1º chá do Projeto Raabe

Viviane Freitas

  • 28
  • Dez
  • 2012

1º chá do Projeto Raabe

  • 28
  • Dez
  • 2012

O Projeto Raabe teve início aqui em Portugal na caminhada “Rompendo o Silêncio”.


Foram muitas as pessoas que se juntaram a esta causa naquele dia.

Entre elas surgiram mulheres que libertaram o seu grito de socorro que estava preso no meio do sufoco em que vivem ou viveram. Mulheres que são constantemente submetidas a agressões e abusos; muitas das quais só agora tiveram coragem para falar e pedir ajuda.

E é com esse mesmo objetivo, de amparar essas vítimas, que as voluntárias do projeto se disponibilizam para acompanhá-las e dar-lhes uma orientação profissional.

No passado dia 09 de Dezembro, o Projeto Raabe realizou o seu primeiro encontro.
Com o lenço vermelho ao pescoço e um sorriso rasgado, as voluntárias estavam de braços abertos para receber as convidadas para um Chá muito especial.

Este encontro superou todas as expectativas, pois cada uma delas quis contar e partilhar a sua dor; não se deixando intimidar pelas mulheres que estavam presentes; mas vendo nelas alguém que as compreende e que compartem do mesmo sofrimento.

Uma tarde de convívio e companheirismo que teve lugar na cidade do Porto e também em Lisboa, onde partilharam experiências e receberam palavras de incentivo e força. Foi-lhes passada também uma orientação de como ultrapassar a situação em que vivem e como podem voltar a ter o amor-próprio e a autoestima que ficaram perdidas num passado que lhes dói lembrar, ou mesmo até do presente em que ainda vivem.
Muitas delas carregam lembranças que não são fáceis de esquecer; mágoas e ressentimentos que são difíceis de suportar… um aperto e angústia constantes que elas aprenderam a esconder dentro delas.

Ouviram um testemunho de uma mulher que outrora passou por abusos e que hoje tem seus medos e traumas superados. E para que lhes pudessem dar um atendimento mais rigoroso e pessoal, logo depois de participarem de um lanche preparado carinhosamente pelas voluntárias; estas fizeram um acompanhamento particular com cada uma delas.

Uma tarde muito saborosa e bem passada. Todas saíram com um brilho diferente no olhar e com uma nova força para enfrentar o seu passado e seguir para um presente e futuro mais felizes.

As voluntárias no final da tarde não conseguiam conter a felicidade que tinham pelos ótimos resultados que têm vindo a alcançar; afirmando que é apenas o começo de uma nova jornada na vida daquelas mulheres, mas desta vez uma jornada feliz e agradável, ficando a promessa que se voltariam a encontrar muito em breve.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

7 comentários

  1. sem duvida um trabalho muito importante eu já passei por violência domestica sei o que sofre uma mulher nessa situação nos sentimos um lixo que o ESPÍRITO SANTO vos capacite para continuarem com este projeto

    Ver mais
  2. Fico muito feliz por ver que existem iniciativas como estas para apoiar a vitima da violência doméstica, para apoiar as mulheres que na hora do desespero se sentem sozinhas no universo, devemos sim ajudar com todo o nosso carinho pois quantas de nós não terão sido também vítimas de violência directa ou indirectamente, pois não podemos esquecer os filhos que testemunham as mães ou pais a serem espancados diariamente.
    Devemos sim falar mais alto até sermos ouvidas pois isto não pode ser considerado como “normal” na sociedade de hoje. Vamos continuar a romper o silêncio por todas as vitimas que não têm força para o fazer.
    Bjs e obrigado.

    Ver mais
  3. Olá Parabéns a todas que deram a vida para realizar os sonhos de outras vidas. Está lindo, eu acredito que esse projecto vai ajudar muitas mulheres, que para elas não existia mais nenhuma solução para suas vidas.

    Deus abençoe a todas

    Bjs.

    Ver mais
  4. A caminhada aqui no Porto foi muito especial, pois se tratando de uma cidade mais pacata em relação a Lisboa, surtiu um grande feito nas ruas onde passamos, e muito legal essa iniciativa de se fazer um chá para essas mulheres pois acredito que elas se sentiram mais valorizadas.
    Parabéns a essas mulheres que conseguiram romper o silencio

    Ver mais
  5. A expressão do Amor de Deus nos faz Feliz.

    O Projeto RAABE representa a expressão do Amor de Deus para essas Mulheres!

    Representa a porta de saída para o sofrimento e a “borracha” que apaga todas as marcas.

    Oferece a Mulher a oportunidade de tomar posse de uma nova história. A história real e verdadeira de amor e felicidade que TODAS tem DIREITO, garantido por Deus.

    Sejam muito felizes mulheres. Esse é o seu Direito!

    Deus abençoe a todas!

    Ver mais
  6. Levar vida as que estão vivendo no vale da sombra da morte e não sabem como sair de lá!
    Trabalho maravilhoso que levantará aquelas que sofrem em silêncio!
    Deus abençoe a todas do Projeto Raabe!

    Ver mais
1 2