- 19
- Set
- 2024
42 – O REINO DE DEUS : Quem é que tem ânimo em ser contrariado?
- 19
- Set
- 2024
Todos nós já fomos contrariados, mas o que prova quem é quem? Talvez até mesmo Deus já te contrariou ao não fazer a sua vontade. Mas e aí, quem você elegeu para ser o seu dono: Deus ou você?
Nós temos falado sobre o Reino de Deus, o Reino dos Céus, e paralelamente, também falamos sobre o nosso reino, a nossa vontade, o nosso querer. Toda pessoa, podemos dizer assim, é um rei, tem a sua vontade, tem o seu querer, o seu anseio, a sua disposição de fazer as coisas, o seu interesse, mas vamos falar segundo a Palavra de Deus.
Jesus falou o seguinte:
“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.” Mateus 21:28-31
Veja que esse homem tinha dois filhos, e quando ele pediu que fosse para vinha trabalhar, o primeiro disse que não ia, mas depois, arrependendo-se, foi. O que isso quer dizer?
Se você diz “não vou, e depois obedece e vai”, isso mostra a sua consideração ao seu pai. Se você não tem consideração pelo seu pai, você não se sente incomodado com o que disse, e faz a sua vontade.
E o que que aconteceu com o segundo filho? Ele disse: “eu vou”, mas não foi. Quer dizer, ele disse na frente que ia, mas não foi, não obedeceu, não teve consideração, não teve responsabilidade.
E aí Jesus pergunta: qual dos dois fez a vontade do pai? Todo mundo sabe que quem obedeceu é o que fez a vontade de Deus. Aparentemente, é fácil de entender na nossa cabeça, mas aí Jesus disse: “Em verdade vos digo que os publicanos (que era um grupo de pessoas que cobrava impostos, que não eram bem vistos) e as meretrizes (que eram as prostitutas) entram adiante de vós no Reino de Deus”.
O que isso quer dizer? Que os que cometem erros, os que são pecadores, os que se sentem mal com seus próprios pecados, esses entram adiante de vós, eles passam aqueles que se sentem acomodados com a sua própria vontade, e não se incomodam com seus erros, mostrando assim que não têm interesse de agradar a Deus, não têm disposição, não têm ânimo.
Quando você tem ânimo de obedecer é porque você considera. Se você não tem ânimo, então você não considera, e isso fala de cada pessoa. Eu gostaria que você avaliasse o que tem acontecido com você, talvez você está sempre sintonizado, vai à igreja, aparentemente está na fé, participa de um grupo, evangeliza, mas quando se trata de alguém te pedir para fazer uma coisa que você não quer, você diz fazer e não faz, ou diz não fazer, mas depois se arrepende e faz. Avalie quem você tem sido!
Quantas vezes fomos contrariados? Muitas vezes!
E, às vezes, pensamos que pela forma de sermos contrariados, temos que defender a nossa vontade, isso é o que sente a carne, a vontade humana, mas quem considera Deus, avalia, quando tem uma resposta ou um sentimento que é contrário à vontade de Deus, porque não quer conviver com esse mal, não quer contrariar o Próprio Deus, Aquele que tem autoridade acima de você.
E quando não há esse interesse de agradar a Deus, você não se importa, não se sente mal com seus erros, mas aquele que quer fazer a vontade de Deus, anda observando a si mesmo, e querendo acertar a vontade de Deus.
Jesus disse:
“Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:32
João Batista pode ser representado como um servo de Deus, uma pessoa até usada por Deus, que ensinou, que me mostra o caminho da Justiça, mas existem muitas pessoas que não querem o caminho da Justiça, querem a sua própria vontade seja predominante, independentemente se ela é injusta ou não. Então, quando vem um homem de Deus, um servo de Deus falando da Justiça, a pessoa decide não crer, decide olhar com maus olhos.
Mas aqueles que se sentem pecadores, creram. E creram porque mesmo que estivessem cometendo os seus pecados, errando, roubando, traindo, tirando proveito, eles creram na justiça e se arrependeram dos seus pecados.
Enquanto muitos, mesmo vendo testemunhos de pessoas ao seu redor, que aceitaram a verdade, não se arrependeram. Quer dizer, não sujeitou a verdade, não acatou, não se incomodou com seu pecado, lidou muito bem com seu pecado, triste não é? Mas é uma decisão de cada pessoa.
E isso fala se ela é de Deus ou não. Ela pode ter uma postura, uma roupa, uma conduta aparentemente de Deus, mas quando ela não aceita a justiça, ela não aceita a verdade de Deus.
E é só você olhar para sua própria vida e você vai ver quem tem sido. Uma coisa é você falar, todo mundo fala bem de si mesmo, outra coisa são as provas que você tem dado da sua vontade, do que que você faz, se você agrada a Deus ou se você agrada a si mesmo.
Todos os episódios da série estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Jesus#Parabola#Episódio42