20º Dia – No que consiste a fé?

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2014

20º Dia – No que consiste a fé?

  • 29
  • Jun
  • 2014

“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Jo.5:1-9)

Pode pensar: “Que privilégio! Jesus viu aquele homem, falou com ele, curou-o… enquanto eu, estou há anos nesta situação! Não sou batizada com o Espírito Santo, não sou realizada sentimentalmente, não conquisto na vida financeira…”. Vários fatores que pode alegar perante a situação.

Mas, em que consiste a fé?

Quando Jesus fez uma pergunta direta, analise a resposta daquele homem: Alguém enfermo deveria dizer: “Sim!”, mas ele respondeu, ao invés: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Ele justificou, de imediato, o motivo de ainda não ter sido curado.

Muitas pessoas dão essa desculpa: “É porque sou fraquinha; ninguém me ajuda, ninguém me acompanhou…” Cheias de desculpas!

Quando, na verdade, a fé não tem desculpas.

A pergunta é feita de forma simples: “Você quer ser curado?!; sair dessa prostração de 38 anos?”

Então: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.”

Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!

E o que fez Jesus com aquele homem? Levou-o a tomar uma atitude, para que completasse a “obra” que lhe cabia – a sua parte – levantando-se!

Pare de ficar prostrado e de dar desculpas, esperando que outros tomem a decisão por si. O que tem que fazer, é pegar naquilo que a tem impedido, como aquele homem pegou na sua cama, e agir a sua fé!

Porque é que, muitas vezes, se torna uma pessoa “acamada” na fé? Porque não prioriza as coisas de Deus, e depende das situações à sua volta para resolver os problemas.

Mas quando está resolvida, no seu interior, é ativa na fé!

Talvez esteja na faixa etária dos 40 anos, e preocupada, porque as suas amigas casam, e você fica para “tia”, quando, na verdade, tem que tomar atitudes. E quais? Tomando o seu “leito”!

Como? Tome posse da Palavra de Deus, servindo-O de todo o coração, e diga: “Deus, não sei quem é a pessoa, mas quero que coloque no meu caminho, a pessoa certa!”

Um dia, fiz essa oração a Deus, pois já havia tido um namoro, que não dera certo, e eu queria um namorado, não para passar o tempo, mas para casar. Então, não podia cometer o erro de ficar ansiosa, mas resolver a questão, de uma vez por todas!

Então, decidi investir na minha vida espiritual, servindo a Deus, entregando-Lhe a direção total da situação. E determinava: “No dia do casamento da minha irmã, vão ver o meu futuro marido ao meu lado!”

Eu profetizei!

Você percebe que a fé, faz mover até Deus! Quando profetiza, tem a certeza, participa-Lhe a sua situação, e não fica “acamada”, anos a fio, preocupada com a situação, mas levanta-se e sai adiante. Então, Deus cumpre o determinado, em virtude da sua fé e ligação a Ele!

E, no dia do casamento da minha irmã, como determinado, já estava com o meu futuro marido ao meu lado, namorando há um mês!

Repare no espírito do homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Você está, igualmente, à espera que alguém a ajude, interceda em seu favor e mostre ao rapaz que você gosta dele?! Acha que outros passam à sua frente, porque não toma uma atitude?! Mas, a sua atitude, não é dirigir-se à pessoa e precipitar-se, pois perde o seu valor como mulher.

O homem gosta de conquistar, então não deve tomar o seu papel.

O que deve fazer, é tirar o “leito” que a faz ficar ansiosa e preocupada, seja com a vida sentimental, financeira, familiar, etc., e olhar para a frente!

“Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.”

Nada impediu Jesus de fazer o que deveria ser feito, nem o facto de ser sábado. Nenhuma religião Lhe ditaria o que fazer! O que Ele diz e faz, não se questiona.

Mas, os religiosos, queriam seguir de acordo com os ensinamentos tradicionais.

A fé não é uma religião!

A religião diz: “Tem que dar o dízimo.” Mas, o que Deus ensina, é a priorizá-Lo, além de lhe ser fiel!

O que tem a dizer-me? Faça o seu comentário, que lerei cada um!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

127 comentários

    Olá D. Vivi.
    Entendi que não adianta murmurar, justificar com essas atitudes só atraso mais a minha vida. Tenho que tomar atitudes e seguir em frente.
    Quanto mais investo em priorizar a Deus, o Espírito Santo vai dando a direção de como agir, o que fazer, para onde ir, se devo ou não prosseguir.
    Bjs boa tarde.

    Ver mais

    Olá, querida Dª Vivi

    Ih, cometi muito erros sempre dar justificar as minhas situações e pior ainda sempre dar desculpas. Eu murmurava e lamentava sempre e as bênçãos que Deus tinha para mim já eram. Sentia me frustrada. Ai pude perceber tudo que professava de forma negativa, os resultados saiam desastrosos. Melhor, aprendi pensar antes de agir e falar.
    Muito obrigada pelas suas sábias mensagens, Dª Vivi. È como se fossem respostas para minhas perguntas.

    Que Deus a abençoe grandemente.
    Beijinhos doces

    Ver mais

    bunas tardes .D. Viviane es un gusto escuchale

    La fe le sano al honbreasi oy tanbien le sanara

    la fe si no cree no ay sanasion ni ay milagros

    la fe si ohobras no ay respuestas ,yaraeso depende de ser sinsera

    Ver mais

    Boa tarde!

    Para o uso da Fé inteligente não pode haver desculpas pois esta deve ser com base na crença na Palavra de Deus e não com base em sentimentos e emoções.

    As vezes em que me vejo parada e sem direcção é precisamente quando procuro agir ou tomar decisões em cima do que estou a sentir ou com base numa emoção momentânea o que acaba por originar uma frustração. Quando não uso a Palavra para contrapor estas situações adversas estou a ser emotiva.

    Beijos

    Ver mais

    Muito forte d. Vivi, eu sou igual a este homem, tenho desculpas para tudo, mas fico instaquinada na fé, as dúvidas invadem minha mente e não consigo ser mais forte que a dúvida. Tento vence-las mas não consigo, mas eu a partir de hoje eu vou fazer mais, de tudo para vencer. O que eu ganho com a fé, perco cOM as dúvidas. Preciso agir minha fé inteligente. Obrigada d. Vivi

    Ver mais

    Todas as vezes que dei desculpas para isso ou aquilo, mas tarde raciocinando vim a perceber que elas me levavam para longe das condições que Deus me da para avançar, pois fiquei apoiada nelas, e aparentemente estava tudo bem. Tenho procurado me vigiar pois as vezes quando as elas querem aparecer eu tenho que estar resolvida a me desafiar.

    bjs

    Ver mais
1 2 3 4 5 6 21