15º Dia : O que invalida a Palavra de Deus na sua vida?
- 4
- Out
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco. Estou a ler os vossos comentários e soube que muitas pessoas estão a ser beneficiadas através deste Blog. Compartilhe nas redes sociais, chame uma amiga, um familiar seu, para ler os posts, assim como você está a ser beneficiada.
Hoje a pergunta é a seguinte: “O que invalida a Palavra de Deus na sua vida?”
Muito interessante esta pergunta! Vamos saber o que é?
Acompanhe comigo no livro de Mateus, capítulo 15, versículo 3:
“Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?
Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim;
esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição.” (Mateus 15:3-6)
O que é transgressão ou transgredir? É passar além do limite, desviar-se, abandonar a verdade. Uma pessoa que transgride, é alguém que sabe que tem um limite, que tem que andar naquele caminho, sabe que existe uma verdade, mas “escapa-se”, desvia-se disso.
Jesus perguntou aos hipócritas, que O tinham questionado em relação aos discípulos que não tinham lavado as mãos para comer… É interessante, que todas as vezes que lhes faço uma pergunta, isso apela para a sua inteligência, fá-la pensar. O que é isso? Quando apela para a sua inteligência, não usa a emoção, e foi isso que o Senhor Jesus fez!. Veja só:
“Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?
Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.”
(Mateus 15:3-4)
Vou dizer-lhe um coisa: Deus deixou os mandamentos na época de Moisés, e muitos os conhecem; você que frequenta a igreja, que é Cristão ou Cristã, sabe igualmente os mandamentos e não atenta para os mesmos. Naturalmente, está a fazer do seu dever com Deus uma tradição. Por exemplo, eu (Viviane) nasci na igreja e a tradição sabe que são costumes de um longo tempo…
Talvez esteja na igreja há muitos anos e já tem o costume de proferir os dez mandamentos, de citar um versículo, de orar, de dar os seus dízimos e as suas ofertas, participar na reunião, buscar a Deus, depois faz comentários. Mas o que acontece? Isso acaba, para muitas pessoas, virando uma tradição! Quando não atenta para a Lei de Deus, para a Sua voz e para a Sua Palavra.
“Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe…” (Mateus 15:4)
Sabe o que é honrar? É respeitar, reverenciar. Quando faço isso, eu respondo? Não! Olho com maus olhos? Não! Simplesmente aceito o que me dizem e não vou impor a minha vontade, nem justificar-me. Isso é reverência!
Por exemplo, Deus diz-me coisas que tenho que fazer, como dar a outra face e não vou responder: “Oh Deus… Eu não vou dar a outra face, porque é ela que está errada!” Se existe isso da minha parte, o que acontece comigo? Eu sei da Palavra de Deus e desvio-me, transgrido do mandamento, da lei, de uma ordem, de um dever meu. Estou a desrespeitar a Deus! Da mesma forma, também com o seu pai e a sua mãe aqui na terra, que representa tanto os pais que a criaram que têm autoridade sobre si, como também Deus e a igreja. Deus representa o pai e a mãe a igreja.
Essas pessoas que não atentam para a Palavra de Deus, transgridem o mandamento e cumprem uma tradição. Dão os dízimos, as ofertas na igreja, pensam que são justos porque oram, sabem interpretar a lei, falam ao respeito da Palavra de Deus, inclusive falam daquilo que já superaram na vida, mas não têm consideração com a palavra Dele. E a prova? Veja o que Jesus diz:
“Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.” (Mateus 15:4)
O que é maldizer? É falar mal, afrontar, insultar, ofender. Você que gosta de responder, afrontar, insultar, “abusar” da sua mãe ou do seu pai, fica a queixar-se da sua mãe por mais incrédula que seja… Deve prestar-lhe honra porque isso é um mandamento de Deus! Ele não disse: “Quem tiver pai e mãe que não me honram, você não tem o direito de honrá-los.” Não disse isso, mas sim:
“…Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim…”
(Mateus 15:4-5)
E pode dizer-me: “Mas eu vou à reunião, falo com a minha mãe dessa forma porque ela não me entende, quer impor a sua vontade e não me deixa ir para a igreja!” Você sabe, que há uma forma de falar. Se respeita, reverencia, certamente, quando tomar a decisão, não vai faltar respeito, nem reverência… porque primeiro a tem para com Deus! Se respeito a Ele, a quem eu não vejo, muito mais a quem vejo irei respeitar! É ou não é?!
Tome cuidado! Porque há muitas pessoas a acompanhar este post agora, que têm familiares, pais que estão acima de vocês, ou até mesmo na igreja, e não honram a Deus, não honram a “mãe” (igreja). Ficam a falar mal da igreja, de Deus… Cuidado! Porque essas “tais” pessoas, estão para ser “…punidas de morte”. E se você foi ler realmente, sobre honrar o pai e mãe, no Velho Testamento, em Números, vai dar-se conta que, o filho que era rebelde, eles apedrejavam até à morte! Era esse o mandamento na altura… Deus não gosta do erro e na época da lei havia essa atitude, de atirar pedras até à morte do filho rebelde, porque imagine, nos dias de hoje os filhos já não respeitam… Imagine no inicio, do inicio da vida… Se Ele não fosse severo e colocar uma regra, uma ordem, onde estaríamos hoje? Por isso, que houve essa parte, em que Deus fazia com que o povo tivesse Temor e falavam: “Olha isso não pode, porque vai ter consequências disso!”
Hoje por causa da “graça”, muitos pensam o seguinte: “Posso fazer porque não vai apedrejar-me.” Não tem essa lei, mas tem a palavra de Deus! Hoje o que Ele quer, que eu e você façamos, é que cumpramos e estejamos atentos à Sua palavra, para cumpri-la e não viver uma tradição… De fazer certas coisas e errar em outras.
Provavelmente, amiga internauta, esteja acusada agora, dizendo: “Mas eu fiz tanta coisa errada para a minha mãe, para o meu pai e nem sabia, não tinha percebido dessa forma!” Você errou… Mas a partir de hoje, se cometer esse erro novamente, vai estar a transgredir a lei, porque agora tem a consciência do que é certo. Talvez, não sabia dessa consciência, ninguém nunca a tinha ensinado, mas agora atentando para a Palavra de Deus, (veja como é importante ler a Bíblia) você tem esse cuidado, respeito em saber como Ele pensa, ensina e fala-me para proceder diante das situações.
Internauta, você que lê este post na igreja agora, gostaria se possível, que participasse e falasse com Deus ao respeito. Depois escrevesse aqui no Blog, dê um jeitinho de escrever e falar daquilo que lhe chamou a atenção, e não somente isso, mas o que está a acontecer consigo ao ler este post.
Tenha esse cuidado com a Palavra de Deus, para que não faça Dele uma tradição, mas honre-O com a sua própria vida!
Uma grande abraço para vocês. Amanhã estaremos de volta!
Amanda
Outubro 5, 2015 às 16:44
Acho que a Internet está rápida e sai da tela sem eu salvar
sara cecilia
Outubro 5, 2015 às 16:25
O que inválida a Palavra de Deus,na nossa vida realmente é o mau testemunho que damos em meio nossa família,devido a isso muitas vezes estão sofrendo mas devido aos erros da pessoa evita a mudança,pois não vê na vida do outro a mudança verdadeira.
Mayra Franco
Outubro 5, 2015 às 16:08
Dn. Vivi eu falo asím da minha mae, ela esta na igreja mais nao é convertida y eu fico falando para minhas irmãs que a minha mae nao se converte e este audio me abriu os olhos, como eu tenho errado por isso é que minha oração não é respondida. Eu estou sempre reclamando sobre minha mãe, às vezes eu falo duro e muito duro com ela, mas até hoje eu agi dessa maneira. Obrigado dona Vivi.
Rita Neves Semedo
Outubro 5, 2015 às 15:55
Ola Dona Viviane
Ao ouvir este áudio eu lembrei-me de algo que pode parecer que não tem nada a ver mas para mim foi como Deus me chamar a atenção.
Então a minha cunhada está na igreja mas sinceramente eu nem sei em que estado ela esta porque eu acho que ela faz tudo muito na emoção, ela não pede nem aceita ajuda de alguém que não seja do meu esposo por orgulho. Só que esse estado reflete-se em muitas áreas da vida dela nomeadamente com os filhos. Ela é muito agressiva com as crianças, elas são em quem ela descarrega todas as suas frustrações e isso me provoca em mim um sentimento horrível porque eu não entendo como é possível. Ela ouve a verdade como é possível que não entre nada no coração dela? Como é possível que ela só consiga agir realmente a fé para os bens materiais aquilo que é físico e quando algo não da certo parece que o mundo vai acabar. Mas ao ouvir o áudio eu entendi que eu tenho de procurar entender o que realmente se passa tentar dar uma solução para ela como Deus mostrou para mim. Ainda que seja um desafio muito difícil por ela ter um feitio muito complicado eu tenho de me unir ao meu esposo para procurar chegar até ela e ajudar. Eu não posso reclamar e dizer isso ou aquilo se eu pelo menos ainda nem tentei chama-la à razão.
Obrigada Dona Viviane este áudio foi realmente importante para mim
Marielli
Outubro 5, 2015 às 14:26
Nossa Dona Viviane,esses últimos dias de Jejum tenho me sentido tão envergonhada,tão arrependida de ver tantos erros e falhas que eu cometo.Nas minhas últimas orações tenho pedido para Deus tirar de mim o julgamento,pensamentos ruins quando alguém me olha estranho,para não alentar picuinhas,tenho pedido e me esforçando muito para ter muita sabedoria ao vigiar e agora essa palavra que mais uma vez vejo o quanto eu estava errada,sinceramente tenho estado tão envergonhada de minhas atitudes,chego até pensar que as vezes.devo ficar muda,para não acabar falando algo de errado e depois isso vir a pesar em minha consciência,exatamente como estou me sentido hoje.Meus pais ainda não se converteram,e apezar de não haver mais brigas e uma relação quase que saudável entre nós,eu não dou o devido respeito que eles merecem,ainda ontem falei uma frase para minha mãe que não deveria,hoje pensando e meditando no ensinamento vejo o tanto de falhas que tenho.
cicera
Outubro 5, 2015 às 14:21
D. Viviane tenho aprendido muito com seus audios e post ,e como citei em outros comentarios eu nesse jejum estou lutando contra meus sentimentos,percebi que cada vez que chegava na igreja eu buscava muito ,em casa tb buscava,ouvia a palavra de Deus, lia a Biblia,lia os blog do Bispo Macedo e o Bispo Julio,mas não estava entendo pq dentro do peito eu sentia que uma dor bem la no fundo,um dor tão fininha ,eu perguntava para Deus o que era,o que estava faltando,mesmo eu ja sendo batizada com Espirito Santo eu sabia que estava faltando algo,eu estava distante por mais perto que eu quisesse estar,eu nao estava conseguindo ouvir nitidamente a voz Deus,muito parecido com aquilo que a senhora fala no seu diario de volta ao passado,…Bem ,Antes de começar o jejum Deus ja vinha pedido algo,algo que eu nao estava conseguindo entregar e talvez eu nao quisesse entregar,fui me limpando de tudo que eu queria me limpar,mas aquele algo naoooooo,eu nao queria entregar embora eu soubesse que aquilo estava me prejudicando eu nao estava conseguindo fazer-lo,comecei entao a lutar e falar com Deus como a senhora nos ensinou no seu diario,pedi forças para Deus,disse o quanto aquilo estava fixo dentro de mim,mas que eu nao queria pq era um sentimento que entristecia a Deus,disse que nao suportava sentir o que estava sentindo mas que nao tinha forças para entregar,nao queria ser hipocrita ,nem queria sentir aquilo, a quela dor me incomodava e me fazia sentir acusada,durante a vigilia na sexta feira o Bispo Julio falou sobre sermos tentados e entrarmos na tentaçao,Meu Deus eu preciso me livrar desse sentimento horrivel,estou sendo tentada a guardar dentro de mim um sentimento que nao provem de Ti,somente para satisfazer meu eu,eu estou sendo egoista,orgulhosa,nao quero Ti ouvi,mas so quero ouvir a mesma me ajuda,Deus gritei eu com todas minhas forças,naquele momento lembrei dos audios que tinha ouvido,lembrei da palavra de Deus que tinha lido,e fiz minha escolha entre o que eu queria e o que Deus queria para mim,…Deus coloco neste momento esse sentimento mesquinho e cruel no teu altar e renuncio minha vontade pq tudo que quero é Ti agradar,no mesmo instante aquela dor sumiu,fui preenchida da vontade de Deus.
hoje ouvindo esse audio lembrei me que por conta daquele maldito sentimento,eu estava contaminando tudo que estava em minha volta,por conta dele,eu estava mau humorada,anciosa,orgulhosa sim,tudo em minha volta estava ficando sem cor,pois minha carne queria prevalecer e eu estava cedendo,mesmo sem perceber,somente quando me livrei foi que perecebi o quanto eu estava me deixando contaminar.
Obrigada D.VivI pq seus audios nao tem mudado minha vida mas tem feito uma transformaçao de dentro para fora.
Estou limpa e livre,e hoje me entrego mais ainda ,pois consigo ouvir a voz de Deus livremente sem culpas ou acusaçoes.
Bjinhos