sente inveja, ela tenta ignorar ou até mesmo mudar de assunto, para não dar a atenção que a outra merece.

E daí que surgem as brigas, contendas, difamações e guerras.?O terror começa a se fazer presente, no relacionamento entre familiares, empregados e estudantes.
Se todos nós somos bombardeados com pensamentos malignos, o que devemos fazer então??Temos que dominar tal sentimento.

Sabe como?

Aprenda a ceder ou a dar, justamente a pessoa por quem você tem este sentimento.?Se você dá, você controla os impulsos do sentimento, que insinua você fazer o contrário.?Em outras palavras, é você quem age de uma forma inteligente, contra a estratégia dos próprios impulsos e que impõe o que tem que ser feito.

Você verá o peso sair de cima!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

15 comentários

  1. É uma coisa que vai se aumentando aos poucos, a pessoa começa a prestar atenção nas coisas que outras pessoas tem, e depois desejar tudo o que os outros tem. E ainda afeta no comportamento da pessoa, depois de um tempo ela vai tentando ignorar as pessoas para tentar não desejar o que elas tem.

    Ver mais
  2. Muito bacana D. Viviane!

    Nós, principalmente as mulheres, temos que vigiar constantemente para que a semente da inveja não seja implantada em nós.
    Pois este sentimento aprisiona a sua vítima neutralizando e impedindo de conquistar seus próprios objetivos enquanto focada, cobiçando aquilo que outras pessoas conquistaram.

    Na fé!

    Ver mais
  3. Muito forte d. ViVi, a pessoa que tem inveja da outra não mede esforços para tentar derruba-la, atrapalhar a sua vida. Se nós não estivermos com Deus tudo isso que fazem para nós terá eficácia, mas se Deus for o primeiro não há quem possa nos deter, por que tudo posso naquele que me fortalece.

    Ver mais
  4. Inveja é um sentimento terrível, diabólico e que sem dúvida nenhuma faz muito mau! Temos isso dentro de nós como um sentimento e temos que ir contra ele sempre! Fazer sempre ao contrário da inveja para que esse sentimento nunca brote.

    Obrigada d Viviane.

    Ver mais
  5. o sentimento de inveja tem destruido a vida de muitas pessoas pois ao invés de seguirem sua vida ficam vendo a dos outros devemos viver de acordo a nossa fé.

    Ver mais
  6. Sempre ouvi dizer que a “Inveja mata” e é verdade a inveja mata por dentro, aos pouco ela vai consumido o ser humano fazendo com que ele tome atitudes que a própria pessoas nunca imaginou. A inveja é querer algo da outra pessoa só por querer muitas das vezes não nós faz falta. Mas por tirar da outra pessoa aumenta o seu ego. Mas porque alimentar esse sentimento dentro de nós se sabemos que é algo que nós faz mal? As pessoas que sentem inveja não conseguem parar para pensar do mal que estão a atrair para suas vidas. São pessoas frias e amargas por dentro.

    Obg Fua

    Ver mais
1 2 3