A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Teresa Pérez
Julho 2, 2013 às 20:42
Hola Sra Viviane:
Aquí podemos ver el estado de ruína espiritual en el que se encontraba Rebeca, ella no cuido de lo más precioso, y el diablo , el engañador ya le hablaba que hiciese las cosas a su manera, había perdido el temor, el respeto hacia su marido y hacia DIos, mostraba abiertamente su egoísmo para hacer su voluntad y influía tan negativamente en el carácter de su hijo Jacob. Cuantos aspectos y rasgos del carácter que denotan que aunque estaba con Isaac , ella no servía al mismo Dios , su altar servía al dios del mundo, su yo , su voluntad , al diablo..
Bianca
Julho 2, 2013 às 16:01
Quando o sacrífio
é acompanhado de fé sobrenatural,e da obediência a palavra de Deus.É perfeito quando reconheço que dependendo Dele então, o meu caracter não é igual à de Rebeca que não viveu pela Fé mas pela razão no entanto não vendo o Espiritual mas sim o fisíco.
O sacrificio só é completo quando acompanhado de renúcias e quando de fato fazemos o perfeito sacrifio.
Daniela Silva
Julho 2, 2013 às 3:41
Verdade ,pois quem tem o caráter de Deus não se deixa levar por coisas e pessoas.
welma
Julho 1, 2013 às 22:11
o problema de muita gente não crescer espiritualmente em todas as áreas da vida e que elas aponta muito o dedo para as pessoa que estão ao seu redor esquecendo de olhar a sua própria vida.
Vera Lucia C da Rocha
Julho 1, 2013 às 4:07
Jacó saba que os conselhos de sua mãe eram injustos, mas se uniu a ela em um plano para enganar a seu pai. Assim também hoje, muitas pessoas são fazem até sacrifícios, mas não tem o principal, o caráter.
Natanaele
Julho 1, 2013 às 3:28
Pois é enquanto a gente não nos enxerga Deus fica impedido de agir pq procuramos o caminho mais fácil e queremos sempre está certa e sempre queremos viver na emoção e ficamos como Jacó enganando a nós mesmo ele tinha a benção mais não era a própria benção!Mais quando a gente cai em si aí pronto não falamos mais palavra vãs mais siim oq tá dentro de nós
“Deus se agrada da sinceridade”