- 20
- Dez
- 2024
97 – O REINO DE DEUS : Quem é Deus?
- 20
- Dez
- 2024
Assim diz a Palavra de Deus:
“E chegavam-se a Ele todos os publicanos e pecadores para O ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.” Lucas 15:1,2
Esses fariseus e escribas não falavam para Jesus, mas murmuravam entre si.
E Jesus ouve nossas murmurações, os nossos pensamentos. Ele nos vê de uma forma tão linda, tão linda.
Deus é Pai e Ele tenta te ajudar com as suas dúvidas. Ele entende que as pessoas estão em um lugar em que o príncipe deste mundo, que é o diabo, cega o entendimento delas. E o que Jesus fazia? Ele falava em parábolas, que era uma forma prática do dia a dia deles.
Então, disse Jesus:
“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E, achando-a, a põe sobre seus ombros, rejubilando; e, chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:4-7
Os fariseus murmuravam pelo fato de que Jesus comia com os pecadores e com os publicanos, e aquelas pessoas eram vistas de uma forma reprovável.
Olha o valor que Deus dá a uma pessoa!
As ovelhas são inofensivas. Se elas se perdem, elas ficam lá presas no lugar onde estão, porque não sabem se defender. Mas o que Deus faz? Ele deixa as 99 ovelhas no deserto e vai atrás da perdida, de tanto que Ele valoriza uma pessoa. E, achando-a, põe sobre os Seus ombros com júbilo. Olha que lindo! Quando Ele a encontra, há grande alegria.
Deus é o Todo-Poderoso! Mas Ele valoriza aquele que se perde…
Se você está se desviando, se está indo por um caminho errado, Ele vê você. Ele vê e vai atrás. Ele usa pessoas, usa servos dEle, usa situações para ir ao encontro de quem está perdido. E, quando a encontra, olha que lindo: Ele se rejubila! Ele convoca os amigos e vizinhos, dizendo: “Alegrai-vos comigo, porque já achei a Minha ovelha perdida!”
Ele não chega em casa para punir aquela ovelha. Não! Ele Se alegra, Ele vem com júbilo porque encontrou a ovelha perdida.
E assim Jesus falou:
“Digo-vos que, assim, haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7
Olha aí! Quer dizer que há festa no céu, alegria no céu, quando você volta para Jesus, quando você se arrepende dos seus pecados.
Talvez você esteja indo à igreja, mas está vivendo em pecado. Mas, quando você se arrepende, há festa nos Céus.
De repente, você está há muito tempo sem ir à igreja porque se decepcionou, errou, quis fugir ou viver a vida à sua maneira, e aí você se afastou. Mas olha a importância que Deus te dá! Ele enxerga você, valoriza você, e, quando você se arrepende — porque é uma decisão sua voltar e buscar a Deus —, existe uma festa nos Céus.
Imagina só! Olha o valor que você tem!
Como é que você pode ficar assim, indiferente, com tanto amor que Ele tem por nós?
Olha que interessante: quando inicia o capítulo 15 de Lucas, ele fala que se aproximam de Jesus todos os publicanos e pecadores para ouvi-Lo. São essas pessoas que se sentem mal com o seu pecado, que vivem errado e querem largar a vida velha. São elas que se aproximam de Jesus para ouvir.
Por isso, os fariseus e os escribas murmuravam, porque Jesus comia com eles. Jesus valorizava essas pessoas, ainda que não tivessem mudado. Ele Se sentava com elas para dar atenção e acesso, para ensiná-las.
Veja que lindo: o Senhor Jesus comia à mesa com publicanos e pecadores, aqueles desprezados pelos fariseus e escribas. Esses, que tinham certa autoridade e uma postura honrada aos olhos das pessoas, eram justamente os que murmuravam porque Jesus comia com os pecadores.
Ora, aí está o exemplo vivo do que o Senhor Jesus ensinou. Quando somos humildes, não fazemos as coisas para nós mesmos. Não nos sentamos apenas com nossos amigos ou familiares, mas com aqueles que estão necessitados. Estamos em uma época em que muitos se voltam para suas famílias, para viajar, conhecer novos lugares e curtir a vida. Porém, poucas pessoas pensam naqueles que estão sofrendo, que, de repente, não têm uma família, um amparo, um abrigo, algo para comer ou alguém para conversar.
Agora, imagina o Senhor Jesus quando esteve neste mundo. Ele comia com essas pessoas. Isso é um exemplo! Ele tinha os discípulos, a mãe, os irmãos, mas não escolheu apenas estar com eles. Ele não pensou: “Vou dar atenção à minha mãe, aos meus irmãos, vou cuidar da minha família.” Não! O Senhor Jesus pensava naqueles que estavam sofrendo e dava tempo de qualidade para eles, para ensiná-los.
Quantas vezes perdemos tempo com pessoas que não querem nos ouvir, que só querem ganhar algo de nós — presentes, atenção —, mas que nunca acham suficiente porque falta Deus em suas vidas? Por outro lado, para aqueles que não têm ninguém, uma atenção assim é um presente, um valor imenso. Em meio a tanto sofrimento, uma atenção verdadeira faz toda a diferença.
Então, por que não fazer este ano diferente?
Todos os episódios da série “O Reino de Deus” estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Jesus#exemplo#Deus#ovelhaperdida#Episódio97