17º Dia – Qual era a necessidade ou prazer de Jesus?
- 26
- Jun
- 2014
“Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come! Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer? Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (Jo.4:31)
Muitas pessoas estão a fazer a Obra de Deus, no Altar ou no Átrio, preocupadas com as suas responsabilidades e afazeres, e deixam de estar aos pés de Jesus. E isto significa estar atento e sensível à Sua voz, agradá-Lo, e não apenas praticar aquilo que, aparentemente, está certo.
Por exemplo: Está certo evangelizar, atender as pessoas, falar de Jesus no trabalho, dar um bom testemunho, etc. Mas, mesmo fazendo o que é certo, nem sempre agrada a Deus, porque a vontade d’Ele não é o que prevalece.
Da mesma forma, que muitas pessoas dão o dízimo, separando 10% daquilo que vem às suas mãos, mas não são o próprio dízimo. Não priorizam a Deus.
A pessoa consegue submeter-se, e obedecer, ao que já foi instruída, mas não consegue ser sensível à voz de Deus, em fazer a Sua vontade. Por isso, faz escolhas de acordo com o que pensa, e não de acordo com o que agrada a Deus.
“A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”
Primeiro é a vontade do Pai, e depois realizar a obra. Mas, geralmente, é feito o inverso: primeiro, a pessoa quer realizar a obra e, depois, saber qual a vontade de Deus.
Ainda que, aparentemente, o que faz esteja certo, pode não ser do jeito que Deus quer que faça. Por exemplo: louva a Deus, mas de forma mecânica e não racional; ora, mas de forma emotiva; não se conduz pelo que crê, mas por aquilo que sente.
Desta forma, a preocupação não está em agradar a Deus, e sim em resolver as suas responsabilidades e suprir as suas necessidades, sem estar aos pés de Jesus. E há uma enorme diferença nisso…
Para O alcançarmos, há uma grande necessidade, da nossa parte, de estarmos constantemente em vigilância, para que possamos entender o que estamos a fazer: a nossa vontade ou a vontade de Deus?
Aguardo o seu comentário no Blog. A sua participação deixa-me muito feliz! E, brevemente, estarei a falar mais sobre mim, e as minhas experiências.
GRACI PIRES (MADRID-GETAFE)
Junho 26, 2014 às 20:59
Buenas noches doña Vivi,
Después de escuchar audio cogi mi biblia para volver a leer este versiculo:
Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (Jo.4:31)
Estan importante que muchas veces he hecho cosas en la iglesia pensando que agradaban a mi Dios…pero ahora pienso ¿ será que consistía en hacer la voluntad del que me envio?
Muy fuerte este audio ! Me ayudo a reflexionar en
como estoy dirigiendo mi vida, ahora voy a poner en
practica.
Gracias por su atención.
Un saludo.
Graci Pires
Susana Palha
Junho 26, 2014 às 20:54
Boa noite Dª Viviane
Os afazeres, o muito fazer pode funcionar como um refugio para encobrir até a verdade sobre nós. O muito fazer não significa nem traduz a minha real entrega. Sabe a partir do momento em que o meu foco se tornou em agradar somente a Deus, a O colocar no controle da minha vida, dependendo dEle a forma como faço mudou. Tudo está na intenção. E quando a intenção é agrada-Lo não há fardo ou frustração pois é para Ele. Há segurança em definir prioridades, em até conseguir dizer não pois o que fazemos é somente para Ele. Sou definida pela minha entrega sim , por me vigiar e estar atenta a colocar sempre em primeiro quem eu sou para Deus. O que faço não revela na totalidade quem eu sou é apenas uma consequência inata do que habita dentro de mim. A minha maior necessidade é sim estar atenta a mim própria sempre e estar aos Seus pés, aí serei sempre guiada nas minhas escolhas e terei a direcção dEle nas minhas atitudes.
Beijinho muito carinhoso!
Gilda Goulart Gonçalves
Junho 26, 2014 às 20:50
Muito forte isso D.Viviane pois tenho vivido assim achando que estava agrandando á Deus obrigada por abrir meus olhos.Tenho dificuldades em identificar o que Deus quer de mim.
Renata Costa
Junho 26, 2014 às 20:48
Olá D.Viviane , é mesmo muito forte o tema de hoje .
Fazer a Obra de Deus é fazer a vontade de Deus , mas nem todos entendem isto , a prova disto é quando se é uma pessoa religiosa .
Eu já fiz a obra de Deus sem fazer a vontade de Deus , o Fazer me realizava , e quando eu não tinha nada para fazer , ficava perdida . Me avaliava estar bem apenas pelo fato de fazer a sua Obra .
Sou grata a Deus pela sua infinita misericordia , seu cuidado e a oportunidade que tive de recomeçar com Deus , por ter aberto os meus olhos a tempo.
Hoje tenho investido a cada dia em “Ser” para Deus , prioriza-lo, estar sensivel ao que ELe me fala , reconhecer meus erros e mudar , enfim o mais importante para mim agora é estar ao Seu lado e lutar até o fim pelo bem mais precioso que tenho , que é a minha Salvação .
Tem sido muito bom para mim deixar meu comentário , e falar um pouco das experiências que vivi e tenho vivido nestes Dias .
Obrigada pelo cuidado da senhora 🙂
Catarina Mourato, FJ SEDE
Junho 26, 2014 às 20:39
Olá D. Viviane!
O que tenho entendido e tem estado muito presente em mim, é que não é um título que vai revelar quem eu sou ou vai dizer sobre mim. Mas é o que eu sou, o que eu sou para Deus, a minha entrega, quem eu sou para Ele e quais as minhas atitudes quando não estou no ambiente da igreja ou estou sozinha.
Quando voltei para a presença de Deus, era algo muito difícil para mim. Quando saía desse ambiente de fé, de força, eu ia logo abaixo.
Foi fácil esse processo? Não, nada! Pensei em desistir tantas vezes, mas uma coisa estava mudada em mim. Eu estava decidida a ir em frente, custasse o que custasse!
Carrego comigo todos os dias um pensamento, de que a minha vida não é mais minha, de que morri para este mundo. Parece um bocado dramático, mas é assim que eu vejo, porque coloquei e coloco todos os dias a vontade de Deus em primeiro lugar. Quero muitas coisas, tenho muitos planos e sonhos, mas nada me dá o que o Senhor Jesus me dá. A minha vida não faz mais sentido sem Ele.
Por isso, eu quero sempre ser, ser mais para Ele, todos os dias!
Obrigado D. Viviane!
Renata Samina FJ Évora
Junho 26, 2014 às 20:25
é verdade,temos que estar atentos a voz de Deus,primeiro fazer a Vontade de Deus e depois a nossa.