- 24
- Dez
- 2024
99 – O REINO DE DEUS : Filho arrependido
- 24
- Dez
- 2024
Já pensou você ter dois filhos e um deles te pedir parte dos seus bens antes da sua morte? Pois é, isso aconteceu na parábola do filho pródigo que Jesus contou, Ele disse assim:
“E disse: Um certo homem que tinha dois filhos; e o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!” Lucas 15:11-17
Todo filho tem essa liberdade de falar com o pai e pedir a ele certas coisas, mas o seu pedido fala muito sobre o filho. Esse filho mais novo pediu esses bens, que normalmente são compartilhados quando o pai morre, mas não foi assim. Antes mesmo de tudo, quis tirar proveito antes da morte do pai, ir embora, levar consigo o seu dinheiro e gastar à sua maneira.
Isso é o que muita gente faz com o próprio Deus. Pede o seu direito e não tem a mínima consideração com o Pai, mas chega o momento em que ele gasta tudo o que tem, e, vindo a fome, as necessidades apertando a sua situação, ele começa a padecer necessidades.
Olha só a situação: ele desejava encher o seu estômago com as comidas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada, e ele pensou: “Opa!” Aí está a fé inteligente! Ele raciocinou e disse:
“Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregados.” Lucas 15:17-19
Em outras palavras: “Meu pai dá de comer aos seus empregados e eu aqui passando fome! Eu vou me levantar, vou reconhecer que pequei, que não serei digno de ser chamado de filho, mas serei tratado como um de seus empregados, porque fui ingrato.”
Ele caiu em si, entendeu o seu erro, e é isso que você tem que fazer! Talvez o tempo esteja passando e você ainda não caiu em si, não disse para si mesmo o que tem que fazer.
A única maneira de reconhecermos os nossos erros é quando raciocinamos e vemos o resultado das nossas escolhas e quem é o nosso Pai. Ele sempre está pronto para nos perdoar e estender as suas mãos. No momento mais cruel, Ele está ali!
Entretanto, na maioria das vezes, somos orgulhosos. Muita gente é orgulhosa, quer mostrar as suas defesas, que está sempre certa, e que Deus é ingrato. E ainda se pergunta: “Por que estou vivendo assim?” Mas foi a própria pessoa que escolheu tomar os seus bens e se distanciar de Deus.
Deus respeita a sua escolha, mas, na hora, a pessoa não pensa em suas atitudes. Ela pensa que Deus não faz, que Ele é mau. Essa forma de sempre colocar a culpa em alguém, seja em Deus ou nas pessoas, nunca vai resolver o seu problema, porque não há sinceridade.
A única maneira de resolvermos um problema é observando o que fazemos de errado, para que tomemos uma atitude certa e assumamos os erros, ou seja, reconheçamos e façamos a nossa parte diante de Deus e das pessoas com quem erramos.
“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” Lucas 15:20
Como Deus é lindo! Ele corre em nossa direção e nos abraça, nos beija.
“E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e sandálias nos pés; e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:21-24
Esse filho foi ao pai sabendo do seu erro e que ele não tinha direito a nada. E sabe quando nós nos sentimos assim? Quando nos colocamos no nosso lugar, porque não temos direito a nada, mas o Pai nos veste e nos aceita.
É desta forma que Ele quer que cada um de nós estejamos: sempre prontos para encarar os nossos erros, reconhecer as nossas falhas e não sermos soberbos e orgulhosos.
Bem, está aí a sua oportunidade de mudar de vida. Você aceita? Então, pratique!
Todos os episódios da série “O Reino de Deus” estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Jesus#arrependido#filhopródigo#Episódio99