18º Dia – Porque motivo você crê?
- 27
- Jun
- 2014
Eu gostaria que você apontasse, agora, numa folha de papel, qual é o motivo pelo qual você crê…
Já pensou e anotou? Faça uma pausa, nesta leitura, e, depois, continue, porque precisa aprender a pensar; a usar a sua inteligência, para que não fique na “mão” de ninguém!
“Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” (Jo.4:39-42)
Estes versículos destacam-se muito, porque é sobre isto que temos vindo a falar: crer pela Palavra de Deus, e não apenas por intermédio do testemunho. A mulher havia crido, pelo que Jesus referira da sua vida, e não pela Sua Palavra.
Depois dos samaritanos terem pedido que Jesus permanecesse com eles dois dias, muitos tiveram a chance de crer n’Ele.
“Já agora não é pelo que disseste que nós cremos…”
Amiga internauta, você não pode crer em Jesus apenas por aquilo que lhe digo, ou pelo testemunho; não pode crer, apenas porque Ele “falou” da sua vida. Mas, para crer em Jesus, o correto é conferir pelo que ouve, concretamente, da Sua Palavra!
Aquela mulher transmitia os seus relatos pessoais, mas quem tem que ver, ouvir e crer, sou eu e você, por intermédio da própria Palavra de Deus. Esta tem que chegar a mim, para poder testificar que Jesus é o Salvador do mundo.
Muitos até dizem que Jesus é o Salvador, porque ouviram os pais falar – ou na Igreja – mas ainda não O assumem, dessa forma, porque uma vez que não enxergam, ainda, as suas falhas, não vêem a necessidade de ter um Salvador, até ao momento. Estão mais preocupados com as suas necessidades do que com o seu interior.
Mas quando recebemos a Palavra de Deus, e esta vem como a “água”, que nos lava de pensamentos tacanhos e mesquinhos, a própria Palavra faz-nos amadurecer na fé, e desenvolver de uma forma que provoca admiração, pois vem acompanhada de respostas.
Há pessoas, neste momento, que só estão à espera de uma palavra, e a palavra que têm de esperar e depender, não é a minha, mas a Palavra de Deus! Não espere que alguém a entenda e compreenda a sua dor, porque há Alguém muito maior: Deus, o Senhor Jesus, que a conhece por inteiro, e conhece a sua história, até melhor do que você mesma.
Preocupe-se, então, em crer n’Ele, não pelos milagres que acompanha na Igreja; estes são maravilhosos e testificam às pessoas, que nunca tiveram uma experiência pessoal com Deus, e que precisam de factos! Mas, se apenas crê pelo testemunho, nada traz para o seu interior.
Ainda que aprendamos, através dos mesmos, não nos transferem tanta vida quanto a Palavra de Deus, pois unicamente a Palavra traz à existência aquilo que não existe em nós.
Quando permitimos que essa Palavra nos alcance, e ficamos sensíveis a essa voz, encontramos o tesouro, a resposta, a direção!
Eu gostaria de saber, dos nossos internautas: Tem crido pelos testemunhos ou pela Palavra? É a Palavra que tem revolucionado a sua vida, ou são os testemunhos?
Deixe aqui os seus comentários!
Marta Viviana Ribeiro (CES Porto)
Junho 27, 2014 às 7:59
Olá minha querida Dna Vivi,
Após fazer a pausa no audio, escrevi na agenda: “Eu creio porque JESUS falou… Porque está escrito!”
Eu tenho vivênciado isso a cada dia com a quarentena, a palavra têm-me alimentado, porque na hora que eu tenho de CRER, é a palavra que eu ouço diariamente que me sustenta… Que me alerta… Que me mantém vigilante e mostra-me o que estou alimentar, para que eu possa corrigir-me para fortalecer a minha Fé…
Eu agradeço a DEUS por a senhora ser usada, por sua companhia, nesta caminhada… Beijinhosss
M.ª Teresa Paulo
Junho 27, 2014 às 7:05
Bom dia Amiga,
Durante muito tempo cri em Jesus pelos testemunhos mas hoje posso dizer com toda a certeza que creio nEle pela Sua Palavra.
Foi a Sua Palavra que me libertou do poço infindável de sentimentos que me escravizavam, que limitavam.
Foi a Sua Palavra que provocou uma revolução tão grande no meu interior que me fez odiar a condição em que eu me encontrava e me deu forças, coragem para lutar contra o meu eu originando um novo nascimento.
Foi a Sua Palavra que me fez ser LIVRE!
Hoje é a Sua Palavra que me dá a direcção, ela é o meu verdadeiro sustento, é dEle que eu dependo.
Um abraço muito forte!
Renata Domingues
Junho 27, 2014 às 6:55
Quando eu medito no porque eu creio, não há espaço para outra coisa senão o que eu tenho vivido.
Eu poderia até lembrar das maravilhas que tenho visto ao meu redor, mas não seria suficiente para ser aquilo que se destaca em mim, se destacou o que eu tenho vivido, porque me marcou, trouxe vida onde não existia, curou o que estava mal no meu interior, transformou a minha historia, e fala até hoje, e porque eu creio pela palavra que tenho recebido da parte do meu Deus, eu não quero parar por aqui, quero e tenho buscado estar sensível a cada detalhe que eu possa entregar para que essa palavra, essa crença, venha de fato glorifica-Lo.
Muitos beijinhos.
Ester
Junho 27, 2014 às 6:45
Bom dia,
A realidade é bem essa na minha vida
Quando a senhora pediu para que colocasse o áudio em pause para escrever, eu fiquei confusa e não soube o que escrever.
A verdade é que eu tenho fé, mas para a vida dos outros, para a minha eu não creio que pode acontecer o impossível e essa talvez seja uma das coisas que eu pensava que estava agradando a Deus mas afinal não estou.
Um abraço!
Isabel Alho
Junho 27, 2014 às 6:17
Bom Dia
A palavra de Deus é quem revoluciona a vida, pois eu passei muito tempo ouvindo falar para mim, precisas mudar isto e isto, tens de fazer assim e assim, era o pastor, era a esposa, etc, eu entendia o que eles queriam dizer mas não conseguia trazer para a minha vida e colocar em pratica, porque eu estava crendo porque eles estavam a falar e não porque Deus mo havia revelado através da sua palavra. Antes também eu fica a procura de respostas nos blogs ou que alguém me falasse a respeito.
Mas eu entendi que se Deus não me revelar diretamente e eu não crer pela sua palavra nada vai acontecer. Hoje sempre que eu preciso de uma resposta, direção eu vou a Ele, e busco na Sua palavra a minha resposta, e ela vem.
E neste jejum eu quero a cada dia estar mais sensível a Sua palavra, estando vigilante e atenta a mim mesma, pois minha natureza é falha e sempre pende para a carne, mas eu não quero a minha vontade e sim a DELE em mim.
Elisabeth Esteves - Bruxelas
Junho 27, 2014 às 6:16
Quando eu creio e me apoio somente na Palavra, Ela opera em mim mesma, fala, corta e separa o meu pensamento, o meu “jeito” da vontade de Deus.
A Palavra veio para iluminar, transformar o meu interior e permanecer.
Não é algo passageiro, uma simples informação, uma emoção, pois priorizei a Palavra, fui flexível à Sua voz e não despercebida.
A resposta não vem de alguém para ser afirmada ou aprovada, ela brota no meu interior pela a ação e transformação do Espirito Santo, porque entendi e aceitei, crendo, baseada na Palavra, no Propósito de Deus.