A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
lorraine rodrigues
Julho 1, 2013 às 3:04
com o observar da palavra de que se refere a Jacó, podemos absorver muita coisa… olha só essa!! e é isso o que pude aprender nesse post, a consideração ou seja o temor para com Deus em buscar entender os detalhes da palavra. e não somente nela, mas em tudo, pequenos detalhes fazem grande diferenças. o que aprendi: quem não observa pequenos detalhes, perde grandes oportunidades!
na fé.
Tamiris Freitas
Julho 1, 2013 às 1:50
É incrível como percebe-se através da voz da senhora firmeza e determinação. Ao ouvi-la recebo uma certeza e confiança magnífica.
Admiro muito a história de vida da senhora, que mesmo depois de tudo que enfrentou na vida, ao invés de ser abatida e desencorajada transmite coragem às pessoas.
Que Deus continue abençoando o ministério da senhora a cada dia!
Ana Graça
Julho 1, 2013 às 1:47
4ºDia a vida de Jacó
Ola.
D.Viviane,
Quando o sacrífio
é acompanhado de fé sobrenatural,e da obediência a palavra de Deus.É perfeito quando reconheço que dependo Dele então, o meu caracter não é igual à de Rebeca que não viveu pela Fé mas pela razão no entanto não vendo o Espiritual mas sim o fisíco.
O sacrificio só é completo quando acompanhado de renúcias
Ana Graça
Julho 1, 2013 às 0:34
2º- Dia da vida de Jacó
Eu tenho de confiar plenamente em Deus, não duvidar da sua grandeza e plenitude ,quando eu faço a minha parte não dando um jeitinho ,e o sacrificio não so de palavra ,mais fazer o meu tudo e o tudo de DEus virá sem duvida
Ana Graça
Julho 1, 2013 às 0:23
1º dia de Jacó
Neste dia faz-me pensar, que é agora não vou a caça desarmada mas,sim, no meu dia-dia em que me vou concentrar.Não fazer de qualquer jeito e ficar para traz.
Vou à caça não desarmada mas sim, armada para surpreênder
Nagoma Daniela
Junho 30, 2013 às 23:27
Boa noite dona Viviane.
Atitudes pequenas mostram muita coisa. Por Rebeca ter feito do seu jeito, demonstrou claramente que não considerava as palavras do esposo, e o Deus do esposo. Ou seja, não confiou no Deus de Jaco, e desrespeitou o esposo, não tendo temor pelo que ele disse, passou por cima dele.
A comparação que fez, relativamente a leitura da bíblia falou tudo. As vezes, por acordar em cima da hora meditamos as preças… fazemos de qualquer jeito na falsa espectativa de ourvir algo de Deus. É como a senhora falou, tal attitude mostra disconsideração…
Vejo que o temor, é o começo para não chegar ao ponto de Rebeca.
Forte abraço!