15º Dia: O que invalida a Palavra de Deus na sua vida?

Viviane Freitas

  • 4
  • Out
  • 2015

15º Dia : O que invalida a Palavra de Deus na sua vida?

  • 4
  • Out
  • 2015

Olá a todos os internautas!

É um prazer estar aqui convosco. Estou a ler os vossos comentários e soube que muitas pessoas estão a ser beneficiadas através deste Blog. Compartilhe nas redes sociais, chame uma amiga, um familiar seu, para ler os posts, assim como você está a ser beneficiada.

Hoje a pergunta é a seguinte: “O que invalida a Palavra de Deus na sua vida?”

Muito interessante esta pergunta! Vamos saber o que é?

Acompanhe comigo no livro de Mateus, capítulo 15, versículo 3:

“Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?
Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim;
esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição.” (Mateus 15:3-6)

O que é transgressão ou transgredir? É passar além do limite, desviar-se, abandonar a verdade. Uma pessoa que transgride, é alguém que sabe que tem um limite, que tem que andar naquele caminho, sabe que existe uma verdade, mas “escapa-se”, desvia-se disso.

Jesus perguntou aos hipócritas, que O tinham questionado em relação aos discípulos que não tinham lavado as mãos para comer… É interessante, que todas as vezes que lhes faço uma pergunta, isso apela para a sua inteligência, fá-la pensar. O que é isso? Quando apela para a sua inteligência, não usa a emoção, e foi isso que o Senhor Jesus fez!. Veja só:

“Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?
Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.”
(Mateus 15:3-4)

Vou dizer-lhe um coisa: Deus deixou os mandamentos na época de Moisés, e muitos os conhecem; você que frequenta a igreja, que é Cristão ou Cristã, sabe igualmente os mandamentos e não atenta para os mesmos. Naturalmente, está a fazer do seu dever com Deus uma tradição. Por exemplo, eu (Viviane) nasci na igreja e a tradição sabe que são costumes de um longo tempo…
Talvez esteja na igreja há muitos anos e já tem o costume de proferir os dez mandamentos, de citar um versículo, de orar, de dar os seus dízimos e as suas ofertas, participar na reunião, buscar a Deus, depois faz comentários. Mas o que acontece? Isso acaba, para muitas pessoas, virando uma tradição! Quando não atenta para a Lei de Deus, para a Sua voz e para a Sua Palavra.

“Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe…” (Mateus 15:4)

Sabe o que é honrar? É respeitar, reverenciar. Quando faço isso, eu respondo? Não! Olho com maus olhos? Não! Simplesmente aceito o que me dizem e não vou impor a minha vontade, nem justificar-me. Isso é reverência!
Por exemplo, Deus diz-me coisas que tenho que fazer, como dar a outra face e não vou responder: “Oh Deus… Eu não vou dar a outra face, porque é ela que está errada!” Se existe isso da minha parte, o que acontece comigo? Eu sei da Palavra de Deus e desvio-me, transgrido do mandamento, da lei, de uma ordem, de um dever meu. Estou a desrespeitar a Deus! Da mesma forma, também com o seu pai e a sua mãe aqui na terra, que representa tanto os pais que a criaram que têm autoridade sobre si, como também Deus e a igreja. Deus representa o pai e a mãe a igreja.

Essas pessoas que não atentam para a Palavra de Deus, transgridem o mandamento e cumprem uma tradição. Dão os dízimos, as ofertas na igreja, pensam que são justos porque oram, sabem interpretar a lei, falam ao respeito da Palavra de Deus, inclusive falam daquilo que já superaram na vida, mas não têm consideração com a palavra Dele. E a prova? Veja o que Jesus diz:

“Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.” (Mateus 15:4)

O que é maldizer? É falar mal, afrontar, insultar, ofender. Você que gosta de responder, afrontar, insultar, “abusar” da sua mãe ou do seu pai, fica a queixar-se da sua mãe por mais incrédula que seja… Deve prestar-lhe honra porque isso é um mandamento de Deus! Ele não disse: “Quem tiver pai e mãe que não me honram, você não tem o direito de honrá-los.” Não disse isso, mas sim:

“…Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim…”
(Mateus 15:4-5)

E pode dizer-me: “Mas eu vou à reunião, falo com a minha mãe dessa forma porque ela não me entende, quer impor a sua vontade e não me deixa ir para a igreja!” Você sabe, que há uma forma de falar. Se respeita, reverencia, certamente, quando tomar a decisão, não vai faltar respeito, nem reverência… porque primeiro a tem para com Deus! Se respeito a Ele, a quem eu não vejo, muito mais a quem vejo irei respeitar! É ou não é?!

Tome cuidado! Porque há muitas pessoas a acompanhar este post agora, que têm familiares, pais que estão acima de vocês, ou até mesmo na igreja, e não honram a Deus, não honram a “mãe” (igreja). Ficam a falar mal da igreja, de Deus… Cuidado! Porque essas “tais” pessoas, estão para ser “…punidas de morte”. E se você foi ler realmente, sobre honrar o pai e mãe, no Velho Testamento, em Números, vai dar-se conta que, o filho que era rebelde, eles apedrejavam até à morte! Era esse o mandamento na altura… Deus não gosta do erro e na época da lei havia essa atitude, de atirar pedras até à morte do filho rebelde, porque imagine, nos dias de hoje os filhos já não respeitam… Imagine no inicio, do inicio da vida… Se Ele não fosse severo e colocar uma regra, uma ordem, onde estaríamos hoje? Por isso, que houve essa parte, em que Deus fazia com que o povo tivesse Temor e falavam: “Olha isso não pode, porque vai ter consequências disso!”

Hoje por causa da “graça”, muitos pensam o seguinte: “Posso fazer porque não vai apedrejar-me.” Não tem essa lei, mas tem a palavra de Deus! Hoje o que Ele quer, que eu e você façamos, é que cumpramos e estejamos atentos à Sua palavra, para cumpri-la e não viver uma tradição… De fazer certas coisas e errar em outras.

Provavelmente, amiga internauta, esteja acusada agora, dizendo: “Mas eu fiz tanta coisa errada para a minha mãe, para o meu pai e nem sabia, não tinha percebido dessa forma!” Você errou… Mas a partir de hoje, se cometer esse erro novamente, vai estar a transgredir a lei, porque agora tem a consciência do que é certo. Talvez, não sabia dessa consciência, ninguém nunca a tinha ensinado, mas agora atentando para a Palavra de Deus, (veja como é importante ler a Bíblia) você tem esse cuidado, respeito em saber como Ele pensa, ensina e fala-me para proceder diante das situações.

Internauta, você que lê este post na igreja agora, gostaria se possível, que participasse e falasse com Deus ao respeito. Depois escrevesse aqui no Blog, dê um jeitinho de escrever e falar daquilo que lhe chamou a atenção, e não somente isso, mas o que está a acontecer consigo ao ler este post.

Tenha esse cuidado com a Palavra de Deus, para que não faça Dele uma tradição, mas honre-O com a sua própria vida!

Uma grande abraço para vocês. Amanhã estaremos de volta!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

138 comentários

    Boa tarde D. Viviane,
    eu só comecei realmente a cumprir com este mandamento quando passei a ter temor a Deus e a ter reverência por Ele.
    Eu tinha esse mandamento na “ponta da língua” mas julgava-me no direito de tratar os meus pais como bem me apetecesse, e ainda pensava que estava certa “ah, eles não me entendem, eles não me compreendem, eles não me respeitam então eu também não tenho que ter respeito por eles”. E se eu não tinha respeito por eles, muito menos por Deus.
    Claro que a carne quer responder, quer justificar-se, quer falar no mesmo tom mas hoje o meu temor por Deus não permite que isso aconteça porque assim que a carne se quer manifestar, o espírito diz “calma aí, eles representam Deus..”
    E por muito que por vezes não aja da maneira mais correcta com eles, hoje há humildade para pedir perdão da mesma maneira que há diante de Deus.
    Ou seja, tudo depende da minha comunhão com Ele, do respeito que tenho por Ele, do meu temor para com Ele,e este áudio fez-me entender ainda mais isso.

    Ver mais

    Olá Dn Vivi . reflectindo sobre isso vejo que não tenho honrado o meu pai , apesar de ele ser incredulo , não me dar atenção nenhum , ele é meu pai e eu tenho que o respeitar mas por vezes é tão difícil pois as atitudes dele levam me a ficar frustrada e chateada com ele .

    Ver mais

    Boa noite, Dona Vivi, vou ser bem sincera com a senhora, não que a senhora seja obrigada a ler isso, mas falo como se estivesse de frente para a senhora em um atendimento. Em todos os seus áudios, exceto falar mal de Deus neste 15, eu estou toda errada. E vou ser mais sincera ainda em dizer que não sei o que fazer, por onde começar. É tanta coisa pra consertar, pra vigiar, que sinto como se fosse enlouquecer. Eu sinto-me acusada sim e pra piorar sou uma pessoa insistente em não me perdoar. Difícil deixar os erros pra trás, difícil usar a fé inteligente, difícil acreditar no perdão divino. E lá vou eu puxar os cabelos literalmente. É literalmente, tinha me libertado disso e depois de anos retornei ao vício. Não sei o que fazer, não por falta de orientações ou de broncas. Realmente não sei. Já rasguei o coração, já confessei coisas que nem tenho certeza se realmente fiz ou causei, mas puxei pra mim a responsabilidade. Mesmo assim, estou em um rodamoinho de desânimo e confusão que não consigo sair. Tenho errado e muito sim. Gosto dos seus áudios porque sempre “me encontram”. Mas nunca o que ouço ou leio na igreja ou no blog de vocês parece ser suficiente. Estou sempre em busca “daquela palavra”. Parece que existe uma palavra escondida que vai me salvar, despertar, sei lá, mas nunca a encontro! Eu realmente estou perdida e descontrolada. Não tenho dificuldade de confessar meus erros a Deus, mas não saio disso. E a ansiedade acaba por completar minha dificuldade. Não quero bancar a vítima ou dizer nooossaaa como tudo é difícil para mim! Porque não está fácil pra ninguém. Só queria expressar sinceramente e de forma objetiva minha real situação, pois estou em procura de uma saída, de uma direção. Não tenho amor pelas almas, mas gostaria de ter, de não ser egoísta, mas criei uma casca contra seres humanos. Já disse, estou toda errada.

    Ver mais

    Dona Viviane, aprendi a honrar minha mãe ela é uma benção na minha vida! Meu padrasto eu não consigo pois ele ainda faz coisas que desagrada muito a minha mãe e por isso prefiro nem participar.

    Ver mais

    Boa noite dona Viviane muito revelador o que a senhora acaba de nos ensinar e orientar, depois desse áudio vejo que posso ser uma filha melhor, me atentar mais a minha família, com a correria do dia a dia venho deixando eles de segundo plano, mas tenho que honra-los e respeita-los, muito obrigado

    Ver mais

    Boa noite D. Viviane.
    Reconheço que tenho errado no “honrar”.
    A minha mãe frequenta a igreja mas se encontra acomodada. Esta situação cria revolta dentro de mim e tenho tentado imputar à minha mãe que se revolte contra a sua situação mas não está a resultar. Começou por negar ir à igreja à sexta-feira, têm dado mau testemunho em casa e em vez de ajudá-la tenho atirado isso à cara dela. Pensava que sendo a minha mãe sabedora da verdade poderia chamá-la à atenção de forma severa. Com certeza não tenhoa agradado e muito menos agradado a Deus quando o faço.
    Este post abriu a minha visão e fez-me ver que tenho que fazer outro tipo de abordagem.
    Hoje eu sei como proceder diante desta situação.
    Obrigada e Deus continue abençoando-a.

    Ver mais
1 16 17 18 19 20 23