21 dias de Jejum – 10º Dia
- 2
- Out
- 2013
Independência
Olá a todos os internautas do Blog, é um prazer muito grande estar aqui com vocês, que têm acompanhado desde o início e perseverado. Começou, e vai até ao fim, ainda que diga: “Não tenho como dar continuidade, pois não tenho computador”.
Minha amiga, quando quer, você pode! Convidando uma amiga; ficar em um lugar que tenha acesso à internet, etc. Faça por onde, porque estamos aqui para lhe dar um auxílio, mas não podemos fazer por si, a parte que lhe compete. Mas, se a fizer, o seu desafio é o nosso desafio!
Continuamos a falar sobre as dez virgens:
“E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.” (Mt.25:5-9)
Veja que as prudentes, parece que não tinham coração. E é verdade. A fé não tem coração; não tem sentimentos, mas é justa!
Qual é o erro da néscia?
Não trouxe azeite extra, e queria usar o da prudente, só que se esta o emprestasse, com certeza faltaria para ela mesma. E acontece que muitas pessoas habituam-se a depender de alguém que cuida delas, que as orienta. E você não pode ser assim. Deve depender de Deus!
Lembra-se de um versículo que adverte, que o justo viverá pela sua fé?
Pois é, mas há muitas pessoas que permanecem injustas para Deus, mas que desejam alcançar os benefícios da fé.
Para Deus é justo que viva pela sua fé: Ler a Bíblia, meditar, reparar os seus danos e dificuldades, perseguir e “cortar” o que tem feito de errado, etc.
Estas são as prudentes. São as que retêm e trazem consigo o azeite. Já aqueles que ficam à espera que este termine, ou seja, que recebem um conselho, e depois, quando vêm outras dificuldades, ficam a faltar o incentivo e a direção, e novamente têm que voltar a ser direccionados por outra pessoa… Por favor, minha amiga!
Estamos a fazer estes 21 Dias para que seja independente na sua fé, e não para que dependa de mim. Faça discípulos, e seja outra “Viviane”; outro “Bispo Macedo”, e não ouça apenas as mensagens, aprecie as mesmas, e pare por aí, porque isso não identifica o Espírito de Deus.
Deve ser prudente e “correr”! Se recebeu a mensagem, amén! Continuarà a aprender, mas isso não a pode tornar dependente de uma direção. O Espírito Santo está aí consigo, à espera que fique em sintonia com Ele. Se está aflita, ele está presente, se está feliz, Ele também é consigo. À espera de uma oportunidade! Não pode depender de ninguém.
Eu fico triste de ver as pessoas com uma vida triste, limitada, dependente de outros… Quero que seja independente, pois pode ter a luz que vem de Deus. Como? Procurando, “indo atrás”, meditando, “fazendo” tempo. Não é isso que tem feito nestes 21 Dias, reservando tempo para Deus, não se distraindo com nada alheio, senão com a fé, pensando nas coisas de Deus?
Então, nessa procura, pergunte a si mesmo, exponha as suas limitações, fale diretamente com Deus. Não dependa de terceiros.
Seja prudente e não espere azeite de ninguém, mas acenda a sua candeia… Sabe quando me torno independente? Quando não fico à espera da aprovação de ninguém, mas lanço-me e rendo-me aos ensinamentos e instruções do Senhor Jesus.
Mesmo sendo instruída por terceiros, em relação ao que “não vejo”, não significa que fico na dependência de outros.
Não referimos ontem e na segunda-feira, mas hoje falaremos sobre o perfil de Deus, que inclui a obediência. E isto não está ligado à dependência, pois o obediente luta por si próprio: Ora, lê a Bíblia, jejua, faz os seus propósitos, medita, exige resultados da sua fé, do que prega e ensina. Quer ver resultados daquilo que professa e contemplar a glória de Deus na sua própria vida.
Isto é ser prudente!
Até quando sera “néscia”, permitindo que lhe falte o “azeite”, permanecendo “apagada”? Até quando estará dependente de terceiros, para lhe darem uma direção?
Você, com o Espírito Santo, terá essa direção. Se O tem, creia! Se não O tem, pode encontrá-Lo através da sua sede, entrega, e audácia em expor para Deus o que está no seu interior.
Faça a sua oração neste momento e seja sincera.
Amanhã estaremos de volta.
marli
Outubro 2, 2013 às 13:03
……..hola dona vivi…que bençao essa palavra…..seja sempre audaciosa e intrepda…….pq é isso que salva o povo…………….eu quando cheguei na iurd dependi muito dos obreiro bem no começo…….mas depois eu começei a andar com minha propria fé hoje eu so dependo de DEUS ………….e hoje em dia fico vendo pessoas na igreja que depende dos outros e isso me da um negocio dentro de min pq eu sei que nao é assim………….obrigada dona vivi por esses audios ……….espero que continue para sempre………..é meu café da manha de todo dia…….bjs
Susana Gomes - Ilha Terceira
Outubro 2, 2013 às 12:52
Bom dia,
É isso mesmo!!! Chega de ficar dependente de terceiros!!! Esta madrugada estava falando com Deus exactamente isso. Eu tenho que ver os resultados da minha fé, não posso ficar somente nas palavras, ou nos testemunhos de alguém. O Espirito Santo somente espera que tomemos essa decisão, para que Ele venha e tome a frente na nossa vida. Temos que ser independentes na fé, busca-Lo com todas as forças para que a mudança interior, que somente Ele pode fazer, aconteça, mas Ele está esperando a nossa atitude.
Obrigada pela mensagem. Este Jejum está sendo marcante na minha vida e creio que na de todas as pessoas que estão buscando esse Azeite e determinadas a Recebê-Lo.
Marina Martins da Silva
Outubro 2, 2013 às 12:44
Bom dia d. Vivi, o que a sra. falou sobre ficar dependente de alguém, é horrivel, como a Ana Paula de Leira descreveu.
Você fica a espera da palavra daquela pessoa para a mudança da sua vida.
Quando eu descobri isso fiquei täo envergonhada diante de DEUS, que vi que estava colocando ele de lado e desvalorizando a unçäo que ele derramou sobre mim.
Foi uma luta, mas consegui a depender DELE olhar para ele em todos os momentos, ser sensivel a voz dele, e com isso passar vida a quem està ao meu redor, e é algo natural.
Eu estou lendo sobre Josué, ele viu o exemplo de Moises, e imitava as suas atitudes.
Porque ele via algo forte nele o proprio Deus, mas depois que Moises morreu,DEUS apareceu à ele e maiores coisas ele fez.
Eu estou nessa fé que a sra. falou ser um discipulo de Deus como o Bispo Macedo,D.Ester, Bispo Julio e a sra.exemplos para mim. Que me ajudaram no momento que mais precisei.
E a revoluçäo jà està acontecendo.
Bjs.
Marina Esmoriz.
Andreia Costa
Outubro 2, 2013 às 12:37
Bom dia dona Viviane, este jejum de Daniel realmente é o alimento espiritual para me manter na fé e renovar a minha comunhão com Deus, sou obreira a 6 anos e quando chega esta oportunidade do jejum eu tenho que aproveitar pois eu não poso deixar o tempo esfriar e apagar o azeite em mim, preciso me renovar dia a pós dia e especialmente lhe digo que este ano de obreira tem sido o mais difícil para mim sendo perseguida e travado grandes lutas mas o que mantém é o Espírito Santo e neste jejum estou me renovando e que Deus abençoe este propósito e no fim a vitória é grande.
Carla Sofia - Coimbra
Outubro 2, 2013 às 11:48
Olá d. Vivi.
Eu fui essa pessoa dependente de terceiros e nem enxergava isso. Eu sempre lia as mensagens dos blogs, buscando a alimentação espiritual. Um dia falando com com a sra, disse-me estas palavras: “Você precisa de deixar de ser dependente dos outros e passar a depender de Deus e de si mesma.” Na hora que recebi essas palavras a primeira reação que tive foi ficar triste, pois eu achava que eu não estava a fazer nada de mal. Eu estava na fé! Eu estava interessada no que os servos de Deus passavam! (Desculpas e mentiras!) Sim, assim como tem os dependentes de drogas, que têm de ser consumidas diariamente senão podem morrer, assim era eu, dependente de terceiros. Eu não tinha palavra própria, pois falava do que lia, eu não tinha oração própria, era religiosa, e tudo isso porque não tinha o Azeite extra. Mas aquelas palavras começaram a incomodar-me, e foi bem antes do primeiro Jejum de Daniel, por isso quando ele chegou eu aproveitei essa grande oportunidade de Deus para transformar o meu interior. Não foi fácil, deitar para fora o que eu era, mas com perseverança fui livre. E não há nada melhor do que ser livre em Cristo. Agradeço primeiro a Deus e depois à sra que se permitiu ser usada para me alertar e despertar.
Permaneço na luta.
Bjs e até amanhã.
Ana Silva
Outubro 2, 2013 às 11:46
Bom dia dona Viviane. É muito importante o que a senhora falou. Eu, durante muitos anos vivia sempre dependendo de alguém. Eu sempre estava rodeada de pessoas e nunca estava só e isso fazia com que eu me apegasse às pessoas e dependesse da aprovação delas e de uma orientação. Até que um dia eu bati com a cara do chão e fiquei sozinha. Todos se afastaram e aí eu percebi que tinha que depender de Deus como nunca antes.
Então, sempre que estava aflita e precisando de respostas não ia mais conversar com a esposa, amiga ou pastor. Eu recorria a Deus com todas as minhas forças, expunha o que estava acontecendo e a resposta era imediata dona. Sempre que estava necessitada eu ia até Ele. Sempre que queria uma resposta pegava na bíblia, meditava e ali dependia de uma resposta directamente de Deus, e ela vinha.
Quer dizer, enquanto estava rodeada de pessoas Deus não falava comigo directamente. Para sermos dependentes de Deus, temos que estar a sós com Ele. Deus não fala comigo quando estou ocupada ou quando estou dependendo de alguém. Mas quando estou a sós com Ele.
Tem sido muito bom ter esta dependência de Deus e neste Jejum coisas extraordinárias têm acontecido no meu interior. Vejo a minha natureza morrendo, não tenho mais prazer em fazer as minhas vontades. Tenho enxergado os meus erros de forma diferente, com ódio e nojo e quero somente servir a Deus e depender somente dEle.
Até amanhã.