Timidez e Ambição
- 12
- Out
- 2012
Todas as viagens que eu faço abrem a minha mente.
Saimos de um local que nos é familiar; para encontrar pessoas com quem, normalmente, não temos convívio. Descobrimos as nossas atitudes. E os desafios começam a confrontar-nos.
Conhecemos culturas, povos diferentes, desenvolvemos novas “técnicas”, de como lidar com cada lugar sem passar muita vergonha.
E isto porquê? Porque, em silêncio, observamos e aprendemos mais.
Porém, a questão é quando envolve relacionamentos com pessoas do nosso trabalho, com as quais temos que lidar… Este é o grande confronto para todas as mulheres.
Como vai ser agora? Como me vou encaixar?
Que atitude devo tomar para ser mais natural?
Muitos pensamentos vêm à nossa cabeça… A vergonha em relação às nossas dificuldades é o grande desafio naquele momento, pois nem sempre agimos com grande naturalidade e, então, bloqueamos a nossa verdadeira identidade. Surgem as “famosas” timidez e insegurança, lá do fundo do baú.
Aparecem, justamente quando eu olho ao meu redor e preciso de uma afirmação, que me deixa travada. E porquê? Porque, no fundo, admiro-a, “faço-a” muito superior a mim e aniquilo totalmente quem eu sou.
Acaba por se comparar.
Parece que dá um “branco”… Isto, porque que cada uma vivenciou situações diferentes. Tiveram criações diferentes, ensinamentos, enfim uma série de coisas que compõem a vida de cada ser humano.
Mas como vou vencer? O que eu faço para ser natural?
A mulher vive de relacionamentos. E dentro dela existem conflitos diários para ser aceite. Talvez ela mesma tema descobrir os seus fracassos. Por isso se isola, vive no seu mundo; não tem conversa, etc… E o pior, é que cada vez que ela se esconde, fica mais e mais convicta que é uma fracassada,
Às vezes… procura o que fazer, para não se deparar com aquilo que a confronta.
O mundo tem vindo a desenvolver, mas também tem gerado muitos tímidos.
Qual é a razão disso? O que tem acontecido com a humanidade, que se esconde cada vez mais da sua realidade ou identidade? Porque não é tão natural, ser quem realmente se é?!
Sabe o motivo?
Vou apontar uma série de problemas:
É tímida, porque enclausura a sua confiança apenas em certas pessoas ou pessoa, apoiando-se cada vez mais ao abrigo das mesmas.
É tímida, porque não odeia o seu estado limitado. Não consegue perceber que não tem nenhum ganho, mas continua a “deliciar-se” no seu mundinho de quatro paredes.
É tímida, porque se apoia em algo. Às vezes, sabe expressar-se em cartas, e-mails mas, pessoalmente, trava-se.
É tímida, porque quando vêm os novos desafios, ela não entende que tem que vencer, senão permanecerá naquele mesmo estado e nunca vai avançar.
Sabe… minha amiga leitora. Talvez você continue neste estado critico, e aceite, porque na realidade não tem noção até onde pode chegar.
A sua visão gira em torno da sua vida. E acaba por não descobrir e nem explorar o mundo que precisa explorado.
Você não desenvolve em relacionamentos. Tem dificuldade de melhorar como pessoa. Tem a mente fechada só para aquilo que já viveu.
Veja que as pessoas que mais lêem, se informam, pesquisam, se relacionam e GOSTAM de explorar, são as mais inteligentes; são as que mais desenvolvem e aprendem. Porquê?
Precisamente porque não aceitam limitar-se ao mundo que as rodeia, mas exploram o espaço que lhes foi dado ou procuram meios para novas descobertas, com o intuito de avançar. Desejam e alimentam os sonhos de chegar cada vez mais longe.
Têm ambição. São ambiciosas.
Eu, por exemplo, tenho certas dificuldades em alguns pontos… Mas nem por isso me deixo ser dominada, porque tenho uma ambição por detrás daquilo que eu quero conquistar.
Tenho uma sede; uma ambição de transmitir a vida que encontrei, a outros. Isso faz-me vibrar com os desafios; desafiar a mim mesma e lutar para chegar… onde eu quero chegar.
Quando ninguém neste mundo deu nada por mim, eu descobri a força que vem do alto, que me fez mudar, e deixei de ser covarde para ser corajosa, passei de envergonhada a intrépida, de medrosa a audaciosa, e assim por diante.
Essa força não veio de mim. Mas porque usei a minha fé e me lancei sobre a Palavra de Deus, tudo passou a existir, assim como tudo se formou pela Sua Palavra.
O que não existia, veio à existência.
A crença envolve resultados e atitudes movidas por uma certeza, não palpável, mas interior.
E o que pode mover esta fé e tornar-me ativa?
A ambição.
Rosana Manuel
Outubro 12, 2012 às 22:51
Olá Vivi!
Agora falou tudo, quando somos ambiciosas, não temos limites, não temos medo dos desafios. O problema é que a ambição fica “adormecida” dentro de nós faz- nos sentir fracassadas diante dos desafios. Hoje despertou – me para uma palavra que já não me lembrava mais.
Susana Pereira
Outubro 12, 2012 às 22:43
E que grande desafio que é vencermos a nossa vontade, o nosso comodismo, as nossas quatro paredes, pensamos que são coisas boas na nossa vida que nos protegem desse mundo lá fora, mas estamos tão enganadas, pois é através de um mudança em nós que descobrimos tudo o que está ao nosso redor e que até então por causa da timidez não tínhamos sido capazes de enfrentar. É bom ser ambiciosa e querer ser mais do que sou, viver mais do que vivo e não ser limitada na minha fé em Deus pois essa mesma fé me faz alcançar o impossível.
Obrigado Viviane pois a sua experiência é ensinamento para mim…bjs…
Gis
Outubro 12, 2012 às 22:09
Ambição….parecia que me soava diferente…Mas agora ,ela teve um outro som em mim.Obrigada Deus abençoe
Adriana De Barros Cantua
Outubro 12, 2012 às 22:06
A timidez nao pode ter fuerza en mi vida sólo se yo alimento ella , pero tengo el poder para decir no a la timidez y actuar , tengo que ter esta ambiçao que no tiene precio para Dios que es la espiritual , sendo innovadora , motivando y saindo del estado normal para ser y hacer diferente todos los días.
muchas gracias,
besos
Dri
Marcia
Outubro 12, 2012 às 20:39
Estou lutando para vencer também e chegar onde quero chegar com o Senhor Jesus no controle esquecemos que existe timidez.
Bjs D. Vivi
Carla Queiroz
Outubro 12, 2012 às 20:22
Não tenho que me comparar com ninguém,pois como disse cada um tem uma criação e experiência diferente.Deus usa cada um de uma forma, por isso tenho como minha única referência Deus, pois este sim é perfeito e tenho como base a sua palavra.Se eu olhar somente pra esse Deus verdadeiro, ouvir a sua voz e colocar em prática eu consigo vencer todas as coisas.
Na fé.