24 – O REINO DE DEUS: Quando cresce é que se mostra quem é quem

Viviane Freitas

  • 12
  • Ago
  • 2024

24 – O REINO DE DEUS : Quando cresce é que se mostra quem é quem

  • 12
  • Ago
  • 2024

Muitos pensam que na igreja, onde se busca a Deus, sempre vão encontrar pessoas fiéis e justas, que querem a verdade. É isso que se espera dentro de uma igreja, mas o Senhor Jesus fala do Reino dos Céus e você tem que saber para se situar e entender sobre os perigos que acontecem aqui neste mundo.

Jesus falou, em parábola, dizendo o seguinte:

“O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.

E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” Mateus 13:24-30

Muito interessante que Jesus falava por meio de parábolas, justamente para que os que estivessem interessados, procurassem saber. Muitas vezes quando lemos a Bíblia, a Palavra de Deus, nós não entendemos, só procuram e insistem naquela leitura, aqueles que realmente se interessam em saber.

E nesta parábola, Jesus está falando sobre as pessoas que buscam a Deus. Elas ouvem o que o Senhor Jesus traz, que é a boa semente no seu campo, ou seja, a Palavra de Deus, os pensamentos dEle, o Espírito dEle. Por isso é importante você ler, meditar na Palavra de Deus, levar a sua Bíblia quando você vai à igreja para conferir e também tirar suas próprias conclusões.

Eu gosto muito de levar minha Bíblia na igreja, porque eu não quero ficar apenas dependendo que o pastor mastigue tudo para mim, eu quero raciocinar, eu quero observar, procurar, e por que isso? Porque eu tenho interesse em ler e entender a Palavra de Deus, pois me interessam os pensamentos de Deus.

Para que os meus pensamentos se sujeitem aos pensamentos de Deus, eu tenho que raciocinar e perceber qual é o de Deus e qual é o meu pensamento.

Voltando para a parábola, o Senhor Jesus disse que o Reino dos Céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo, quer dizer, Ele fala dessa boa semente que é a Palavra dEle. Jesus planta essa boa semente, mas dormindo os homens, o seu inimigo semeou o joio no meio do trigo.

Em outras palavras, por exemplo, na igreja onde você vai, você ouve a Palavra de Deus e decide se vai aceitá-la ou recusá-la. Normalmente as pessoas que estão famintas espiritualmente, que estão procurando agir de forma justa para com Deus, elas vão à igreja com objetivo. E as que não vão com objetivo são aquelas que só vão para agradar ou, às vezes, vão só para se sentir bem, mas não porque procuram Deus. Então, o diabo, que é esse inimigo, vai e semeia o joio no meio do trigo.

Onde havia o trigo, que são aqueles que procuram a verdade, que querem viver uma vida justa, o diabo semeou ali também o joio, que não dá fruto.

Só que o joio não aparece quando ele é pequenininho, quando ele está como sementinha, ele aparece quando cresce. Como diz aqui: “E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.”

O joio enquanto era sementinha e estava ali com o trigo não foi detectado, mas quando cresceram, então, apareceu quem era o trigo e quem era o joio. E assim também acontece na igreja.

Quando você tem uma autoridade, quando você conquista e tem outros que se sujeitam a você, então aparece quem é quem.

É muito interessante porque, por exemplo, eu estou na igreja desde pequenininha, praticamente nasci dentro da Igreja Universal, e eu vi muitas pessoas que eu cria serem de Deus, que eu olhava com pureza, com bons olhos, mas de repente, essa pessoa veio a decepcionar. E eu ficava assustada com tudo isso, porque eu não imaginava que isso poderia acontecer, eu era novinha na minha fé, e vi muitas pessoas desperdiçarem tudo aquilo que receberam.

Existiam aqueles que pregavam, que tinham até mais autoridade, mas essas pessoas vieram a cair na fé, e caíram feio, e por quê? Porque enquanto elas estavam nesse ambiente de fé, elas não valorizaram a boa semente que é a Palavra de Deus, que deve ser considerada, porque ela é uma semente eterna. Se você não dá uso, não aproveita a Palavra de Deus para si mesmo, você estará levando a vida espiritual de qualquer maneira. E se você não se observar, você não vai ver, não vai sentir necessidade de buscar a Deus.

O tempo foi passando, e muitos perderam a fé, perderam o temor, porque na verdade o joio nunca tem temor, ele não dá fruto. O joio é aquele que é falso, ele ora por orar, vai à igreja, dá o dízimo, ele faz tudo só por fazer, mas não com verdade, não porque entende a sua necessidade.

Por exemplo, separar as Primícias para Deus é colocá-Lo acima de todas as outras necessidades, não só na parte econômica, mas também nas minhas escolhas. Quando eu acordo de manhã, eu gosto de colocar Deus em primeiro na minha vida. Há muitas coisas que eu tenho necessidade de fazer logo pela manhã, mas todas estão sujeitas à prioridade que eu coloco na minha vida com Deus. Então eu dedico meu tempo pela manhã para Deus, porque eu valorizo essa boa semente.

E o meu Senhor, a Palavra que Ele tem me ensinado, tem me gerado disciplina. Deus tem cuidado de mim, tem mostrado o que eu tenho que fazer, tem aberto os meus olhos para aquilo que eu não via. Isso quem faz é o próprio Senhor Jesus!

Mas, ao meu lado, como diz aqui nesta parábola, também foi semeado o joio, aquele que aparenta ser de Deus, mas não é, e você tem que estar preparado para isso.

Você tem que estar preparado para ver que nem todas as pessoas estão procurando a verdade, nem todos amam a verdade, nem todos querem o que é justo, nem todos querem Deus. Ainda que falem que querem, mas as suas escolhas, suas prioridades revelam o contrário.

Quando você cresce com alguém que é falso, ou você se põe mais puro ou você se corrompe. E aí é que revela quem é quem. Quem é realmente verdadeiro, trigo que dá fruto e quem é joio, que é falso, que não tem fruto.

E o Senhor Jesus disse assim:

“Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” Mateus 13:30

Cedo ou tarde, tudo vai se manifestar!

A série completa está disponível também em nossos canais oficiais:

Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj

Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Parábola#Semeador#Episódio24


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*