72 – 7º Dia | Ser O Testemunho

Viviane Freitas

  • 10
  • Jan
  • 2017

72 – 7º Dia | Ser O Testemunho

  • 10
  • Jan
  • 2017

10 de Janeiro | Terça | João 11.20-24

Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.

O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.

Olá a todos os internautas.

É com prazer que dedicamos este momento tão especial para o nosso Deus. E não porque Ele precisa, mas porque nós precisamos de ouvi-Lo e de reparar a nossa própria vida.

Estamos no Livro de João, capítulo 11, versículo 20:

“Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.” (Jo.11:20-24)

Antes de seguirmos, gostaria de frisar algo acerca do que referimos ontem, sobre o consolo do mundo… Queria deixar bem claro, que várias pessoas se cobram muito após a morte de alguém. E normalmente isso não acontece antes da pessoa morrer.

Quem fica inconsolável após a morte de alguém, é justamente porque não fez o que deveria ter feito.

A Bíblia ensina-nos a viver pela fé, justamente para que possamos aproveitar as oportunidades que nos são dadas, todos os dias; para fazer o bem às pessoas que estão próximas e aproveitar para exercitar a nossa própria fé em relação às mesmas. Porque depois que a pessoa parte, já nada mais há a ser feito! E quando vem o desespero, a tristeza, a angústia, normalmente é por causa da cobrança: “Deveria ter feito isto ou aquilo, etc.”

Os judeus tentavam dar consolo a Marta e Maria, mas nenhum consolo era suficiente. E a realidade é que quando alguém morre e as pessoas vêm consolar, dizendo: “Sinto muito…”, isso não resolve coisa alguma; nada do que a pessoa possa dizer, resolve, porque a agitação, a tristeza e angústia, não saem com palavras de pena, mas com a fé! A fé é o que nos permite sentir paz, e não o consolo. Porque o consolo serve para tentar amenizar a dor, mas a paz traduz-se por uma consciência limpa de que você fez a sua parte, de que foi a filha, a mãe, a esposa que você deveria ter sido, porque usou a fé.

Muitas pessoas estão tentando consolar umas às outras, devido aos seus próprios sentimentos de fracasso, às suas “dívidas”.
Quando temos uma “dívida”, apontada pela própria consciência, esta nos mostra o nosso erro… o que deveríamos fazer. Mas quando alguém próximo a si ou alguém da sua família, morre, porque a morte pode chegar para qualquer um de nós, você tem que ficar com a consciência limpa de que fez tudo o que estava ao seu alcance: Falou de Jesus, alimentou a fé, dedicou a sua vida, etc. Quer dizer, não tem qualquer “dívida” para com ela.
E para além disso, se a pessoa era de Deus, há a certeza de que estará em um lugar muito melhor do que nós.

Mas se você olha para o seu “umbigo”, preferia que ela estivesse aqui… Quando, talvez enquanto era viva, você não tenha aproveitado a sua companhia da melhor forma. E agora, depois de morta, deseja estar com ela a todo o momento.
A fé emotiva é assim… Só pensa quando perde e sente!

E depois deste aparte, sobre o tema de ontem, vamos falar sobre os versículos de hoje:

Marta e Maria estavam com os judeus ao seu lado, para as consolar. E repare como Marta reagiu, quando soube que Jesus estava próximo:
Ela foi imediatamente ao Seu encontro.
Não é interessante? Sim! Porque quando precisamos, vamos ao encontro do Senhor Jesus. Mas repare na forma como Marta foi ao encontro de Jesus:

“Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.”

Maria também ouviu o mesmo, mas permaneceu onde estava.

“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”

Toda a pessoa agitada dentro de si, que tem dúvidas e “dívidas” em relação ao que faltou fazer, fica muito agitada. E não só agitada, mas também reclama. Pode reparar: Todas as vezes que estamos agitadas, costumamos fazer algo: Reclamar!

Mas a fé inteligente não reclama! A fé inteligente repara que está agitada e acalma a si própria… corrige o seu erro.

E não foi isso que Marta fez. Ela foi “correndo” só para cobrar o Senhor Jesus, como dizendo: “O meu irmão morreu por tua causa…”

“Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.”

Ela falou isto, na realidade, por falar! Todas as pessoas que estão agitadas, que reclamam antes, e depois vêm falar de uma forma mais natural, estão querendo se justificar por aquilo que estão cobrando, mas na realidade, ela não cria que Jesus poderia fazer algo… Já se haviam passado quatro dias do sepultamento, avaliando as circunstâncias.

E será que você e eu não estaríamos na mesma condição de Marta? Será que você também não acharia uma ofensa?

Veja o que aconteceu:

“Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.”

Ela sabia a “teoria”, de que Jesus o ressuscitaria no último dia, e pensava que isso seria suficiente para cobrar e achar que tinha direitos… Mas não tinha qualquer direito!

Quando você está ansiosa e agitada, você perde os seus direitos!

E repare na reação do Senhor Jesus, mesmo lidando com uma pessoa agitada…

Porque quando lidamos com uma pessoa agitada, que reclama, normalmente o que acontece? Também temos a tendência de sermos levados pela mesma situação.

Mas Jesus profetizou!

E quem profetiza? Não são aqueles que você ouve dizer que fulano ou beltrano deve casar com esta ou aquela; profecia não é adivinhação. Profecia é uma certeza absoluta que vem de Deus! A certeza que nasce dentro do indivíduo e não aquela que é provocada por terceiros. Você profetiza quando há certeza, e é esta que lhe diz o que fazer. Não há opção para dúvida, porque a certeza parte de dentro de si.

E isto é o que acompanhava o Senhor Jesus, desde o início!

A fé definida não depende de terceiros para a aprovarem, ou não. Está decidida desde o interior e sabe o que vai acontecer, e é isso que vai provocar a diferença no lado de fora.

Eu espero que você esteja, não olhando para Marta, Maria ou para a “personagem” do Senhor Jesus, como se fosse uma história, mas que repare na sua própria vida, porque esta é a forma certa de meditar. Talvez você era assim: Contava uma história da Bíblia mas não reparava nos detalhes, trazendo-os para a sua própria vida. Como Marta… que guardava a teoria, mas não o viver pela fé.

E aqui a questão é viver pela fé, porque quem vive pela fé está seguro e tem essa certeza!

Um grande abraço para vocês e até amanhã.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

82 comentários

  1. Boa tarde dona viviane! Participo do grupo FTU,E esta meditação foi forte! As vezes quando temos algum familiar que nao pratica a fé,acabamos não querendo ficar mt em casa,Justamente para nao se estressar! Mas nós temos que lembrar que eles também sao uma alma,Devemos mostrar Deus a eles,e passar o maior tempo com eles,Por que entre todas da sua casa,vc é a que serve a Deus! E quando passarmos por um problema ate mesmo em casa com nossa mãe,nos devemos se acalmar,E nao se agitar , para nao falar nada que se arrependa Depois,”agitada” e sempre querendo ser a certinha! A fé que agrada a Deus é a fé sobrenatural,a fé que e praticada,e a que trás certeza! ?

    Ver mais
  2. Olá dna Viviane.
    Hoje Deus me mostrou que não adianta apenas sair correndo atrás de Jesus, é preciso reparar na minha atitude para com Ele, nas minhas reações.
    Caso contrário, a minha vida com Deus será sempre limitada, e com essa fé natural.
    Abraço!

    Ver mais
    1. Bom dia aprendo que de fato é preciso viver pela fé e reparar as nossas agitações, com certeza nelas já há ansiedade. Quando vivemos na ansiedade já estamos perdendo e lembrei de uma situação que convive com uma pessoa agitada e ansiosa, nossa não foi uma boa convivência, contava os dias para acabar aquele projeto, ela queria tudo na ora dela, ligava o tempo todo. Agora fiquei pensando quando o Sr. Jesus vê essa atitude nossa ele deve se afastar por que está determinado o que o chama sua atenção é a fé.
      Acredito que Maria não foi até ele por que confiava e quem está na fé possui uma confiança que vai acontecer e nenhuma palavra e o que os olhos veem tiram isto dela.

      Ver mais
1 12 13 14