178 – Situações que revelam quem somos

Viviane Freitas

  • 26
  • Jun
  • 2024

178 – Situações que revelam quem somos

  • 26
  • Jun
  • 2024

Deus já sabe de tudo que vai acontecer. Ele sabe quem será salvo e quem será condenado, e nem por isso Ele deixa de cumprir a Sua parte, de fazer aquilo que está ao Seu alcance para salvar.

Ele enviou o Seu Único Filho para vir a este mundo, dar a vida dEle por todos nós que O aceitamos. Mas quem não aceita o Presente, então fica de fora.

Veja o que a Bíblia diz:

“Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e O amarraram. E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano. Ora, Caifás era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo. E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote.

E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro. Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.” João 18:12-17

Ou seja, Jesus havia sido levado, e Pedro estava seguindo, mas quando perguntaram se ele fazia parte dos discípulos de Jesus, ele disse que não.

“Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também.” João 18:18,19

Enquanto Pedro já havia negado uma vez, ele continuava próximo do Senhor Jesus, que estava sendo interrogado pelo sumo sacerdote.

E você vê aqui a decepção. Jesus já sabia que Pedro o negaria três vezes, mas Pedro não sabia, não imaginava que ele iria negar Jesus. Na cabeça dele, ele seria fiel até a morte, mas não foi o que aconteceu naquele momento.

Pedro negou porque tinha medo da situação que estava diante dele:

“E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos Seus discípulos e da Sua doutrina. Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; Eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto. Para que me perguntas a Mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que Eu lhes tenho dito. E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?

Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que Me feres? E Anás mandou-O, amarrado, ao sumo sacerdote Caifás.” João 18:19-24

Bem, estava ali o Criador dos céus e da terra, deixando os homens perguntarem, humilharem, prendê-lo e até darem uma bofetada nEle, como se fosse um malfeitor, e Jesus Se sujeitou a tudo isso, mas por que Deus não interferiu nesse momento?

As situações revelam o amor que Deus tem para com a humanidade. Ele deu o Seu Único Filho, não foi um anjo, mas o Seu Filho, para vir a este mundo, ser desprezado, e morrer por amor de nós, isso porque Deus tem o ideal de salvar a sua alma.

Você pode estar em um momento dificílimo, rejeitado por tudo e por todos, por causa dos seus atos, erros e pecados, mas Deus faz de tudo que está ao Seu alcance para te tirar dessa prisão. Foi isso que Deus fez e faz!

Deus quer resgatar você do inferno, mas será que você O aceita? Porque muitos dizem a respeito de Deus de forma má, dizendo que Deus não se importa com ninguém, mas Deus fez e faz de tudo para te salvar.

Será que você o vê assim?

Deus me levou a situações com as quais eu nunca imaginava que iria encontrar o que estava dentro de mim. Eu me decepcionei, quando Ele me fez ver quem eu era.

Sabe quando você está tão focado em um problema, em uma situação difícil, que você se sente até mesmo vítima? Mas nesse momento que eu falhei na minha conduta, Deus pôde me mostrar o que estava dentro de mim.

Há momentos difíceis na nossa vida para que revelam quem realmente somos. E graças a Deus por isso!

Porque quando isso aconteceu com Pedro, e ele disse que não conhecia Jesus, certamente, ele nunca havia imaginado que seria esse tipo de pessoa, um traidor, ou seja, ele pensava que defenderia Jesus até o último suspiro, mas se acovardou diante dos problemas.

“E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.

E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com Ele? E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.” João 18:25-27

Veja que as situações que acontecem conosco revelam a nossa pessoa, e eu dou graças a Deus por isso, porque se Deus não revelasse quem nós somos, como poderíamos assumir a nossa condição?

Na cabeça de Pedro, ele não imaginava que seria esta pessoa, mas ele negou Jesus por três vezes.

E você já reparou quem você tem sido diante das situações difíceis? Porque falar de Deus, que você está na fé é uma coisa, mas ver quem você é diante das situações é que provam quem é Deus para você, e quem é você.

Graças a Deus por essas circunstâncias que revelam quem realmente quer a verdade, com tudo isso que Deus mostrou para mim, eu agarrei aquela oportunidade e aceitei aquela verdade, e me libertei daquele engano que eu pensava a meu respeito. E Deus fez uma obra magnífica na minha vida.

Mas sempre houve situações para que eu entendesse quem realmente eu era, espero que você também se enxergue nas situações que vive, para que assim você veja quem você é diante da fé, diante de Deus.

Acompanhe a série completa “Quem é Deus? Quem é você?” em nossos canais oficiais:

Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj

Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas

#BlogVivianeFreitas #ProgramaTardeMusical #QueméDeus #Quemévocê #Jesus #traição #salvação

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*