87 – Por que te incomoda tanto?

Viviane Freitas

  • 29
  • Jan
  • 2024

87 – Por que te incomoda tanto?

  • 29
  • Jan
  • 2024

Quantas vezes nos incomodamos com coisas que são muito boas para as pessoas.

“Como assim, Viviane?” Imagine, você vê uma pessoa se casando, e você ainda não se casou. Você vê alguém tendo sucesso e você tem seus conflitos. Você vê alguém sorrindo, rindo, e você com dores ou aflições na sua alma por tudo o que tem vivido.

Pois é, por quê? Por que te incomoda tanto? Por que o que está acontecendo com o seu semelhante te incomoda? O que está acontecendo com você se a outra pessoa tem, se ela desfruta de algo melhor?

Bem, aconteceu algo semelhante, há muitos anos. Você lembra aquele cego? O cego de nascença. Pois é, ele foi curado pelo Senhor Jesus, mas depois se ser curado, depois de ir ao Tanque de Siloé, se lavar com a saliva e com o lodo que o Senhor Jesus havia feito no chão e untado seus olhos. Ele teve o seu percurso, suas dificuldades para chegar ao Tanque, porque ele era cego desde sempre, desde o dia que ele nasceu, e ele teve que se virar para chegar até ao Tanque que se chamava Siloé.

“Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. Disseram-lhe, pois: Onde está Ele? Respondeu: Não sei. Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego. E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.” João 9:8-14

Que situação! Jesus fez isso justamente no dia de sábado, dia em que os religiosos criavam problema, porque se era sábado não podia se fazer nada, na cabeça dos religiosos.

“Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.” João 9:15

Bem, aqueles fariseus não se alegraram com a notícia que o homem que era cego e estava vendo, porque não era o melhor para eles.

“Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.” João 9:16

E o que será que está causando dissensão na sua vida? Você tem brigado consigo mesmo e tem se incomodado com o bem da outra pessoa que foi curada? Talvez, porque ela alcançou um benefício, e você não gostou da forma que ela alcançou, e você se sente ofendido com tudo isso. Nem você entende.

Você diz que é porque não pode ser curado no sábado, como diziam os fariseus? Isso é o que os fariseus diziam. Mas o que incomodava tanto uma pessoa ser curada no sábado? Será que eles tinham tanto cuidado com a lei, à medida que as pessoas não podiam ser curadas? Isso era motivo de ficar incomodado?

Pois é, o que te incomoda tanto?

Talvez você não esteja se incomodando agora, mas em um determinado tempo, um momento da sua vida, você se incomodou bastante. Talvez, com coisas banais, simples, uma pessoa bem vestida, uma pessoa que fala muito bem, uma pessoa bonita, uma pessoa de sucesso, uma pessoa que tem condições financeiras, uma pessoa inteligente…

É interessante, porque o ser humano se incomoda com certas coisas e faz questão de coisas que nem ele entende tanto, se angustia, fica com raiva, com ódio, fica desprezando, falando mal… é essa a característica do ser humano quando tem uma certa inveja. E Deus? Quem é Deus?

Deus não olha para as pessoas em relação a comparação ou inveja. Porque o que Ele quer é salvar, curar, ser Pai. Deus quer viver com essa pessoa, quer se relacionar com essa pessoa. Mas, de que maneira Ele vai se relacionar, com essa pessoa se ela tem as suas dificuldades e não entende as suas dificuldades, defende o seu pecado? Às vezes, ela é vítima de uma situação em que ela não consegue ver porque está cega, mas Deus enxerga.

O ser humano tem muitas falhas, muitos pecados, muitas coisas que fazem mal a si próprio, mas para encarar isso não é qualquer um que assume sua condição. Inclusive, as pessoas têm os seus argumentos, suas defesas, e Deus as respeita.

E fica evidente para todos nós o que estamos vivenciando, quais são os fatos da nossa vida. Há um incômodo, e o ser humano começa a falar coisas, veja:

“Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.” João 9:16

Às vezes, não acontece na sua cabeça de você ter essas dissensões, confusões? Às vezes você pensa uma coisa, você julga, você diz que aquela pessoa não é de Deus. Na verdade, você olha com maus olhos, porque de alguma maneira você se sentiu ofendido pelo que aconteceu.

“Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes dAquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta. Os judeus, porém, não creram, a seu respeito, que tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via. E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?” João 9:17-20

Eles estavam tão incomodados, que ficaram procurando alguma maneira daquilo que ele ouvia do próprio cego.

“Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego; Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo. Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus…” João 9:19-22

Em vez de comemorarem, os pais não expressão sua alegria porque temiam os judeus, isso porque os judeus faziam uma confusão, um inferno na vida daquelas pessoas que não se sujeitassem à sua maneira de ser.

E eu lhe pergunto: será que você tem conversado consigo mesmo e entrado em conflito por conta de algum acontecimento em que você se sente ofendido? É hora de você entender as suas reações e ver que há um problema aí. E o problema é que você não aceita o bem. E você precisa mudar essa situação.

Porque talvez isso se repete em várias maneiras na sua vida. Você não tem o que o outro tem, e você inveja. Você se sente ofendido pelo bem do próximo.

Uma das coisas que fazem o ser humano ser infeliz é ter o problema e não tratá-los, ter o problema dentro de si e não resolvê-lo. Ora, todos nós falhamos. Não há sequer uma pessoa neste mundo que seja perfeita, que não tenha julgado, talvez invejado também. É que a maioria das vezes as pessoas não se dão conta que tiveram uma reação de inveja.

Mas aquela pessoa que se enxerga, que ouve as suas falas internas e observa os seus incômodos, é porque ela não aceita ser manipulada por aquilo que sente.

Ainda que no momento não entenda e não veja com tanta claridade, até o momento em que Deus revela através da Sua palavra. Você teve a oportunidade de ouvir a mensagem, e o que você vai tirar de proveito?

Avalie tudo que um dia te incomodou, e o que tem te incomodado recentemente, ou a última vez que você ficou tão incomodado. Será que não é uma inveja bem sutil? E que você coloca a culpa até mesmo em uma regra, mas na verdade é a sua inveja, a raiz de todo o seu incômodo.

Bem, você tem a grande oportunidade de tratar essa situação. Chegue pra Deus, fale com Ele.

Se você não tem a oportunidade de chegar nesse lugar, nesse ambiente de fé , porque a sua condição é precária, você está hospitalizado. Você é um senhor, uma senhora e não tem como chegar até a igreja, você pode falar aí mesmo com Deus, e fazer desse momento santo. Não importa onde você esteja, aproveite esse momento em que você está sozinho, e fale com Deus. Deixa que Ele cuide de você. Você vai ver o resultado na sua vida!

*Ouça e compartilhe mais um episódio da Série: Quem é Deus? Quem é você?

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#QueméDeus#Quemévocê#Verdade#RedeAleluia#cego#humildade#cura#inveja

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*