- 17
- Jul
- 2024
6 – O REINO DE DEUS : Se não exceder, não entrará no Reino dos Céus
- 17
- Jul
- 2024
Vamos falar do reino aqui deste mundo, quando se trata de justiça, olhamos para aqueles que normalmente estão acima, que têm uma posição, pois eles devem ser justos, não é verdade? Por exemplo, os filhos olham para os pais e pensam: “Poxa, os meus pais têm que ser um exemplo, eles não podem errar”. Os empregados olham para o patrão e pensam que ele não pode errar. Sempre que alguém está acima, os que estão abaixo colocam todas as expectativas neles.
Observe o que que o Senhor Jesus fala do Reino dos Céus:
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:20
É muito comum vermos o erro dos outros e julgarmos, esse é o tipo do reino em que estamos. A nossa carne tende a olhar para o semelhante e não olhar para si mesmo, essa é a tendência humana, mas Jesus fala que “se a vossa justiça não exceder”, ou seja, se não ultrapassar, destacar, sobrepujar, “a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.”
Então, às vezes, nós cobramos tanto das outras pessoas, sobre o que elas precisam fazer, daquelas que estão acima de nós, mas Jesus fala, em outras palavras: “Olha, não pense que você pode julgar, mas você tem que ultrapassar o que está vendo, se você vê os escribas e fariseus sendo hipócritas, se eles abusam da autoridade deles, então, você tem que se destacar, ou seja, você não pode deixar os seus olhos te contaminarem, te deixarem estagnado na fé, mas você tem que desenvolver, por isso Jesus fala assim:
“… de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:20
Quer dizer, se você não ultrapassar, não se destacar, não se exceder, ou seja, se você não superar, então, você não vai entrar no Reino dos Céus.
De repente, você faz tudo certinho aqui, mas lá no Reino dos Céus existe um protocolo, e esse protocolo é que você tem que ser exemplo aqui, e não pode ser contaminado pelo que as pessoas fazem, se elas cometem seus erros, se elas são injustas, se elas são carnais, você não pode ser!
Pense sobre a sua alma! E quando falamos sobre a sua alma é sobre aquilo que você tem julgado, aquilo que você conversa consigo mesmo, aquilo que você alimenta na sua mente, e você acaba julgando. Pois é, esse detalhe está falando da sua alma, e Jesus está falando sobre.
Para alcançarmos o Reino dos Céus nós temos que observar esses detalhes da nossa alma, porque é disso que se trata o Reino dos Céus. Para você ser salvo, você tem que cuidar de forma minuciosa da sua alma.
Por isso, observe, dê atenção à sua alma, porque você sabe que todas as suas ocupações e distrações não te permitem você fazer uma autoavaliação.
E quando Jesus está falando sobre a nossa justiça exceder a dos escribas e fariseus, é porque vemos pessoas que são religiosas, que não levam com tanta cautela a Palavra de Deus, demoram, e, às vezes, nós julgamos por isso. E quando olhamos para nós mesmos, começamos a ver os nossos próprios comentários que fazemos em nosso interior, vemos que é a forma que Deus age.
Deus não é assim. Ele tem o direito de julgar, Ele pode julgar, porque Ele é perfeito, mas quando alguém erra e pede perdão a Deus, imediatamente, Ele lança fora o seu passado, joga para trás, no mar do esquecimento, Ele esquece completamente. O Próprio Deus faz isso, mas o que muitas pessoas fazem? Elas ficam remoendo aquilo que aconteceu, como se estivesse tudo vivo, jogando na cara, e nem sempre falando, mas na sua maneira de viver, de enxergar, pois não muda.
Então, quando fala sobre a justiça significa superar, ultrapassar aquele sentimento de querer julgar. Se você não exceder, então você vai estar no nível dos escribas e fariseus, daqueles que cometem pecados e são carnais.
Você e eu temos que estar perceptíveis com o que vem à nossa mente, com aquilo que conversamos conosco, o que alimentamos dentro da nossa mente, como nos comportamos.
E, quando fazemos uma avaliação, comparamos ao que está escrito, ao que estamos vivendo, vemos que precisamos mudar, pedir perdão, olhar diferente, agir diferente.
E eu estava falando com Deus assim: “Meu Pai, o Senhor é tão lindo, porque o Senhor não age da forma que nós agimos. Como eu preciso me espelhar em Ti, como eu preciso olhar para Ti, como eu preciso ter o Senhor como referência, observar quem o Senhor é para que eu seja igualmente ao Senhor.”
E é assim que Deus vai trabalhando na pessoa que O busca, que O procura, que quer fazer o que agrada a Deus. Bem, você está tendo a oportunidade neste Jejum de Daniel de desenvolver a sua fé, desenvolver o seu relacionamento com Deus.
Observe a si mesmo e não seja teimoso, achando que o erro está nas pessoas. Olhe para si mesmo, porque certamente há algo aí para você trabalhar.
Perdeu algum episódio? Eles estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Justiça#JejumdeDaniel#Dia6