20º Dia – No que consiste a fé?

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2014

20º Dia – No que consiste a fé?

  • 29
  • Jun
  • 2014

“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (Jo.5:1-9)

Pode pensar: “Que privilégio! Jesus viu aquele homem, falou com ele, curou-o… enquanto eu, estou há anos nesta situação! Não sou batizada com o Espírito Santo, não sou realizada sentimentalmente, não conquisto na vida financeira…”. Vários fatores que pode alegar perante a situação.

Mas, em que consiste a fé?

Quando Jesus fez uma pergunta direta, analise a resposta daquele homem: Alguém enfermo deveria dizer: “Sim!”, mas ele respondeu, ao invés: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Ele justificou, de imediato, o motivo de ainda não ter sido curado.

Muitas pessoas dão essa desculpa: “É porque sou fraquinha; ninguém me ajuda, ninguém me acompanhou…” Cheias de desculpas!

Quando, na verdade, a fé não tem desculpas.

A pergunta é feita de forma simples: “Você quer ser curado?!; sair dessa prostração de 38 anos?”

Então: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.”

Enquanto murmurar, observar as consequências, as dificuldades; a aparente falta de condições, jamais vai agir a sua fé, e esta, sem obras, é morta!

E o que fez Jesus com aquele homem? Levou-o a tomar uma atitude, para que completasse a “obra” que lhe cabia – a sua parte – levantando-se!

Pare de ficar prostrado e de dar desculpas, esperando que outros tomem a decisão por si. O que tem que fazer, é pegar naquilo que a tem impedido, como aquele homem pegou na sua cama, e agir a sua fé!

Porque é que, muitas vezes, se torna uma pessoa “acamada” na fé? Porque não prioriza as coisas de Deus, e depende das situações à sua volta para resolver os problemas.

Mas quando está resolvida, no seu interior, é ativa na fé!

Talvez esteja na faixa etária dos 40 anos, e preocupada, porque as suas amigas casam, e você fica para “tia”, quando, na verdade, tem que tomar atitudes. E quais? Tomando o seu “leito”!

Como? Tome posse da Palavra de Deus, servindo-O de todo o coração, e diga: “Deus, não sei quem é a pessoa, mas quero que coloque no meu caminho, a pessoa certa!”

Um dia, fiz essa oração a Deus, pois já havia tido um namoro, que não dera certo, e eu queria um namorado, não para passar o tempo, mas para casar. Então, não podia cometer o erro de ficar ansiosa, mas resolver a questão, de uma vez por todas!

Então, decidi investir na minha vida espiritual, servindo a Deus, entregando-Lhe a direção total da situação. E determinava: “No dia do casamento da minha irmã, vão ver o meu futuro marido ao meu lado!”

Eu profetizei!

Você percebe que a fé, faz mover até Deus! Quando profetiza, tem a certeza, participa-Lhe a sua situação, e não fica “acamada”, anos a fio, preocupada com a situação, mas levanta-se e sai adiante. Então, Deus cumpre o determinado, em virtude da sua fé e ligação a Ele!

E, no dia do casamento da minha irmã, como determinado, já estava com o meu futuro marido ao meu lado, namorando há um mês!

Repare no espírito do homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque…”.

Você está, igualmente, à espera que alguém a ajude, interceda em seu favor e mostre ao rapaz que você gosta dele?! Acha que outros passam à sua frente, porque não toma uma atitude?! Mas, a sua atitude, não é dirigir-se à pessoa e precipitar-se, pois perde o seu valor como mulher.

O homem gosta de conquistar, então não deve tomar o seu papel.

O que deve fazer, é tirar o “leito” que a faz ficar ansiosa e preocupada, seja com a vida sentimental, financeira, familiar, etc., e olhar para a frente!

“Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.”

Nada impediu Jesus de fazer o que deveria ser feito, nem o facto de ser sábado. Nenhuma religião Lhe ditaria o que fazer! O que Ele diz e faz, não se questiona.

Mas, os religiosos, queriam seguir de acordo com os ensinamentos tradicionais.

A fé não é uma religião!

A religião diz: “Tem que dar o dízimo.” Mas, o que Deus ensina, é a priorizá-Lo, além de lhe ser fiel!

O que tem a dizer-me? Faça o seu comentário, que lerei cada um!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

127 comentários

  1. Olá querida Dª Vivi

    Quando fala-se de ATITUDE, logo vem à mente da pessoa em fazer alguma coisa, no entanto há uma diferença entre fazer porque alguém mandou, ou fazer porque há uma FÉ/CONVIÇÃO dentro de mim!

    Hoje eu vejo que muitas vezes “tomei atitudes”, que até eram audaciosas, mas não tive nenhum resultado/fruto com elas, pois foram baseadas na FÉ dos outros, e não na minha!!
    Se Deus deu-me uma VIDA e uma FÉ, porque razão irei pela dos outros??

    Quando o cego tomou o seu leito, estava a assumir a SUA FÉ, a CONVIÇÃO de que iria sair daquela situação. Se assim não fosse, diria que já tinha tomado essa atitude outras vezes, porque eu duvido que em 38 anos ele não tentou levantar-se e ir embora!

    Na verdade, existe uma consciência do que tem de ser feito (teoria), mas a ATITUDE de sair da consciência e passar para a prática, tem sido uma falta constante!

    Obrigada pelo cuidado, Cátia
    Um grande abraço

    Ver mais
  2. Olá d Vivi, olá a todas…

    E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

    Como essa parte fala comigo, porque?
    Tudo bem aquele homem não tinha condições de ir até o tanque, e disse que não havia quem o levasse até o tanque etc….

    Desculpas, desculpas e justificativas, colocava culpas nos outros, e não olhava para mim mesmo.
    Até sabia que precisava ir até ao tanque, de ir até Jesus, mas me limitava com desculpas.
    Elas já faziam parte de mim, sempre deixava as coisas para amanha, nunca tomava uma atitude radical, pois disciplina era o que faltava em mim, na minha vida, nos meu dia a dia.
    Até queria uma mudança, mas tinha receio de como iria ser o meu processo, de quanto vergonhoso seria expor o meu verdadeiro ser.
    Estava até doente, enferma na minha fé, sabia que o Senhor Jesus estava ali de pronto para me atender, mas com as minhas atitudes eu não mostrava o qual necessitada Dele eu era.
    Pois Deus sempre nos mostra os nossos erros, nossas limitações, mas mostra não para eu ficar me condenando, e sim para partir para uma decisão, sair da zona de conforto, e ir em luta daquele objetivo.
    O Senhor Jesus faz uma pergunta a ele, e diz queres ficar são?
    Ele nem prestou atenção na pergunta que o Senhor Jesus lhe fez, se fez de coitado para ele, como havia feito todos os anos que ele se encontrava daquela forma, por isso não havia uma mudança na vida dele. Pois tudo ele justificava e não tomava atitudes de confiar em Deus.
    Eu esperava dos outros, o que eu deveria ir em busca, e com isso o tempo passava, e minha vida continuava parada, pois desculpas não geram frutos, gera sim é acomodação, e uma fé sem exercício, ela é morta.
    A palavra de Deus tem sido reveladora na minha vida, pois eu decidir parar de dar desculpas e justificativas pelos meus fracassos, e tenho me alimentado da sua palavra diariamente.
    Tenho a recebido, de forma eficaz e inteligente, e deixei de agir pelas emoções e circunstancias, e ficar a espera que alguém me ajudasse, pois eu estou em sua total dependência, decidir dar prioridade a mim mesma.

    Obrigado por essa oportunidade d Vivi, Deus a abençoe
    bejinhos 😉

    Ver mais
  3. MAIS UMA VEZ ESSE POST NOS FAZ REFLETIR NAS NOSSAS AÇÕES, ATITUDES. EU SEMPRE ESPERAVA QUE ALGUEM FIZESSE ALGUMA COISA P/ MIM PARA DEPOIS TOMAR ATITUDE. NÃO PRIORIZAVA DEUS E SIM MINHAS COISAS E NUNCA ACONTECIA NADA. A PARTIR DO MOMENTO QUE COMECEI A COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR VARIAS COISAS MUDARAM E HOJE OUVINDO ESSE POST TENHO CERTEZA QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO. OBRIGADA E EUM ABRAÇO.

    Ver mais
  4. Entendi que temos que tomar posse! Com aquela resposta para Jesus, ele revelava um querer indefinido… Quando ele tinha que afirmar o que queria e tomar posse, sem olhar para mais nada! Disso dependia o seu novo início, uma nova vida! É isso que tenho visto… Muitas vezes pensamos que é Deus quem tem que nos definir… Jogamos tudo sobre Ele… Sem dar crédito ao que Ele fala. Na verdade é preciso tomar posse, sem desculpas… Porque ou é ou não é. É difícil devido as limitações que nós colocamos e aí ficamos como aquele cavalinho preso na cadeira de plástico! A fé é a única saída quando bem usada!

    Ver mais
  5. Bom dia D. Viviane,

    A fé é violenta, não depende de situações ou circunstâncias, nem é emotiva.
    O que me chamou a atenção é que muitas vezes a gente prioriza as coisas materiais e não prioriza a Deus, não se entrega a Deus, o foco não é Deus, por isso que a vida tá amarrada, não desenvolve…
    Por isso que a cada dia que passa, vou observar nos mínimos detalhes, nas minhas atitudes, nos meus pensamentos, se eu tenho priorizado a Deus, porque de que adianta ter tudo nesta vida e não ter o mais importante, que é a paz, a presença de Deus?
    Pois é isso que eu irei fazer, obrigada por esta palavra, muito forte mesmo…
    Abraço

    Ver mais
  6. Bom dia dna Vivi,

    Eu entendi o que a senhora quis dizer, antes eu era ansiosa na vida sentimental, hoje eu priorizo o Senhor Jesus, mais não fazia da maneira que a senhora está dizendo, simplesmente eu deixei nas mãos de Deus. Mas na minha vida financeira estava preocupada porque eu quero que Deus seja Glorificado na minha vida financeira por isso que estou nessa fé, se eu sou de Deus todos tem que ver a Glória Dele na minha vida em todo os sentidos.

    Ver mais
1 2 3 4 21