161 – Tristeza que se converte em alegria

Viviane Freitas

  • 3
  • Jun
  • 2024

161 – Tristeza que se converte em alegria

  • 3
  • Jun
  • 2024

Quando vivemos um problema, uma situação difícil, uma dor, nós choramos, lamentamos, ficamos angustiados, às vezes não acreditamos no amanhã e pensamos mal da vida, de Deus e de todo mundo. Algumas pessoas, de tão decepcionadas, pensam até em tirar a sua própria vida. Se você está vivendo esta situação, preste bem atenção no que tenho para falar para você.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Deus, sobre uma vida melhor, mas você está tão triste que já não acredita mais em nada, porém, Jesus disse assim:

“Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” João 16:20

Para quem Jesus estava falando aqui?

Existem dois tipos de pessoas: aqueles que estão interessados em conhecer Jesus, em viver, em aprender, e outro tipo de pessoas que estão sofrendo, passando por momentos difíceis, em que a dor, a decepção é tão grande, que elas só pensam em como solucionar esses problemas.

E há situações em que a pessoa não vê saída, por exemplo, se ela perdeu um ente querido, perdeu aquela segurança, a proteção que tanto tinha, e agora sela e sente triste, está chorando.

Mas o que Jesus quis dizer nesta passagem sobre converter a tristeza em alegria?

Jesus andava com os discípulos, ensinava, orientava tudo para eles, mas eles não entendiam muita coisa.

Sabe aquela informação que você tem, mas você não entende, não experimentou? Aquela informação está do lado de fora, e não no seu interior? É o que acontece com muita gente, que até ouviu falar de Deus, mas ela não tem a vida, não tem Deus.

Então, Jesus estava falando que, na realidade, Ele iria morrer na cruz e os discípulos iam ficar ali se sentindo só e desamparados. Eles que pensavam que Jesus ficaria junto deles por toda a vida, mas Jesus ficou tão pouco tempo.

Jesus estava falando dessa hora, que eles estariam tristes, e o mundo estaria alegre, e por quê? Porque o mundo estava voltado para a libertinagem, que é o pecado deliberado, a injustiça, é fazer o que sente vontade, e não o que é justo, o que é perfeito.

O mundo se alegra com a injustiça, e aqueles que estão à procura do que é certo e justo, esses se entristecem, porque não conseguem entender a situação que estão vivendo.

Por isso, Jesus estava falando para eles que aquela tristeza se converteria em alegria. Mas como isso é possível?

Quando estamos tristes, angustiados, decepcionados, até conosco mesmo, nós procuramos, nós temos necessidade, e quando alguém nos mostra a verdade, nós agarramos a oportunidade, nós aceitamos e acatamos.

Mas quando estamos alegres, muitas vezes nós nem pensamos em Deus! A maioria das pessoas, na hora da alegria, até se esquece de Deus. Porém, na hora da tristeza, procuram a Deus, mesmo sem saber orar, elas se abrem, falam o que está no seu íntimo, sem ninguém ensinar nada. Isso porque a tristeza empurra a pessoa a procurar por Deus, na maioria das vezes.

Jesus continua falando:

“A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.” João 16:21

Assim acontece quando a pessoa está com dor na alma, porque ela passa a pensar em Deus, na sua alma, é ali que ela compreende e quer buscar a Deus.

Então, os discípulos estavam com Jesus sentindo-se amparados, dirigidos. Jesus fazia milagres, ensinava, orientava, nada lhes faltava, apesar de não viverem na superabundância, Jesus vivia do hoje, fazia multiplicar os pães e os peixes, e dava para as multidões, e os discípulos vendo tudo isso.

Jesus ressuscitou os mortos, amparou, deu uma palavra de vida aos sofridos, os discípulos viram tudo isso, e eles aprenderam coisas visualmente impactantes, mas isso estava do lado de fora, eles sentiam essa alegria, esse amparo com Jesus ao lado, mas quando Jesus foi levado preso, e depois morto na cruz, eles ficaram desesperados, porque aquele Jesus que ressuscitou os mortos, que curou enfermos, que falou da vida, agora parece que havia perdido tudo!

Os discípulos não estavam entendendo nada, mas aquela dor era necessária para que eles buscassem a Deus, de fato e de verdade.

Talvez você esteja vivendo essa dor, está insatisfeito com seu jeito, você se sente incomodado da maneira que tem agido, que tem vivido, cheia de conflitos, veja o que Jesus falou:

“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.” João 16:22

Que alegria é essa que nenhum problema me tira? Essa alegria é a alegria de ter Deus dentro de você! De ter o Espírito de Deus, a Mente de Cristo dentro de você!

Sabe, mesmo quando você está sozinha, dirigindo, no trabalho, ou na sua família, com pessoas, você poder ouvir Deus te orientando no seu dia a dia, já pensou numa coisa dessas?! É algo surpreendente!

Por isso, quando você tem Aquele que guia à verdade, você tem a alegria que ninguém tira, porque você não é desamparado, órfão, abandonado! Deus não faz acepção de pessoas, mesmo quando você falha, Ele está ali te orientando, e por isso que essa alegria ninguém vai tirar, porque ele vai morar dentro de você!

Eu fico aqui fervendo, porque eu quero tanto que você conheça essa Deus, que você não fique dependente de pessoas, de coisas do lado de fora, porque elas não te sustentam na dificuldade, com elas você não tem direção.

Mas quando você tem o Espírito Santo, o Espírito de Deus dentro de você, então você tem o Próprio Criador dos céus e da terra.

Você tem Aquele que te criou, que te conhece, que sabe lidar muito bem com você!

Ah, você tem a Coisa mais rica, o Maior Tesouro deste mundo, e é isso que Deus quer dar para você!

Essa tristeza que você tem se converterá em alegria, mas é uma alegria que ninguém tira!

E como isso vai acontecer? Quando você falar com Deus, quando você buscar a Deus de todo coração!

E essa situação crítica, de dor é o que te leva a falar com verdade, com sinceridade, esvaziar sua alma, a desabafar com Deus!

Faça isso agora e aproveite que esse Deus está te vendo, e Ele está esperando esse momento com você!

Todos os episódios da série “Quem é Deus? Quem é você?” também estão disponíveis pelo:

Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj

Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#QueméDeus#Quemévocê#Jesus#EspíritoSanto#Verdade#Consolador#Tristeza

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*