A COBIÇA – Episódio 26: A cobiça também é glutonaria

Viviane Freitas

  • 13
  • Set
  • 2023

A COBIÇA – Episódio 26 : A cobiça também é glutonaria

  • 13
  • Set
  • 2023

Comer! Muitos de nós amamos comer, não é verdade? Ainda mais quando é algo que gostamos muito. Eu amo comer, amo almoçar, amo café da tarde. Gosto muito mesmo! Mas, muitas vezes, nós queremos comer além da conta. E isso se chama glutonaria, é o que diz a Bíblia, e é uma das obras da carne que muitos ignoram, tanto a bebedice como a glutonaria.

Tudo que é exagerado não nos convém. Ter além da conta não nos convém. Comer além da conta não nos convém. Por quê? Vai fazer mal à nossa saúde. Vai fazer com que a gente se sinta mal naquele momento.

Às vezes, a glutonaria não leva a pessoa a se dar conta dos prejuízos que isso tem acarretado na sua vida. Há pessoas que comem exageradamente, quando estão ansiosas ou tristes, mas independentemente da sua situação, você deve entender o seguinte: as suas decisões são o que você aceita plantar na sua vida, ou seja, se você planta o mal, você vai colher o mal. Se você planta o que é bom, você vai colher o que é bom. Se você come o que não convém, você vai colher o que não lhe convém, que são os problemas de saúde, que muitas pessoas acabam tendo por causa da gula ou da sua própria vontade de querer satisfazer os seus desejos.

Bem, quem é que nunca deseja algo que não lhe convém? Todos nós queremos algo que não nos convêm. Por isso, a Bíblia fala que a cobiça luta contra o Espírito, a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne. Ou seja, existe uma guerra aí. Quem nós escolhemos servir? Ao Espírito, ao raciocínio, a Deus ou as nossas vontades?

Medite sobre você! No que você tem comido, como que você tem lidado com a sua maneira de comer. Você pensa que a parte espiritual só está relacionada a adultério e outros pecados, mas fala também da comida. E muitas pessoas não se dão conta de que estão pecando, fazendo o que é mal, o que injusto para si mesmo.

Vou falar sobre uma situação que me aconteceu, e ensinar para vocês como Deus nos ensina essas coisas. Eu já tinha ouvido falar sobre o leite de vaca, que o leite de vaca inflama algumas pessoas, e eu havia cortado o leite de vaca, de tomar leite com café, e passei a usar outros tipos de leite vegetais. Mas claro que a adaptação demorou um tempo, mas eu nunca tinha tirado queijo, iogurte… Até que em um ano da minha vida, eu fiz um voto de tirar o leite completamente, porque às vezes eu comia sobremesa com leite, brigadeiro, pudim.

E eu fui percebendo que à medida que eu comia, depois de um certo tempo, me fazia mal. Até que em um ano, eu decidi falar pra Deus que eu ia Lhe dar aquele meu desejo de comer as coisas com leite, qualquer coisa que tivesse leite, eu não tinha me referido ao queijo em si, mas tinha me referido a doces, comidas que levavam leite. E o que aconteceu? Após eu ter falado com Deus, de ter feito esse voto de dar o leite para Deus, mesmo sabendo que Ele quer a minha vida (e muitas das vezes, quando pensamos em dar a vida pra Jesus, pensamos que podemos continuar com os nossos desejos, e servir a Ele do nosso jeito), eu entendi, naquele voto, que eu deveria dar a minha vida, inclusive o meu desejo de comer certas coisas que eu gostava, incluindo o pudim, brigadeiro, doce de leite, as sobremesas, tudo que leva leite de vaca. E sempre que alguém oferecia alguma sobremesa, depois desse voto, a pessoa me falava assim: “Olha, esse eu fiz sem lactose”.

Aí eu pensava assim (querendo dar um jeitinho para comer aquela sobremesa): eu vou comer essa sobremesa, porque eu não falei da lactose, né, querendo dar um jeitinho no meu voto. Até que um dia, Deus usou o Bispo Macedo, meu paizinho, e falou sobre honrarmos a nossa palavra para com Deus. E, naquele mesmo instante, eu percebi que não estava honrando a Deus, eu estava dando um jeitinho para não cumprir o meu voto, porque era muito sacrifício não ter a sobremesa, enquanto outras pessoas comiam, se deliciavam com as sobremesas.

Então, eu decidi seguir adiante, sem comer nada de sobremesa. E nesse voto que eu tinha feito a Deus, eu tinha falado: “Olha Deus, quando eu for viajar, numa reunião missionária, eu vou me permitir tomar o leite, porque às vezes não tem outra opção, e como as pessoas normalmente usam leite, eu vou me sujeitar a comer o que tiver ali.”

Só que quando eu viajava, eu me deliciava, eu comia com muito gosto, sobremesas, aquilo que nunca comia na minha casa. E por incrível que pareça, depois de alguns meses, eu comecei a viajar muito, e aí logo no início, Deus já me mostrou um outro ponto, que eu tinha feito o voto de dar a minha vida. Esse voto que fiz de dar a minha vida é que eu ia servi-Lo, e não servir a mim.

Mas quando viajava, eu queria desfrutar do que eu negava a mim mesma tantas vezes. E aí, logo veio um problema de saúde: sinusite. Inflamou tudo. Imediatamente, quando veio esse problema de saúde, eu pensei: “Meu Deus, foi eu que optei em dar esse mal que está acontecendo no meu corpo, porque eu quis comer as coisas derivadas de leite, sobremesas com leite. Então, eu estou dando isso para o Senhor!”

A partir dali eu decidi que nem em viagens missionárias eu ia tomar leite, somente em situações que não houvesse outra opção.

Ali eu entendi que a comida, a nossa maneira de comer também fala sobre domínio próprio, de nos dominarmos. E a cobiça é exatamente o olho maior que a barriga, ela quer o que não convém, quer comer ou que não deveria. E acaba apreciando o que não convém.

Veja como a forma que comemos é algo espiritual. Muitas das vezes, a pessoa não quer renunciar à sua própria vontade. E por isso ela acarreta situações, problemas, até mesmo de saúde.

A Bíblia fala o seguinte:

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” Lucas 21:34

Veja que o coração parece que não tem nada a ver com glutonaria, com comer além da conta, mas se o exagero é ruim, imagine comer aquilo que faz mal para a sua saúde?

Por exemplo, a Bíblia não fala sobre o cigarro, mas você sabe que o cigarro é péssimo para a saúde. Se você beber vinho, cerveja, passar dos limites, você sabe que perde a noção. E qualquer coisa que você come ou bebe exageradamente, faz mal.

Imagine Jesus voltar e você está aí, se entregando à sua vontade, ao seu jeito, à sua mania. E o seu gosto, a sua vontade ilimitada que não tem não tem disciplina faz mal para você. É isso que faz a cobiça. A cobiça luta contra o Espírito. E o Espírito contra a carne.

É bom você tomar conhecimento de que o que você come está sob a sua responsabilidade. Você deve ter cautela, cuidado, cuidado com a sua vontade, para não ir além da conta e fazer mal a si mesmo.

#BlogVivianeFreitas #ProgramaTardeMusical #Cobiça #Verdade #RedeAleluia #Mulher #viralreels #viralpost #Instagood #Family #Faith #ciumes #inveja #bebedice #vicio #glutonaria #comida #sobremesa #dominioproprio #fastfood #junkfood 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*