Experiência : Só se vence o que se enfrenta
- 6
- Set
- 2014
O medo é uma reação natural dos seres humanos e dos animais.
Ele avisa do perigo e não permite ir além da capacidade do cérebro em distinguir uma ameaça.
Mas para os seres humanos, o medo em muitas ocasiões passa do instinto e vira sentimento. E é aí que realmente está o perigo.
Mas para os seres humanos o medo, em muitas ocasiões, passa do instinto e vira sentimento. E é aí que realmente está o perigo.
O “medo-sentimento” não avisa do perigo, ao invés disso, cria a ilusão de um perigo que não existe. Esse sentimento é o freio que impede muita gente de avançar na vida.
O medo da mudança, o medo de encarar a verdade, o medo de pedir perdão, o medo que uma decepção do passado se repita no futuro, o medo do novo, o medo do velho, o medo do desconhecido, o medo de acreditar em si mesmo, o medo de acreditar nos outros, enfim… Medos não faltam e, com o dia a dia, novos são criados.
E como vencer o medo? Essa é a questão que para muitos, não tem resposta, não porque ela não exista mas pelo fato de que o convívio com o medo nublou a capacidade de se enxergar a si mesma. Para todo o “medo-sentimento” existe uma solução: Enfrentar. Só se vence o que se enfrenta.
Para quem tem Deus como escudo e base da vida, os medos vêm, mas eles são vencidos. Transformam-se em oportunidades. O futuro é desconhecido para toda a raça humana, mas para os da Fé ele é a oportunidade de dias melhores, desenvolvimento e vida Eterna. Por isso, que venhamos a ser ousados, intrépidos, fortes, confiantes, corajosos, de Fé.
Seja forte e muito corajoso. (Josué 1:7 NTLH)
Portanto, a escolha é nossa: Conviver com a ilusão do medo, ou viver a verdade da Fé.
Obs: Venci um “medinho” hoje, finalmente criei coragem e usei delineador azul. Eu sempre achei lindo nos outros, mas ficava com medo de ser algo deselegante para mim. Ousei e gostei! Desafio-a hoje a vencer pelo menos um “medinho” insignificante como este. Quem sabe, vencendo algo assim, não cria coragem para vencer algo muito maior?
Eu creio que sim, na minha vida e na sua. E você?
Ingrid Trindade
Outubro 16, 2014 às 10:08
Realmente, de fato o medo neutraliza a ação da fé. E consequentemente ficamos sem vencer. Devemos sim fazer dos nossos medos grandes oportunidades para vencermos e assim viveremos pela fé. O medo sempre vai existir, mas cabe a nós mesmas impedir sua ação em nossa vida.
Fernanda
Outubro 16, 2014 às 3:49
Isso mesmo. Até porque sempre que recuamos por causa de algum medo, nossa vida para diante de qualquer desafio, por mais simples que ele seja, impedindo que a gente se supere. Então, não tem outra saída, é enfrentar a situação e pensar como uma esposa disse: “Tá com medo? Vai com medo mesmo!” 🙂
Thamirys Lins
Outubro 15, 2014 às 22:54
O medo é um sentimento normal, até certo ponto. A partir do momento em que ele nos arapalha de viver e atrapalha na nossa vida com Deus, isso já causa um efeito que não deveria acontecer. E com isso, cabe a nós dar um fim a este sentimento de medo ou dúvida, pois se não damos um basta neste sentimento, não vivemos a nossa vida!
Vanessa Agudos
Outubro 15, 2014 às 22:50
NÓS TEMOS QUE VENCER NOSSOS MEDOS, NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O MEDO NOS DOMINASSE, POIS O MEDO É COMO SE FOSSE OUTRA DE NÓS MAS MAIS TÍMIDA, VAZIA , MAIS NÓS QUE SOMOS DE DEUS O MEDO ATÉ VEM MAS NÓS CONSEGUIMOS VENCER.
Luana Marina
Outubro 15, 2014 às 18:01
A melhor arma contra o medo é a fé pois ela nos dá
força e coragem nas situações mais difíceis da nossa vida.
Mariana Macaé- RJ
Outubro 15, 2014 às 16:09
Eu já tive muitos medos, medo de expor minhas opiniões, ideias, medo da verdade, medo até de mim mesma…
Mais com o passar do tempo fui aprendendo, que quando vencemos o nosso EU, passamos também a vencer ou outros medos, hoje os medos que tenho vencido são poucos em relação aos anteriores.
Como a sra mencionou no post acima, todos os dias aparecem novos medos para serem vencidos.
E muita das vezes os medos vencidos nos servem como experiência, para passarmos para outras pessoas.
Para que elas também venham vencer.