48 – Audio: A Insistência em Justificar

Viviane Freitas

  • 3
  • Set
  • 2014

48 – Audio : A Insistência em Justificar

  • 3
  • Set
  • 2014

Olá a todos. Hoje vamos dar continuidade à leitura do Livro de João, que segue a meditação de “Ser Um com Ele”. Se não tem participado desde o início, seria ideal fazê-lo, pois é o mais eficaz.

Você só tem a ganhar com a Palavra de Deus. Quem perde, é quem não medita e não valoriza esta Palavra.

Espero que esteja a colocar em prática, indo contra tudo aquilo que tem sido a sua luta.

Eu sei que as palavras são fortes, que dói ouvir a verdade, mas isto porque fere o orgulho. Às vezes, pensamos que estamos a ir tão bem, mas quando nos deparamos com os detalhes e percebemos, a fundo, quem somos, reparamos na necessidade constante de estar com Deus. E isto não é mau, mas maravilhoso, porque quando dependemos de Deus, tornamo-nos um “bebé”, disponível para aceitar o que Ele tem para ensinar.

“Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus.
Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.” (Jo.8:39-42)

A pessoa insiste em defender as suas razões e ponto de vista, porque, na verdade, o seu orgulho está a ser ferido. Pensa não ser compreendida, sente-se só, acusada. Mas quando reparamos nas obras que praticamos, percebemos que não somos uma perfeição e que não temos o direito de impor a nossa vontade. O que nos vai ajudar é submeter-nos à verdade que vem de Deus.

Quando estou a acompanhar alguém, seja membro, obreira, esposa, e eu lhe digo a verdade, que não é diante do que eu penso, mas perante os factos que me apresentou, nem sempre aceitam essa verdade. Recusam-na, dizendo: “Eu sou de Deus, eu evangelizo, sou esposa de pastor, obreira, já estou na Igreja há tanto tempo…” Sempre procura a posição ou o que conquistou até à data, para justificar “ser de Deus”.

Você, como eu, independentemente da posição, somos uma “alma”. E a alma precisa ser salva! Assim seremos, até Jesus voltar e buscar a Sua Igreja.

Todos nós sentimos… eu já recusei a ouvir a verdade. Não aceitava, porque não compreendia. Mas quando eu me sujeitei a ouvir aquela verdade e atentar ao que a pessoa, de Deus, me estava a dizer, então, realmente, deparei-me com alguém não agradável a Deus… Mesmo com o Espírito Santo, mesmo tendo anos na Igreja, sendo filha do bispo Macedo, mesmo sendo esposa de bispo. Estou a “abrir o jogo” consigo porque quando não estamos flexíveis, o que normalmente acontece com pessoas muito jovens, mais velhas ou pessoas cheias de si, querem justificar as suas razões e tornam-se inflexíveis.

Você pode justificar-se para o Senhor Jesus e para a pessoa que a orienta, porque pensa que as coisas relacionadas a Deus são automáticas e que dependem do que conquistou até ao momento. Por isso, acha-se no direito de pensar que está tudo bem! Mas o fato de ter sido batizada com o Espírito Santo não a tornou perfeita. Não! Deus deu-lhe poder para ultrapassar barreiras e sentimentos, mas não virou “anjo”!

Amiga internauta, você vai ouvir as verdades através da Palavra de Deus, e ela vai podá-la e limpá-la em relação ao engano, mentira, relativamente às suas concepções, ideias, pensamentos e mostra-lhe a realidade da sua vida. Não é para a ofender ou lançar no inferno, mas para resolver a questão que, uma vez ignorada, pode durar anos.

Pode mudar de país, de responsável, ir para qualquer parte do mundo que, se não resolver o que está no seu interior, o problema vai continuar.

Seja realista, use a fé inteligente, que lhe dá as respostas que precisa, e use as armas que tem: a oração, o clamor, o grito, a sua dependência de Deus. Clame!

Está a sentir-se “horrorosa”, triste, porque luta, luta e sempre encontra algo de errado em si? Mas amiga, se isto acontece é porque você está viva, atenta, alerta, vigiando e buscando e quem procura, acha! E se você está buscando a Deus, encontra a verdade.

Faça o que tem a fazer. Entregue o que ainda não deu, e Deus vai revelar-se a si.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

42 comentários

  1. ,Somente ao nos depararmos com nossos proprios errospodemos ter certeza de que stamos no caminho certo,por isso não devemos nos entristecer.

    Ver mais
  2. Olá Dª Vivi! Essa necessidade constante tem-me feito sim dependente e esse é o ensinado que me tem feito livre. Porque há medida que oiço a Deus tenho aprendido a trazer para a minha realidade, a questionar-me. Tenho ponderado se estou a colocar em pratica ou não, se apenas sei ou se vivo. Não quero resistir a Deus e isso tem me feito vencer medos, tem-me ajudado olhar para mim como essa alma que precisa de ajuda e assim tenho estado aberta a ser ajudada. Não tenho procurado justificar meus atos mas Ele tem-me justificado por meio da minha entrega. Quero viver constantemente na revolta pois esta tem me feito agir, priorizar! Tenho percebido que há tantas coisas que tenho de entregar para Ele, há uma constante necessidade de ir me olhando e por meio das minhas atitudes e escolhas ir dizendo Sim para Deus. Esta procura de ser uma com Deus vai para lá de qualquer posição ou responsabilidade que possa alcançar servindo a Deus. É algo interior, da alma, da nossa intimidade e relação com Deus! Obrigada por cada palavra!!

    Ver mais
  3. Oi D.Vivi é assim que comecei me sentir quando vi alguns defeitos em mim, no meu interior, fiquei triste e como não é de imediato que vencemos esses sentimentos, mas agora entendi.
    beijos

    Ver mais
  4. Olá Dn.Vivi,acompanho assiduamente o blog da senhora que só tem acrescentado na minha vida…
    Não estou falando do passado mais queria dizer que foi exatamente isso o que aconteceu comigo,cresci na igreja e há quase três anos vivi engando eu mesma,pela paz que eu tinha,pelo que eu fazia na igreja pelo que eu achava que era,achava que estava arrebentando e fazendo a vontade e DEUS,quando na verdade estava bem longe disso,no ano passado tivi um surto bipolar catatônico com manias,fiquei 11 dias internada,e os médicos já estavam falando para minha querida Mãe,que não tinha como eu voltar eles diziam que seria internada numa clínica psiquiatrica!
    Como pode pensei–‘Eu não faço nada de errado,não minto,não me prostituo,não falo palavrão vivo ‘Corretamente” é aos meus olhos eu vivia,porém estava cega ao ponto de achar que tinha o Espírito Santo e que era um sacrifício pra DEUS…
    Dn.Vivi resumindo fiquei tão cega que cheguei a este ponto,como poderia uma jovem que está fazendo a vontade de DEUS ter um surto bipolar?Não existe isso,porém eu tive que passar por isso pois como cresci na igreja nunca tinha passado por um fundo de poço,e depois de alguns meses deste ocorrido que pude enxergar quem eu era diante de DEUS,e reconhecer que eu nunca tinha sido gerada DELE coisas nenhuma,então eu mais uma vez tive que descer e esmagar meu orgulho,minhas vontades,nestes dias me senti a pior pessoas do mundo,me senti sem chão,suja etc…Porém foi através de tudo isso que eu aprendi a depender de verdade e 100% da minha fé,não foi fácil mais eu venci,e luto todos os dias para manter minha comunhão e salvação em dia.
    E os posts da senhora me ajudaram muitíssimo a me entender…Obrigada por deixar ser usada pelo Senhor Jesus.

    Renata — 16 anos

    Ver mais
  5. Olá D. Viviane,

    Quantas vezes insisti em mostrar perfeição, mas Deus não estava a espera de ser perfeita no que era ou fazia, pois Ele bem conhece a minha verdade, mas somente queria a minha obediência a Ele.

    Obedecendo, Ele ia me ajudar a ser melhor, me aperfeiçoar à imagem dEle. E por muito tempo, não entendi isso, pois estava vivendo, em realidade, de mim para mim, de maneira egoísta.

    Porquê buscar perfeição, se nem o Senhor Jesus foi gerado perfeito em Sua aparência física, mas perfeito na Sua Obediência, na Sua submissão ao Pai.

    E é isso que importa, minha obediência, submissão a vontade dEle é a boa, a melhor parte na minha vida.

    A verdade corta, dói, vai a fundo no nosso interior para limpar, mas por fim alivia e traz vida.

    Um forte abraço!

    Ver mais
  6. Quando li o titulo pensei; isto é para mim.. Eu detectei a pouco tempo que sempre me justificava aos outros, quando me era pedido algo para fazer se eu não pudesse fazer logo me justificava com A, B, sem mesmo tentar, e achava que a pessoa tinha que entender as minhas razoes! Agora vejo que isso é muito chato e cansativo para mim e para os outros. Estou a trabalhar para mudar também isso.

    Ver mais
1 3 4 5 6 7